O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Vítor Martins do
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marim, Vlademir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338
Resumo: Para essa pesquisa, delimitou-se como objetivo geral, analisar as contribuições dos Livros Didáticos de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do conceito da divisão, extraídas dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental de Matemática. A metodologia adotada foi a comparada, que se estabelece por meio da árvore de categorias, parâmetros e indicadores em três fases: (1) pré-descritiva; (2) descritiva; e (3) comparativa. Para realizar as etapas metodológicas, foram escolhidas três coleções de livros didáticos, voltadas para o Ensino de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como proposta a verificação das concepções da divisão em cada coleção selecionada. Para o desenvolvimento das análises, foi utilizada a justaposição, tendo como embasamento a árvore de categorias, parâmetros e indicadores. A análise foi estruturada por meio de três eixos: (1) livro didático: estrutura física e abordagem metodológica; (2) manual do professor e as contribuições para o ensino da divisão; e (3) divisão como processo contínuo do 1º ao 5º ano do EF, buscando compreender os possíveis caminhos para a construção do conhecimento, comparando e analisando as concepções dos livros didáticos e dos manuais do professor, confrontando as informações em consonância com os objetos de conhecimento elencados na BNCC. Tomou-se como conclusão que o trabalho contribuiu tanto para a atuação de pedagogos quanto de matemáticos, pois conhecer como o processo da divisão se consolida nos anos iniciais do EF, mesmo que não atuem nessa etapa de ensino, pode auxiliá-los a compreender o processo. Assim, pode-se alcançar as habilidades e o conhecimento para desenvolver essas etapas com os alunos que ainda não as atingiram, buscando consolidar a aprendizagem desses alunos em relação ao processo da divisão.
id UTFPR-13_3370405e24787b42dfce3c5de9131563
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16338
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamentalThe use of the textbook for teaching division in the early years of elementary schoolMatemática: Educação Matemática: Formação de professoresDivisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada.Division; Teacher training; Comparative MethodologyPara essa pesquisa, delimitou-se como objetivo geral, analisar as contribuições dos Livros Didáticos de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do conceito da divisão, extraídas dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental de Matemática. A metodologia adotada foi a comparada, que se estabelece por meio da árvore de categorias, parâmetros e indicadores em três fases: (1) pré-descritiva; (2) descritiva; e (3) comparativa. Para realizar as etapas metodológicas, foram escolhidas três coleções de livros didáticos, voltadas para o Ensino de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como proposta a verificação das concepções da divisão em cada coleção selecionada. Para o desenvolvimento das análises, foi utilizada a justaposição, tendo como embasamento a árvore de categorias, parâmetros e indicadores. A análise foi estruturada por meio de três eixos: (1) livro didático: estrutura física e abordagem metodológica; (2) manual do professor e as contribuições para o ensino da divisão; e (3) divisão como processo contínuo do 1º ao 5º ano do EF, buscando compreender os possíveis caminhos para a construção do conhecimento, comparando e analisando as concepções dos livros didáticos e dos manuais do professor, confrontando as informações em consonância com os objetos de conhecimento elencados na BNCC. Tomou-se como conclusão que o trabalho contribuiu tanto para a atuação de pedagogos quanto de matemáticos, pois conhecer como o processo da divisão se consolida nos anos iniciais do EF, mesmo que não atuem nessa etapa de ensino, pode auxiliá-los a compreender o processo. Assim, pode-se alcançar as habilidades e o conhecimento para desenvolver essas etapas com os alunos que ainda não as atingiram, buscando consolidar a aprendizagem desses alunos em relação ao processo da divisão.For this research, the general objective was to analyze the contributions of the Mathematics Textbooks of the initial years of fundamental education about the concept of division, extracted from the textbooks of the initial years of the fundamental teaching of Mathematics. The adopted methodology was the comparative one, which is established through the tree of categories, parameters and indicators in three phases: (1) pre-descriptive; (2) descriptive; and (3) comparative. To carry out the methodological stages, three collections of textbooks were chosen, focused on Mathematics Teaching in the early years of elementary school, with the proposal to verify the conceptions of division in each selected collection. For the development of the analyses, juxtaposition was used, based on the tree of categories, parameters and indicators. The analysis was structured along three axes: (1) textbook: physical structure and methodological approach; (2) teacher's manual and contributions to division teaching; and (3) division as a continuous process from the 1st to the 5th year of EF, seeking to understand the possible paths for the construction of knowledge, comparing and analyzing the concepts of textbooks and teacher manuals, confronting the information in line with the objects of study. knowledge listed in the BNCC. It was taken as a conclusion that the work contributed both to the performance of pedagogues and mathematicians, because knowing how the division process is consolidated in the early years of PE, even if they do not work in this teaching stage, can help them to understand the process. Thus, skills and knowledge can be achieved to develop these stages with students who have not yet reached them, seeking to consolidate these students' learning in relation to the division process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carmo, Vítor Martins doMarim, Vlademir2023-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1633810.3895/actio.v8n2.16338ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-192525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338/9647https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16338/2897https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16338/3116Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/16338Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
The use of the textbook for teaching division in the early years of elementary school
title O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
Carmo, Vítor Martins do
Matemática: Educação Matemática: Formação de professores
Divisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada.
Division; Teacher training; Comparative Methodology
title_short O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
author Carmo, Vítor Martins do
author_facet Carmo, Vítor Martins do
Marim, Vlademir
author_role author
author2 Marim, Vlademir
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Vítor Martins do
Marim, Vlademir
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática: Educação Matemática: Formação de professores
Divisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada.
Division; Teacher training; Comparative Methodology
topic Matemática: Educação Matemática: Formação de professores
Divisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada.
Division; Teacher training; Comparative Methodology
description Para essa pesquisa, delimitou-se como objetivo geral, analisar as contribuições dos Livros Didáticos de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do conceito da divisão, extraídas dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental de Matemática. A metodologia adotada foi a comparada, que se estabelece por meio da árvore de categorias, parâmetros e indicadores em três fases: (1) pré-descritiva; (2) descritiva; e (3) comparativa. Para realizar as etapas metodológicas, foram escolhidas três coleções de livros didáticos, voltadas para o Ensino de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como proposta a verificação das concepções da divisão em cada coleção selecionada. Para o desenvolvimento das análises, foi utilizada a justaposição, tendo como embasamento a árvore de categorias, parâmetros e indicadores. A análise foi estruturada por meio de três eixos: (1) livro didático: estrutura física e abordagem metodológica; (2) manual do professor e as contribuições para o ensino da divisão; e (3) divisão como processo contínuo do 1º ao 5º ano do EF, buscando compreender os possíveis caminhos para a construção do conhecimento, comparando e analisando as concepções dos livros didáticos e dos manuais do professor, confrontando as informações em consonância com os objetos de conhecimento elencados na BNCC. Tomou-se como conclusão que o trabalho contribuiu tanto para a atuação de pedagogos quanto de matemáticos, pois conhecer como o processo da divisão se consolida nos anos iniciais do EF, mesmo que não atuem nessa etapa de ensino, pode auxiliá-los a compreender o processo. Assim, pode-se alcançar as habilidades e o conhecimento para desenvolver essas etapas com os alunos que ainda não as atingiram, buscando consolidar a aprendizagem desses alunos em relação ao processo da divisão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-29
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338
10.3895/actio.v8n2.16338
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n2.16338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338/9647
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16338/2897
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16338/3116
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-19
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-19
2525-8923
10.3895/actio.v8n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983126347776