O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10611 |
Resumo: | O presente artigo é parte de uma pesquisa ampla de mestrado acadêmico, que teve por objetivo analisar a produção científica sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais, realizada no Brasil nas últimas duas décadas. Prioriza a análise realizada sobre a trajetória histórica da área de conteúdo escolar Ciências, a partir de estudo documental e bibliográfico que possibilitou identificar os principais fatores sociais, políticos, econômicos e educacionais que concorreram para que, finalmente, a área fosse prioridade nos anos iniciais. O estudo foi realizado a partir de consulta a um conjunto de legislações brasileiras (leis, decretos e resoluções), publicadas pela esfera federal, que têm normatizado o ensino de Ciências para este segmento escolar. Os dados apontam a recente presença da educação científica nos anos iniciais, com destaque para as modificações que suas concepções e finalidades têm sofrido, notadamente, nas duas últimas décadas. |
id |
UTFPR-13_131aec6f40c5ae935cc6c62c0c15477a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10611 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua históriaThe science teaching in the official curriculum of the primary school years: a reading of its historyEducação - Ensino de CiênciasEnsino de Ciências; Anos iniciais; Currículo oficial.Science education; Primary school years; Official curriculumO presente artigo é parte de uma pesquisa ampla de mestrado acadêmico, que teve por objetivo analisar a produção científica sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais, realizada no Brasil nas últimas duas décadas. Prioriza a análise realizada sobre a trajetória histórica da área de conteúdo escolar Ciências, a partir de estudo documental e bibliográfico que possibilitou identificar os principais fatores sociais, políticos, econômicos e educacionais que concorreram para que, finalmente, a área fosse prioridade nos anos iniciais. O estudo foi realizado a partir de consulta a um conjunto de legislações brasileiras (leis, decretos e resoluções), publicadas pela esfera federal, que têm normatizado o ensino de Ciências para este segmento escolar. Os dados apontam a recente presença da educação científica nos anos iniciais, com destaque para as modificações que suas concepções e finalidades têm sofrido, notadamente, nas duas últimas décadas.The present paper is part of a wide research of academic masters, which aimed to analyze the scientific production of the Science teaching in the Primary school years, which was performed in Brazil in the last two decades. It prioritizes the analysis that was made about the historical trajectory of the subject Sciences, starting from a bibliographic and documentary study that made it possible to identify the main social, political, economic and educational factors that cooperated to finally make the area a priority in the Primary school years. The study was made from an inquiry of a set of Brazilian legislations (laws, decrees and resolutions) published by the federal level, which have standardized the Science education for this school segment. The data point to the recent presence of Scientific education in the Primary school years, highlighting the changes that its conceptions and purposes have been undergone, notably, in the last two decades.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESGarvão, MarzaneSlongo, Iône Inês Pinsson2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1061110.3895/actio.v4n3.10611ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 675-700ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 675-7002525-892310.3895/actio.v4n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10611/7052https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10611/7398Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:45Zoai:periodicos.utfpr:article/10611Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:45Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história The science teaching in the official curriculum of the primary school years: a reading of its history |
title |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história |
spellingShingle |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história Garvão, Marzane Educação - Ensino de Ciências Ensino de Ciências; Anos iniciais; Currículo oficial. Science education; Primary school years; Official curriculum |
title_short |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história |
title_full |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história |
title_fullStr |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história |
title_sort |
O ensino de ciências no currículo oficial dos anos iniciais: uma leitura da sua história |
author |
Garvão, Marzane |
author_facet |
Garvão, Marzane Slongo, Iône Inês Pinsson |
author_role |
author |
author2 |
Slongo, Iône Inês Pinsson |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garvão, Marzane Slongo, Iône Inês Pinsson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Ensino de Ciências Ensino de Ciências; Anos iniciais; Currículo oficial. Science education; Primary school years; Official curriculum |
topic |
Educação - Ensino de Ciências Ensino de Ciências; Anos iniciais; Currículo oficial. Science education; Primary school years; Official curriculum |
description |
O presente artigo é parte de uma pesquisa ampla de mestrado acadêmico, que teve por objetivo analisar a produção científica sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais, realizada no Brasil nas últimas duas décadas. Prioriza a análise realizada sobre a trajetória histórica da área de conteúdo escolar Ciências, a partir de estudo documental e bibliográfico que possibilitou identificar os principais fatores sociais, políticos, econômicos e educacionais que concorreram para que, finalmente, a área fosse prioridade nos anos iniciais. O estudo foi realizado a partir de consulta a um conjunto de legislações brasileiras (leis, decretos e resoluções), publicadas pela esfera federal, que têm normatizado o ensino de Ciências para este segmento escolar. Os dados apontam a recente presença da educação científica nos anos iniciais, com destaque para as modificações que suas concepções e finalidades têm sofrido, notadamente, nas duas últimas décadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático Pesquisa bibliográfica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10611 10.3895/actio.v4n3.10611 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10611 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v4n3.10611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10611/7052 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10611/7398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 675-700 ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 675-700 2525-8923 10.3895/actio.v4n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983877128192 |