Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo Vitor Teodoro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Salles, Paulo, Gauche, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6750
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que busca investigar a efetividade de materiais didáticos fundamentados em técnicas desenvolvidas em Raciocínio Qualitativo (RQ), área da Inteligência Artificial que utiliza o raciocínio simbólico para representar funções matemáticas sem o uso de números e com relações de causalidade explicitamente modeladas. Estudos anteriores demonstram o potencial do RQ para abordar sistemas dinâmicos por meio de atividades que exploram, com o apoio de modelos de simulação, o uso de raciocínio hipotético – dedutivo para analisar conceitos complexos, e ampliam o leque de materiais e atividades disponíveis para os professores.  Para tanto, construímos, na plataforma de modelagem DynaLearn (www.dynalearn.eu), um modelo qualitativo de simulação para ser usado no ensino de Ciências. Esse software é dotado de uma interface gráfica, que facilita a construção de modelos e a apresentação dos resultados de simulações. Neste trabalho descrevemos o processo de construção de um modelo qualitativo que tem o objetivo de promover a compreensão de conceitos sobre o efeito das chuvas no comportamento de uma cidade, em relação ao consumo de água potável. O modelo representa relações causais entre variáveis climáticas, vazão dos rios, o tratamento da água e o abastecimento urbano. Além de ter potencial para a utilização por estudantes ouvintes em aulas de Ciências, o modelo também pode ser empregado na educação de surdos, devido à maneira como explora os recursos visuais.
id UTFPR-13_3174adf36732f79126dc21f9f316a637
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6750
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciênciasEducação/EnsinoMaterial de Ensino; Raciocínio Qualitativo; Ensino de CiênciasO presente trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que busca investigar a efetividade de materiais didáticos fundamentados em técnicas desenvolvidas em Raciocínio Qualitativo (RQ), área da Inteligência Artificial que utiliza o raciocínio simbólico para representar funções matemáticas sem o uso de números e com relações de causalidade explicitamente modeladas. Estudos anteriores demonstram o potencial do RQ para abordar sistemas dinâmicos por meio de atividades que exploram, com o apoio de modelos de simulação, o uso de raciocínio hipotético – dedutivo para analisar conceitos complexos, e ampliam o leque de materiais e atividades disponíveis para os professores.  Para tanto, construímos, na plataforma de modelagem DynaLearn (www.dynalearn.eu), um modelo qualitativo de simulação para ser usado no ensino de Ciências. Esse software é dotado de uma interface gráfica, que facilita a construção de modelos e a apresentação dos resultados de simulações. Neste trabalho descrevemos o processo de construção de um modelo qualitativo que tem o objetivo de promover a compreensão de conceitos sobre o efeito das chuvas no comportamento de uma cidade, em relação ao consumo de água potável. O modelo representa relações causais entre variáveis climáticas, vazão dos rios, o tratamento da água e o abastecimento urbano. Além de ter potencial para a utilização por estudantes ouvintes em aulas de Ciências, o modelo também pode ser empregado na educação de surdos, devido à maneira como explora os recursos visuais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Souza, Paulo Vitor TeodoroSalles, PauloGauche, Ricardo2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/675010.3895/actio.v2n1.6750ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 162-183ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 162-1832525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6750/4336Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:22Zoai:periodicos.utfpr:article/6750Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:22Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
title Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
spellingShingle Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
Souza, Paulo Vitor Teodoro
Educação/Ensino
Material de Ensino; Raciocínio Qualitativo; Ensino de Ciências
title_short Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
title_full Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
title_fullStr Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
title_full_unstemmed Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
title_sort Um modelo de simulação baseado em raciocínio qualitativo para a educação em ciências
author Souza, Paulo Vitor Teodoro
author_facet Souza, Paulo Vitor Teodoro
Salles, Paulo
Gauche, Ricardo
author_role author
author2 Salles, Paulo
Gauche, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Paulo Vitor Teodoro
Salles, Paulo
Gauche, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação/Ensino
Material de Ensino; Raciocínio Qualitativo; Ensino de Ciências
topic Educação/Ensino
Material de Ensino; Raciocínio Qualitativo; Ensino de Ciências
description O presente trabalho apresenta resultados preliminares de uma pesquisa que busca investigar a efetividade de materiais didáticos fundamentados em técnicas desenvolvidas em Raciocínio Qualitativo (RQ), área da Inteligência Artificial que utiliza o raciocínio simbólico para representar funções matemáticas sem o uso de números e com relações de causalidade explicitamente modeladas. Estudos anteriores demonstram o potencial do RQ para abordar sistemas dinâmicos por meio de atividades que exploram, com o apoio de modelos de simulação, o uso de raciocínio hipotético – dedutivo para analisar conceitos complexos, e ampliam o leque de materiais e atividades disponíveis para os professores.  Para tanto, construímos, na plataforma de modelagem DynaLearn (www.dynalearn.eu), um modelo qualitativo de simulação para ser usado no ensino de Ciências. Esse software é dotado de uma interface gráfica, que facilita a construção de modelos e a apresentação dos resultados de simulações. Neste trabalho descrevemos o processo de construção de um modelo qualitativo que tem o objetivo de promover a compreensão de conceitos sobre o efeito das chuvas no comportamento de uma cidade, em relação ao consumo de água potável. O modelo representa relações causais entre variáveis climáticas, vazão dos rios, o tratamento da água e o abastecimento urbano. Além de ter potencial para a utilização por estudantes ouvintes em aulas de Ciências, o modelo também pode ser empregado na educação de surdos, devido à maneira como explora os recursos visuais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6750
10.3895/actio.v2n1.6750
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6750
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6750/4336
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 162-183
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 162-183
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984446504960