Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilianne de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bertini, Luciana Medeiros, Alves, Leonardo Alcantara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7422
Resumo: O conteúdo de estequiometria é visto pela maioria dos alunos como difícil e sem nenhuma aplicabilidade. Essa visão muitas vezes está associada às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, assim como a não compreensão de conteúdos abstratos. Com base nessa constatação, neste artigo foram analisados alguns objetos de aprendizagem com a finalidade de verificar se essa metodologia alternativa reúne as características necessárias para realização de um processo eficiente de ensino-aprendizagem dos conteúdos estequiométricos. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva de oito objetos de aprendizagem, disponíveis gratuitamente nos repositórios Banco de Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, Laboratório Didático Virtual – LabVirt e Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem - PROATIVA. Além disso, foram listados os traços que consideramos facilitadores da construção do conhecimento. Por fim, foi possível notar que as características apresentadas pelos objetos de aprendizagem permitem que o professor trabalhe o conteúdo de estequiometria de forma mais atrativa e significativa.
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