O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880 |
Resumo: | Como atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos de 6° e 7° ano de um Colégio Estadual, localizado na região central de Curitiba. A proposta do clube foi a de trabalhar com conteúdo, assuntos e temas que não constavam, necessariamente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Após algumas aulas, foi notada uma defasagem em conteúdos básicos da Matemática, como a operação de multiplicação e divisão. Procurando um método alternativo de suprir a necessidade dos alunos, foi escolhido o Quatrilho, um jogo de cartas que trabalha a junção de fatores e operações equivalentes. O jogo é uma alternativa de ensino que possibilita ensinar o aluno com materiais lúdicos. Esses materiais de ensino são feitos com o intuito do aluno investigar e procurar uma maneira de solução, criando conjecturas e desenvolver o raciocínio lógico. A atividade foi realizada após uma abordagem teórica sobre o conteúdo de multiplicação e potência, sendo o objetivo principal do jogo reforçar e assimilar os conteúdos, tendo em vista que os alunos possuem dificuldades em operações básicas, estas operações são fundamentais para o processo de aprendizagem matemática durante o tempo de escolaridade e na construção do saber matemático. Durante a intervenção com o jogo, os alunos se engajaram na atividade por conta do caráter competitivo do Quatrilho, sempre que tinham alguma dúvida chamavam o professor ou questionavam os colegas. Apesar deles se engajarem e participarem da atividade, foram percebidos alguns problemas de execução no jogo, por conta de ambiguidades nos resultados e nas cartas que expressam, ora um valor, ora uma operação a respeito às regras por conta da competitividade. Durante o texto, são analisados os problemas enfrentados na execução do Quatrilho e proposta uma solução conceitual. |
id |
UTFPR-13_4050209a56bbd17d451a4c25348208e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10880 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamentalmatemática. Educação.Jogos; Multiplicação; QuatrilhoComo atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos de 6° e 7° ano de um Colégio Estadual, localizado na região central de Curitiba. A proposta do clube foi a de trabalhar com conteúdo, assuntos e temas que não constavam, necessariamente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Após algumas aulas, foi notada uma defasagem em conteúdos básicos da Matemática, como a operação de multiplicação e divisão. Procurando um método alternativo de suprir a necessidade dos alunos, foi escolhido o Quatrilho, um jogo de cartas que trabalha a junção de fatores e operações equivalentes. O jogo é uma alternativa de ensino que possibilita ensinar o aluno com materiais lúdicos. Esses materiais de ensino são feitos com o intuito do aluno investigar e procurar uma maneira de solução, criando conjecturas e desenvolver o raciocínio lógico. A atividade foi realizada após uma abordagem teórica sobre o conteúdo de multiplicação e potência, sendo o objetivo principal do jogo reforçar e assimilar os conteúdos, tendo em vista que os alunos possuem dificuldades em operações básicas, estas operações são fundamentais para o processo de aprendizagem matemática durante o tempo de escolaridade e na construção do saber matemático. Durante a intervenção com o jogo, os alunos se engajaram na atividade por conta do caráter competitivo do Quatrilho, sempre que tinham alguma dúvida chamavam o professor ou questionavam os colegas. Apesar deles se engajarem e participarem da atividade, foram percebidos alguns problemas de execução no jogo, por conta de ambiguidades nos resultados e nas cartas que expressam, ora um valor, ora uma operação a respeito às regras por conta da competitividade. Durante o texto, são analisados os problemas enfrentados na execução do Quatrilho e proposta uma solução conceitual.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCamargo, Jhonatan Matheus Ribeiro deAlves, Ingrid Albuquerque2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1088010.3895/actio.v1n1.10880ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880/6998Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:53Zoai:periodicos.utfpr:article/10880Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:53Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental |
title |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de matemática. Educação. Jogos; Multiplicação; Quatrilho |
title_short |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental |
title_full |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental |
title_sort |
O jogo quatrilho como ferramenta de ensino da multiplicação com alunos do 6° e do 7° ano do ensino fundamental |
author |
Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de |
author_facet |
Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de Alves, Ingrid Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Ingrid Albuquerque |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Jhonatan Matheus Ribeiro de Alves, Ingrid Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matemática. Educação. Jogos; Multiplicação; Quatrilho |
topic |
matemática. Educação. Jogos; Multiplicação; Quatrilho |
description |
Como atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos de 6° e 7° ano de um Colégio Estadual, localizado na região central de Curitiba. A proposta do clube foi a de trabalhar com conteúdo, assuntos e temas que não constavam, necessariamente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Após algumas aulas, foi notada uma defasagem em conteúdos básicos da Matemática, como a operação de multiplicação e divisão. Procurando um método alternativo de suprir a necessidade dos alunos, foi escolhido o Quatrilho, um jogo de cartas que trabalha a junção de fatores e operações equivalentes. O jogo é uma alternativa de ensino que possibilita ensinar o aluno com materiais lúdicos. Esses materiais de ensino são feitos com o intuito do aluno investigar e procurar uma maneira de solução, criando conjecturas e desenvolver o raciocínio lógico. A atividade foi realizada após uma abordagem teórica sobre o conteúdo de multiplicação e potência, sendo o objetivo principal do jogo reforçar e assimilar os conteúdos, tendo em vista que os alunos possuem dificuldades em operações básicas, estas operações são fundamentais para o processo de aprendizagem matemática durante o tempo de escolaridade e na construção do saber matemático. Durante a intervenção com o jogo, os alunos se engajaram na atividade por conta do caráter competitivo do Quatrilho, sempre que tinham alguma dúvida chamavam o professor ou questionavam os colegas. Apesar deles se engajarem e participarem da atividade, foram percebidos alguns problemas de execução no jogo, por conta de ambiguidades nos resultados e nas cartas que expressam, ora um valor, ora uma operação a respeito às regras por conta da competitividade. Durante o texto, são analisados os problemas enfrentados na execução do Quatrilho e proposta uma solução conceitual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880 10.3895/actio.v1n1.10880 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10880/6998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984355278848 |