Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6750 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que busca investigar a efetividade de materiais didáticos fundamentados em técnicas desenvolvidas em Raciocínio Qualitativo (RQ), área da Inteligência Artificial que utiliza o raciocínio simbólico para representar funções matemáticas sem o uso de números e com relações de causalidade explicitamente modeladas. Estudos anteriores demonstram o potencial do RQ para abordar sistemas dinâmicos por meio de atividades que exploram, com o apoio de modelos de simulação, o uso de raciocínio hipotético – dedutivo para analisar conceitos complexos, e ampliam o leque de materiais e atividades disponíveis para os professores. Para tanto, construímos, na plataforma de modelagem DynaLearn (www.dynalearn.eu), um modelo qualitativo de simulação para ser usado no ensino de Ciências. Esse software é dotado de uma interface gráfica, que facilita a construção de modelos e a apresentação dos resultados de simulações. Neste trabalho descrevemos o processo de construção de um modelo qualitativo que tem o objetivo de promover a compreensão de conceitos sobre o efeito das chuvas no comportamento de uma cidade, em relação ao consumo de água potável. O modelo representa relações causais entre variáveis climáticas, vazão dos rios, o tratamento da água e o abastecimento urbano. Além de ter potencial para a utilização por estudantes ouvintes em aulas de Ciências, o modelo também pode ser empregado na educação de surdos, devido à maneira como explora os recursos visuais. |
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Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciênciasEducação/EnsinoMaterial de Ensino; Raciocínio Qualitativo; Ensino de CiênciasO presente trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que busca investigar a efetividade de materiais didáticos fundamentados em técnicas desenvolvidas em Raciocínio Qualitativo (RQ), área da Inteligência Artificial que utiliza o raciocínio simbólico para representar funções matemáticas sem o uso de números e com relações de causalidade explicitamente modeladas. Estudos anteriores demonstram o potencial do RQ para abordar sistemas dinâmicos por meio de atividades que exploram, com o apoio de modelos de simulação, o uso de raciocínio hipotético – dedutivo para analisar conceitos complexos, e ampliam o leque de materiais e atividades disponíveis para os professores. Para tanto, construímos, na plataforma de modelagem DynaLearn (www.dynalearn.eu), um modelo qualitativo de simulação para ser usado no ensino de Ciências. Esse software é dotado de uma interface gráfica, que facilita a construção de modelos e a apresentação dos resultados de simulações. Neste trabalho descrevemos o processo de construção de um modelo qualitativo que tem o objetivo de promover a compreensão de conceitos sobre o efeito das chuvas no comportamento de uma cidade, em relação ao consumo de água potável. O modelo representa relações causais entre variáveis climáticas, vazão dos rios, o tratamento da água e o abastecimento urbano. Além de ter potencial para a utilização por estudantes ouvintes em aulas de Ciências, o modelo também pode ser empregado na educação de surdos, devido à maneira como explora os recursos visuais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Souza, Paulo Vitor TeodoroSalles, PauloGauche, Ricardo2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/675010.3895/actio.v2n1.6750ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 162-183ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 162-1832525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6750/4336Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:22Zoai:periodicos.utfpr:article/6750Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:22Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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