Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7422 |
Resumo: | O conteúdo de estequiometria é visto pela maioria dos alunos como difícil e sem nenhuma aplicabilidade. Essa visão muitas vezes está associada às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, assim como a não compreensão de conteúdos abstratos. Com base nessa constatação, neste artigo foram analisados alguns objetos de aprendizagem com a finalidade de verificar se essa metodologia alternativa reúne as características necessárias para realização de um processo eficiente de ensino-aprendizagem dos conteúdos estequiométricos. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva de oito objetos de aprendizagem, disponíveis gratuitamente nos repositórios Banco de Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, Laboratório Didático Virtual – LabVirt e Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem - PROATIVA. Além disso, foram listados os traços que consideramos facilitadores da construção do conhecimento. Por fim, foi possível notar que as características apresentadas pelos objetos de aprendizagem permitem que o professor trabalhe o conteúdo de estequiometria de forma mais atrativa e significativa. |
id |
UTFPR-13_3e58bf634a4366c15ef1c83b74188ca2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7422 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometriaLearning object repositories in stoichiometry teachingEnsino-AprendizagemEstequiometria; Objetos de Aprendizagem; Metodologias alternativas; Ensino de QuímicaStoichiometry; Learning Objects; Alternative methodologies; Chemistry EducationO conteúdo de estequiometria é visto pela maioria dos alunos como difícil e sem nenhuma aplicabilidade. Essa visão muitas vezes está associada às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, assim como a não compreensão de conteúdos abstratos. Com base nessa constatação, neste artigo foram analisados alguns objetos de aprendizagem com a finalidade de verificar se essa metodologia alternativa reúne as características necessárias para realização de um processo eficiente de ensino-aprendizagem dos conteúdos estequiométricos. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva de oito objetos de aprendizagem, disponíveis gratuitamente nos repositórios Banco de Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, Laboratório Didático Virtual – LabVirt e Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem - PROATIVA. Além disso, foram listados os traços que consideramos facilitadores da construção do conhecimento. Por fim, foi possível notar que as características apresentadas pelos objetos de aprendizagem permitem que o professor trabalhe o conteúdo de estequiometria de forma mais atrativa e significativa.The content of stoichiometry is viewed by most students as difficult and without any applicability. This view is often associated with the learning difficulties presented by students, as well as the lack of understanding of abstract contents and deficiencies in mathematical calculations. Based on this finding, in this article, we analyze some learning objects to verify if this alternative methodology meets the characteristics necessary to carry out an efficient teaching-learning process of the stoichiometric contents. For this, we performed a descriptive analysis of eight learning objects, available free of charge in the repositories of International Educational Objects Bank - BIOE, Virtual Learning Lab - LabVirt and Group of Research and Production of Interactive Environments and Learning Objects - PROATIVA. In addition, we list the traits we consider facilitators of knowledge construction. Finally, it was possible to note that the characteristics presented by the learning objects allow the teacher to work the content of stoichiometry in a more attractive and meaningful way.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Lilianne de SousaBertini, Luciana MedeirosAlves, Leonardo Alcantara2018-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos OriginaisPesquisaçãoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/742210.3895/actio.v3n3.7422ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 43-64ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 43-642525-892310.3895/actio.v3n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7422/5641https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7422/5642Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:59Zoai:periodicos.utfpr:article/7422Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:59Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria Learning object repositories in stoichiometry teaching |
title |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria |
spellingShingle |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria Silva, Lilianne de Sousa Ensino-Aprendizagem Estequiometria; Objetos de Aprendizagem; Metodologias alternativas; Ensino de Química Stoichiometry; Learning Objects; Alternative methodologies; Chemistry Education |
title_short |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria |
title_full |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria |
title_fullStr |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria |
title_full_unstemmed |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria |
title_sort |
Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria |
author |
Silva, Lilianne de Sousa |
author_facet |
Silva, Lilianne de Sousa Bertini, Luciana Medeiros Alves, Leonardo Alcantara |
author_role |
author |
author2 |
Bertini, Luciana Medeiros Alves, Leonardo Alcantara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lilianne de Sousa Bertini, Luciana Medeiros Alves, Leonardo Alcantara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem Estequiometria; Objetos de Aprendizagem; Metodologias alternativas; Ensino de Química Stoichiometry; Learning Objects; Alternative methodologies; Chemistry Education |
topic |
Ensino-Aprendizagem Estequiometria; Objetos de Aprendizagem; Metodologias alternativas; Ensino de Química Stoichiometry; Learning Objects; Alternative methodologies; Chemistry Education |
description |
O conteúdo de estequiometria é visto pela maioria dos alunos como difícil e sem nenhuma aplicabilidade. Essa visão muitas vezes está associada às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, assim como a não compreensão de conteúdos abstratos. Com base nessa constatação, neste artigo foram analisados alguns objetos de aprendizagem com a finalidade de verificar se essa metodologia alternativa reúne as características necessárias para realização de um processo eficiente de ensino-aprendizagem dos conteúdos estequiométricos. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva de oito objetos de aprendizagem, disponíveis gratuitamente nos repositórios Banco de Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, Laboratório Didático Virtual – LabVirt e Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem - PROATIVA. Além disso, foram listados os traços que consideramos facilitadores da construção do conhecimento. Por fim, foi possível notar que as características apresentadas pelos objetos de aprendizagem permitem que o professor trabalhe o conteúdo de estequiometria de forma mais atrativa e significativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais Pesquisação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7422 10.3895/actio.v3n3.7422 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7422 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v3n3.7422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7422/5641 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7422/5642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 43-64 ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 43-64 2525-8923 10.3895/actio.v3n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985742544896 |