Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vila, Marcela de Fátima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Broietti, Fabiele Cristiane Dias, Assaí, Natany Dayani de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14442
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma proposta metodológica desenvolvida em uma escola rural abordando o tema calagem e pH do solo. Destaca-se como objetivo central do estudo apresentar resultados de uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade (IIR) elaborada a partir da temática calagem e pH do solo, visando desenvolver nos estudantes atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT). A metodologia da IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do autor Gérard Fourez, tendo como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio. O desenvolvimento da proposta se deu em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, pertencente a um curso técnico profissionalizante em agropecuária, de uma escola rural do norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de anotações em caderno de campo e mediante o preenchimento de uma ficha de observação das etapas da IIR, sinalizando os atributos pretendidos. Mediante as análises, notou-se uma evolução dos conceitos científicos relacionados à temática, da primeira etapa em comparação com a última etapa, além de evidências relacionadas aos atributos esperados. Neste contexto, compreende-se que a metodologia IIR proposta foi eficiente na promoção de uma ACT, por ampliar conhecimentos do conteúdo, além do desenvolvimento de aspectos relativos à autonomia, melhora na comunicação e domínio na resolução e discussão da temática por parte dos estudantes.
id UTFPR-13_2ab02018ff57888651a227bf21688f8c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14442
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola ruralMethodological proposal of an interdisciplinary island of rationality: a study from the theme soil in a rural schoolEnsino.Alfabetização Científica e Técnica; Ilha Interdisciplinar de Racionalidade; Química; Calagem do SoloScientific and Technical Literacy; Interdisciplinary Island of Rationality; Chemistry; SoilEste artigo apresenta resultados de uma proposta metodológica desenvolvida em uma escola rural abordando o tema calagem e pH do solo. Destaca-se como objetivo central do estudo apresentar resultados de uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade (IIR) elaborada a partir da temática calagem e pH do solo, visando desenvolver nos estudantes atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT). A metodologia da IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do autor Gérard Fourez, tendo como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio. O desenvolvimento da proposta se deu em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, pertencente a um curso técnico profissionalizante em agropecuária, de uma escola rural do norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de anotações em caderno de campo e mediante o preenchimento de uma ficha de observação das etapas da IIR, sinalizando os atributos pretendidos. Mediante as análises, notou-se uma evolução dos conceitos científicos relacionados à temática, da primeira etapa em comparação com a última etapa, além de evidências relacionadas aos atributos esperados. Neste contexto, compreende-se que a metodologia IIR proposta foi eficiente na promoção de uma ACT, por ampliar conhecimentos do conteúdo, além do desenvolvimento de aspectos relativos à autonomia, melhora na comunicação e domínio na resolução e discussão da temática por parte dos estudantes.This article presents the results of a methodological proposal developed in a rural school addressing the topic of liming and soil pH. We emphasize as the main objective of the study to present the results of a proposal for an interdisciplinary island of rationality elaborated from the theme liming and soil pH, aiming to develop in students’ attributes for a Scientific and Technical Literacy (STL). The IIR methodology for the development of the STL is a proposal by Gérard Fourez, based on the direction of negotiation actions and the development of skills for the realization of attributes of autonomy, communication and mastery. The development of the proposal took place in a second-year high school class, belonging to a technical vocational course in agriculture, at a rural school in northern Paraná. Data were collected through notes in a field notebook and by completing an observation form of the IIR steps, indicating the desired attributes. Through data analysis, an evolution of scientific concepts related to the theme was noted, from the first stage compared to the last stage, in addition to evidence related to the expected attributes. In this context, we conclude that the proposed IIR methodology was efficient in promoting an STL, as it expands knowledge of pH content, as well as development in aspects of autonomy, improvement in communication and mastery in the resolution and discussion of the theme by students.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vila, Marcela de FátimaBroietti, Fabiele Cristiane DiasAssaí, Natany Dayani de Souza2022-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originaisapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1444210.3895/actio.v7n1.14442ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-25ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-252525-892310.3895/actio.v7n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14442/8865https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14442/2352https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14442/2625Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T13:38:36Zoai:periodicos.utfpr:article/14442Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-03-01T13:38:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
Methodological proposal of an interdisciplinary island of rationality: a study from the theme soil in a rural school
title Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
spellingShingle Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
Vila, Marcela de Fátima
Ensino.
Alfabetização Científica e Técnica; Ilha Interdisciplinar de Racionalidade; Química; Calagem do Solo
Scientific and Technical Literacy; Interdisciplinary Island of Rationality; Chemistry; Soil
title_short Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
title_full Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
title_fullStr Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
title_full_unstemmed Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
title_sort Proposta metodológica de ilha interdisciplinar de racionalidade: um estudo a partir da temática calagem do solo em uma escola rural
author Vila, Marcela de Fátima
author_facet Vila, Marcela de Fátima
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Assaí, Natany Dayani de Souza
author_role author
author2 Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Assaí, Natany Dayani de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Vila, Marcela de Fátima
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Assaí, Natany Dayani de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino.
Alfabetização Científica e Técnica; Ilha Interdisciplinar de Racionalidade; Química; Calagem do Solo
Scientific and Technical Literacy; Interdisciplinary Island of Rationality; Chemistry; Soil
topic Ensino.
Alfabetização Científica e Técnica; Ilha Interdisciplinar de Racionalidade; Química; Calagem do Solo
Scientific and Technical Literacy; Interdisciplinary Island of Rationality; Chemistry; Soil
description Este artigo apresenta resultados de uma proposta metodológica desenvolvida em uma escola rural abordando o tema calagem e pH do solo. Destaca-se como objetivo central do estudo apresentar resultados de uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade (IIR) elaborada a partir da temática calagem e pH do solo, visando desenvolver nos estudantes atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT). A metodologia da IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do autor Gérard Fourez, tendo como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio. O desenvolvimento da proposta se deu em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, pertencente a um curso técnico profissionalizante em agropecuária, de uma escola rural do norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de anotações em caderno de campo e mediante o preenchimento de uma ficha de observação das etapas da IIR, sinalizando os atributos pretendidos. Mediante as análises, notou-se uma evolução dos conceitos científicos relacionados à temática, da primeira etapa em comparação com a última etapa, além de evidências relacionadas aos atributos esperados. Neste contexto, compreende-se que a metodologia IIR proposta foi eficiente na promoção de uma ACT, por ampliar conhecimentos do conteúdo, além do desenvolvimento de aspectos relativos à autonomia, melhora na comunicação e domínio na resolução e discussão da temática por parte dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14442
10.3895/actio.v7n1.14442
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14442
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n1.14442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14442/8865
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14442/2352
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14442/2625
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-25
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-25
2525-8923
10.3895/actio.v7n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983123202048