Perspectivas curriculares a partir do ENEM e da BNCC: uma análise por meio de questões de química do ENEM dos anos 2018 e 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Rafael Moreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Hálica Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12874
Resumo: As atuais mudanças educacionais brasileiras, com aprovação de documentos norteadores do currículo, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), têm sido alvo de muitas discussões na sociedade. A BNCC tem o intuito de se tornar uma base para elaboração de currículos dos sistemas de ensino de esfera nacional e, associada à Reforma do Ensino Médio, determina novos rumos ao Ensino Médio, marcada pelo discurso da flexibilidade no currículo, protagonismo estudantil e educação integral. Esses documentos têm efeito direto no Ensino Médio e nos exames de larga escala, como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante disso, e afunilando para Educação em Química, este estudo teve o objetivo de investigar como questões do ENEM se relacionam com os conteúdos químicos avaliados e com as competências e habilidades previstos em documentos curriculares como a BNCC e a matriz de referência do exame. Com base nesses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho documental, cuja obtenção e análise de dados foi por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e cujo corpus de trabalho foram questões selecionadas das provas do ENEM de 2018 e 2019. Nas questões analisadas, identificaram-se os conteúdos químicos presentes e as devidas categorizações com as competências e habilidades dos documentos curriculares, nas quais percebeu-se um caráter muito disciplinar e fragmentado do ENEM. O exame não conseguiu avaliar integralmente o desenvolvimento das competências e habilidades pelos estudantes, pois poucos desses objetivos de aprendizagem estavam presentes nas questões analisadas. Ainda, relacionando as questões analisadas com as competências e habilidades dos documentos, demonstrou-se um grande foco na avaliação de objetivos de caráter procedimental, do saber fazer, aproximando os objetivos avaliados ao mundo do trabalho e a conhecimentos mais utilitaristas, caracterizando ainda as possibilidades curriculares do ENEM e, especialmente, da BNCC, como esvaziadas de conteúdos e de possibilidades de formação integral.
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Esses documentos têm efeito direto no Ensino Médio e nos exames de larga escala, como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diante disso, e afunilando para Educação em Química, este estudo teve o objetivo de investigar como questões do ENEM se relacionam com os conteúdos químicos avaliados e com as competências e habilidades previstos em documentos curriculares como a BNCC e a matriz de referência do exame. Com base nesses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho documental, cuja obtenção e análise de dados foi por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e cujo corpus de trabalho foram questões selecionadas das provas do ENEM de 2018 e 2019. Nas questões analisadas, identificaram-se os conteúdos químicos presentes e as devidas categorizações com as competências e habilidades dos documentos curriculares, nas quais percebeu-se um caráter muito disciplinar e fragmentado do ENEM. O exame não conseguiu avaliar integralmente o desenvolvimento das competências e habilidades pelos estudantes, pois poucos desses objetivos de aprendizagem estavam presentes nas questões analisadas. Ainda, relacionando as questões analisadas com as competências e habilidades dos documentos, demonstrou-se um grande foco na avaliação de objetivos de caráter procedimental, do saber fazer, aproximando os objetivos avaliados ao mundo do trabalho e a conhecimentos mais utilitaristas, caracterizando ainda as possibilidades curriculares do ENEM e, especialmente, da BNCC, como esvaziadas de conteúdos e de possibilidades de formação integral.Current Brazilian educational changes, with the approval of curricular documents guiding education, such as the National Common Curricular Base (BNCC), have been the subject of many discussions in society. BNCC intends to become a base material for the elaboration of curricula of national education systems and, associated to the High School Reform (REM), determines new directions for high school, marked by the discourse of curriculum flexibility, student protagonism and integral education. These guiding documents have a direct effect on high school and large-scale exams, such as the National High School Exam (ENEM). Therefore, and pointing towards to Education in Chemistry, our study aimed to investigate how ENEM questions are related to the chemical contents evaluated and to the competencies and skills assumed in curriculum documents such as the BNCC and the ENEM reference matrix. Based in these goals, we developed a qualitative research, of documentary nature, which data collection and analysis occurred through Discursive Textual Analysis (ATD) and corpus of work were selected questions from the ENEM tests from 2018 and 2019. In the analyzed questions, the chemical contents present were identified and the appropriate categorizations were performed with the competences and skills of the curriculum documents, which showed a very disciplinary and fragmented character of ENEM. The exam did not seem to be able to fully assess the development of competences and skills by students, as few of these learning objectives were present in the questions analyzed. Also, relating the issues analyzed to the competencies and skills of the documents, a great focus on the evaluation of procedural objectives was perceived, of knowing “how-to-do”, thus strengthening the approximation of the evaluated objectives to the world of work and to more utilitarian knowledge, characterizing the curricular possibilities of ENEM and, specially, of BNCC as depleted of content and of possibilities of integral formation.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Siqueira, Rafael MoreiraSantos, Hálica Ramos2021-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa qualitativa; Análise Documental.application/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1287410.3895/actio.v6n2.12874ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-25ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-252525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12874/8478https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12874/1879Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:24Zoai:periodicos.utfpr:article/12874Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:24Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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