Aspectos motivacionais nas diretrizes curriculares nacionais: foco na formação inicial de professores de química
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16091 |
Resumo: | Esta investigação teve por objetivo verificar a representatividade de aspectos motivacionais em documentos norteadores da formação de professores, especialmente em Química. Para isso, adotamos a perspectiva sociocognitivista da motivação como fundamento de análise. Dentro desse paradigma, consideramos, mais especificamente, a Teoria da Autodeterminação, que pressupõe que a qualidade autônoma da motivação resulta da interação equilibrada entre as demandas internas do sujeito e o contexto em que está inserido, resultando no bem-estar, interesse pelo aprendizado e melhoria do desempenho acadêmico. Isto posto, analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Formação de Professores e de Professores de Química, além de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Licenciatura em Química de duas Instituições Federais de Educação Superior em Manaus. Com esse objetivo, partimos de um protocolo de Análise Documental, sistematizando os dados a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostraram uma boa representatividade dos aspectos motivacionais analisados na DCN/2019, e uma carência de políticas socioemocionais na DCN de formação de professores de Química e PPCs. Sobre estes últimos, há uma necessidade premente de que sejam atualizados e dialoguem efetivamente com as necessidades atuais da Educação Básica, apresentando princípios norteadores que envolvam a motivação e necessidades formativas atreladas às práticas socioemocionais. Por último, ressaltamos a relevância do estudo para gerar reflexões e subsidiar compreensões sobre a motivação na formação de professores de Química, colaborando para o debate acerca de temas voltados ao bem-estar psicológico durante a formação e atuação docente. |
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Aspectos motivacionais nas diretrizes curriculares nacionais: foco na formação inicial de professores de químicaMotivational aspects in the national curriculum guidelines: focus on the initial training of chemistry teachersQuímica; Ensino de Química.Motivatio;. Chemistry Teacher Training; Documental AnalysisMotivação; Formação de Professores de Química; Análise DocumentalEsta investigação teve por objetivo verificar a representatividade de aspectos motivacionais em documentos norteadores da formação de professores, especialmente em Química. Para isso, adotamos a perspectiva sociocognitivista da motivação como fundamento de análise. Dentro desse paradigma, consideramos, mais especificamente, a Teoria da Autodeterminação, que pressupõe que a qualidade autônoma da motivação resulta da interação equilibrada entre as demandas internas do sujeito e o contexto em que está inserido, resultando no bem-estar, interesse pelo aprendizado e melhoria do desempenho acadêmico. Isto posto, analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Formação de Professores e de Professores de Química, além de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Licenciatura em Química de duas Instituições Federais de Educação Superior em Manaus. Com esse objetivo, partimos de um protocolo de Análise Documental, sistematizando os dados a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostraram uma boa representatividade dos aspectos motivacionais analisados na DCN/2019, e uma carência de políticas socioemocionais na DCN de formação de professores de Química e PPCs. Sobre estes últimos, há uma necessidade premente de que sejam atualizados e dialoguem efetivamente com as necessidades atuais da Educação Básica, apresentando princípios norteadores que envolvam a motivação e necessidades formativas atreladas às práticas socioemocionais. Por último, ressaltamos a relevância do estudo para gerar reflexões e subsidiar compreensões sobre a motivação na formação de professores de Química, colaborando para o debate acerca de temas voltados ao bem-estar psicológico durante a formação e atuação docente.This investigation had as objective verifying the representativeness of motivational aspects in teaching guideline documents, especially in Chemistry. To do it, we adopted the sociocognitive perspective of motivation as the foundation of the analysis. In this paradigm, we considered, more specifically, the Self-determination Theory, which presupposes the autonomous quality of motivation results from the balanced interaction between the subject’s internal demands and the context in which is inserted, resulting in the well-being, interest in learning and improve in academic performance. In face of this, we analyzed the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) of Teacher Training and of Chemistry Teachers, and also Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) of Chemistry Graduation of two Federal institutions of Higher Education in Manaus. With this objective, we departed from a protocol of Document Analysis, systematizing the data from the Discursive Textual Analysis. The results demonstrated good representativeness of the motivational aspects analyzed in the DCN/2019, and a lack of socioemotional politics in the DCN of Chemistry teacher training and PPCs. About the latter, there is a pressing need of them being updated and effectively dialoguing with the current needs in Basic Education, presenting guiding principles which involve the motivation and formative needs harnessed to the socioemotional practices. Lastly, we highlighted the relevance of the study, to generate reflections and subside understanding about the motivation in the formation of Chemistry teachers, collaborating to the debate about subjects turned to the psychological well-being during the teacher training and actuation.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Santana, João Bosco PaulainFarias, Sidilene Aquino2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoDocumental AnalysisAnálise Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1609110.3895/actio.v8n1.16091ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-242525-892310.3895/actio.v8n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16091/9531https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16091/2833Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T19:29:41Zoai:periodicos.utfpr:article/16091Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-04-26T19:29:41Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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