O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338 |
Resumo: | Para essa pesquisa, delimitou-se como objetivo geral, analisar as contribuições dos Livros Didáticos de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do conceito da divisão, extraídas dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental de Matemática. A metodologia adotada foi a comparada, que se estabelece por meio da árvore de categorias, parâmetros e indicadores em três fases: (1) pré-descritiva; (2) descritiva; e (3) comparativa. Para realizar as etapas metodológicas, foram escolhidas três coleções de livros didáticos, voltadas para o Ensino de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como proposta a verificação das concepções da divisão em cada coleção selecionada. Para o desenvolvimento das análises, foi utilizada a justaposição, tendo como embasamento a árvore de categorias, parâmetros e indicadores. A análise foi estruturada por meio de três eixos: (1) livro didático: estrutura física e abordagem metodológica; (2) manual do professor e as contribuições para o ensino da divisão; e (3) divisão como processo contínuo do 1º ao 5º ano do EF, buscando compreender os possíveis caminhos para a construção do conhecimento, comparando e analisando as concepções dos livros didáticos e dos manuais do professor, confrontando as informações em consonância com os objetos de conhecimento elencados na BNCC. Tomou-se como conclusão que o trabalho contribuiu tanto para a atuação de pedagogos quanto de matemáticos, pois conhecer como o processo da divisão se consolida nos anos iniciais do EF, mesmo que não atuem nessa etapa de ensino, pode auxiliá-los a compreender o processo. Assim, pode-se alcançar as habilidades e o conhecimento para desenvolver essas etapas com os alunos que ainda não as atingiram, buscando consolidar a aprendizagem desses alunos em relação ao processo da divisão. |
id |
UTFPR-13_3370405e24787b42dfce3c5de9131563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/16338 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamentalThe use of the textbook for teaching division in the early years of elementary schoolMatemática: Educação Matemática: Formação de professoresDivisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada.Division; Teacher training; Comparative MethodologyPara essa pesquisa, delimitou-se como objetivo geral, analisar as contribuições dos Livros Didáticos de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do conceito da divisão, extraídas dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental de Matemática. A metodologia adotada foi a comparada, que se estabelece por meio da árvore de categorias, parâmetros e indicadores em três fases: (1) pré-descritiva; (2) descritiva; e (3) comparativa. Para realizar as etapas metodológicas, foram escolhidas três coleções de livros didáticos, voltadas para o Ensino de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como proposta a verificação das concepções da divisão em cada coleção selecionada. Para o desenvolvimento das análises, foi utilizada a justaposição, tendo como embasamento a árvore de categorias, parâmetros e indicadores. A análise foi estruturada por meio de três eixos: (1) livro didático: estrutura física e abordagem metodológica; (2) manual do professor e as contribuições para o ensino da divisão; e (3) divisão como processo contínuo do 1º ao 5º ano do EF, buscando compreender os possíveis caminhos para a construção do conhecimento, comparando e analisando as concepções dos livros didáticos e dos manuais do professor, confrontando as informações em consonância com os objetos de conhecimento elencados na BNCC. Tomou-se como conclusão que o trabalho contribuiu tanto para a atuação de pedagogos quanto de matemáticos, pois conhecer como o processo da divisão se consolida nos anos iniciais do EF, mesmo que não atuem nessa etapa de ensino, pode auxiliá-los a compreender o processo. Assim, pode-se alcançar as habilidades e o conhecimento para desenvolver essas etapas com os alunos que ainda não as atingiram, buscando consolidar a aprendizagem desses alunos em relação ao processo da divisão.For this research, the general objective was to analyze the contributions of the Mathematics Textbooks of the initial years of fundamental education about the concept of division, extracted from the textbooks of the initial years of the fundamental teaching of Mathematics. The adopted methodology was the comparative one, which is established through the tree of categories, parameters and indicators in three phases: (1) pre-descriptive; (2) descriptive; and (3) comparative. To carry out the methodological stages, three collections of textbooks were chosen, focused on Mathematics Teaching in the early years of elementary school, with the proposal to verify the conceptions of division in each selected collection. For the development of the analyses, juxtaposition was used, based on the tree of categories, parameters and indicators. The analysis was structured along three axes: (1) textbook: physical structure and methodological approach; (2) teacher's manual and contributions to division teaching; and (3) division as a continuous process from the 1st to the 5th year of EF, seeking to understand the possible paths for the construction of knowledge, comparing and analyzing the concepts of textbooks and teacher manuals, confronting the information in line with the objects of study. knowledge listed in the BNCC. It was taken as a conclusion that the work contributed both to the performance of pedagogues and mathematicians, because knowing how the division process is consolidated in the early years of PE, even if they do not work in this teaching stage, can help them to understand the process. Thus, skills and knowledge can be achieved to develop these stages with students who have not yet reached them, seeking to consolidate these students' learning in relation to the division process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carmo, Vítor Martins doMarim, Vlademir2023-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1633810.3895/actio.v8n2.16338ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-192525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338/9647https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16338/2897https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16338/3116Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/16338Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental The use of the textbook for teaching division in the early years of elementary school |
title |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental Carmo, Vítor Martins do Matemática: Educação Matemática: Formação de professores Divisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada. Division; Teacher training; Comparative Methodology |
title_short |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O uso do livro didático para o ensino da divisão nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Carmo, Vítor Martins do |
author_facet |
Carmo, Vítor Martins do Marim, Vlademir |
author_role |
author |
author2 |
Marim, Vlademir |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Vítor Martins do Marim, Vlademir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática: Educação Matemática: Formação de professores Divisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada. Division; Teacher training; Comparative Methodology |
topic |
Matemática: Educação Matemática: Formação de professores Divisão; Livros Didáticos; Metodologia Comparada. Division; Teacher training; Comparative Methodology |
description |
Para essa pesquisa, delimitou-se como objetivo geral, analisar as contribuições dos Livros Didáticos de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental acerca do conceito da divisão, extraídas dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental de Matemática. A metodologia adotada foi a comparada, que se estabelece por meio da árvore de categorias, parâmetros e indicadores em três fases: (1) pré-descritiva; (2) descritiva; e (3) comparativa. Para realizar as etapas metodológicas, foram escolhidas três coleções de livros didáticos, voltadas para o Ensino de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como proposta a verificação das concepções da divisão em cada coleção selecionada. Para o desenvolvimento das análises, foi utilizada a justaposição, tendo como embasamento a árvore de categorias, parâmetros e indicadores. A análise foi estruturada por meio de três eixos: (1) livro didático: estrutura física e abordagem metodológica; (2) manual do professor e as contribuições para o ensino da divisão; e (3) divisão como processo contínuo do 1º ao 5º ano do EF, buscando compreender os possíveis caminhos para a construção do conhecimento, comparando e analisando as concepções dos livros didáticos e dos manuais do professor, confrontando as informações em consonância com os objetos de conhecimento elencados na BNCC. Tomou-se como conclusão que o trabalho contribuiu tanto para a atuação de pedagogos quanto de matemáticos, pois conhecer como o processo da divisão se consolida nos anos iniciais do EF, mesmo que não atuem nessa etapa de ensino, pode auxiliá-los a compreender o processo. Assim, pode-se alcançar as habilidades e o conhecimento para desenvolver essas etapas com os alunos que ainda não as atingiram, buscando consolidar a aprendizagem desses alunos em relação ao processo da divisão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338 10.3895/actio.v8n2.16338 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v8n2.16338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16338/9647 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16338/2897 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16338/3116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-19 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-19 2525-8923 10.3895/actio.v8n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983126347776 |