A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Jorge Goulart de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loguercio, Rochele de Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12841
Resumo: O conhecimento científico é construído em uma comunidade científica e, no Brasil, essa está concentrada nas universidades. É nesse ambiente que diversas relações permeiam, atravessam e dobram os seus sujeitos, subjetivados por agenciamentos e por práticas discursivas e normalizadoras. Analisar como tais comunidades se formam e ampliam seus territórios é, ao mesmo tempo, observar como elas se mantêm viva. Uma das estratégias que nos permite olhar para isso é acompanhar os Fatos Científicos que circulam e oxigenam tais comunidades. Seguir pelo campo da química nos conduz a analisar as salas de aula, os laboratórios químicos e de pesquisa, os discentes e os docentes, atores humanos e não-humanos. Nossa pesquisa foi realizada por meio da análise de discurso de entrevistas com docentes universitários do curso de Química.  Assim, o que encontramos foi uma “caixa-preta” cheia de emaranhados mecanismos que garantiriam o sucesso. Nesse sentido, o uso da Teoria Ator-Rede nos auxilia a compreender esses fluxos e assim diagnosticar uma ciência viva ou morta, que somente saberemos ao abrir tal caixa.
id UTFPR-13_25ca097019df69a1e9fa8e06e8ffe769
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12841
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?The translation of the chemistry's course: a dead or alive science?Sociologia. Sociologia da Ciência.Laboratory; Actor-Network Theory; Chemistry; Scientific facts; LatourLaboratório; Teoria Ator-Rede; Química; Fatos científicos; LatourO conhecimento científico é construído em uma comunidade científica e, no Brasil, essa está concentrada nas universidades. É nesse ambiente que diversas relações permeiam, atravessam e dobram os seus sujeitos, subjetivados por agenciamentos e por práticas discursivas e normalizadoras. Analisar como tais comunidades se formam e ampliam seus territórios é, ao mesmo tempo, observar como elas se mantêm viva. Uma das estratégias que nos permite olhar para isso é acompanhar os Fatos Científicos que circulam e oxigenam tais comunidades. Seguir pelo campo da química nos conduz a analisar as salas de aula, os laboratórios químicos e de pesquisa, os discentes e os docentes, atores humanos e não-humanos. Nossa pesquisa foi realizada por meio da análise de discurso de entrevistas com docentes universitários do curso de Química.  Assim, o que encontramos foi uma “caixa-preta” cheia de emaranhados mecanismos que garantiriam o sucesso. Nesse sentido, o uso da Teoria Ator-Rede nos auxilia a compreender esses fluxos e assim diagnosticar uma ciência viva ou morta, que somente saberemos ao abrir tal caixa.The Scientific knowledge is built in scientific communities and, in Brazil, it is concentrated in the universities. Within this environment, different relations permeate, cross and fold their subjects, subjectivated by assemblages and discursive and normalizing practices. Analyzing how such communities form and expand their territories means, at the same time, observing how they remain alive. One of the strategies that allows us to observe this is to follow the Scientific Facts that circulate and oxygenate such communities. Going through the chemistry field leads us to analyze classrooms, chemical and research laboratories, students and teachers, human and non-human actors. Our research was carried out through the discourse analysis of interviews conducted with university teachers of the Chemistry course. Therefore, what we found was a “black box” full of tangled mechanisms that would guarantee its success. In this sense, the use of the Actor-Network Theory helps us to understand these flows and thus diagnose an alive or dead science, which will be able to be ascertained only by opening such a box.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Candido, Jorge Goulart deLoguercio, Rochele de Quadros2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1284110.3895/actio.v6n3.12841ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-212525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12841/8646Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/12841Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:29Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?
The translation of the chemistry's course: a dead or alive science?
title A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?
spellingShingle A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?
Candido, Jorge Goulart de
Sociologia. Sociologia da Ciência.
Laboratory; Actor-Network Theory; Chemistry; Scientific facts; Latour
Laboratório; Teoria Ator-Rede; Química; Fatos científicos; Latour
title_short A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?
title_full A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?
title_fullStr A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?
title_full_unstemmed A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?
title_sort A tradução do curso de química: uma ciência viva ou morta?
author Candido, Jorge Goulart de
author_facet Candido, Jorge Goulart de
Loguercio, Rochele de Quadros
author_role author
author2 Loguercio, Rochele de Quadros
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Jorge Goulart de
Loguercio, Rochele de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia. Sociologia da Ciência.
Laboratory; Actor-Network Theory; Chemistry; Scientific facts; Latour
Laboratório; Teoria Ator-Rede; Química; Fatos científicos; Latour
topic Sociologia. Sociologia da Ciência.
Laboratory; Actor-Network Theory; Chemistry; Scientific facts; Latour
Laboratório; Teoria Ator-Rede; Química; Fatos científicos; Latour
description O conhecimento científico é construído em uma comunidade científica e, no Brasil, essa está concentrada nas universidades. É nesse ambiente que diversas relações permeiam, atravessam e dobram os seus sujeitos, subjetivados por agenciamentos e por práticas discursivas e normalizadoras. Analisar como tais comunidades se formam e ampliam seus territórios é, ao mesmo tempo, observar como elas se mantêm viva. Uma das estratégias que nos permite olhar para isso é acompanhar os Fatos Científicos que circulam e oxigenam tais comunidades. Seguir pelo campo da química nos conduz a analisar as salas de aula, os laboratórios químicos e de pesquisa, os discentes e os docentes, atores humanos e não-humanos. Nossa pesquisa foi realizada por meio da análise de discurso de entrevistas com docentes universitários do curso de Química.  Assim, o que encontramos foi uma “caixa-preta” cheia de emaranhados mecanismos que garantiriam o sucesso. Nesse sentido, o uso da Teoria Ator-Rede nos auxilia a compreender esses fluxos e assim diagnosticar uma ciência viva ou morta, que somente saberemos ao abrir tal caixa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-18
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12841
10.3895/actio.v6n3.12841
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12841
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n3.12841
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12841/8646
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-21
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-21
2525-8923
10.3895/actio.v6n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985596792832