As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polido, Adriana Gonçalves Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41337
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_cff877741f7729816b074907f9f2c6d4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguasReading practices and their relationship with reading comprehension in foreign languagesLeituraCompreensão leitoraTreino de estratégiasMotivaçãoReadingReader comprehensionStrategies trainingMotivatioCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, tendo como objetivo verificar e compreender a eficácia da implementação de metodologias e estratégias de compreensão leitora junto de alunos do 7º e do 9º anos de escolaridade. Partiu-se do princípio de que importa promover a reflexão dos alunos sobre as estratégias de compreensão leitora que já utilizavam, e exercitar com eles o uso de estratégias metacognitivas de compreensão na leitura, assim como fazer compreender a relevância da realização de atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura. Em termos da Intervenção, foi realizada, antes de mais, uma fase de diagnóstico, que permitiu verificar que alguns alunos não se interessavam pela leitura e que apresentavam carências gerais ao nível da compreensão leitora; posteriormente, foi delineada uma ação pedagógica que visou motivá-los para a leitura e auxiliá-los a progredir no sentido de se tornarem leitores mais capazes e mais críticos; por último, foi avaliado o impacto desta ação, em que se verificou que os materiais utilizados e as atividades elaboradas com os alunos surtiram um efeito positivo no desenvolvimento da sua motivação e das suas competências de leitura. Os resultados obtidos nesta Intervenção levaram à conclusão de que a aplicação de metodologias e estratégias contribuem para desenvolver e aperfeiçoar a compreensão leitora dos alunos, tanto na Língua Materna, quanto em Língua Estrangeira.This report is part of the professional training of the Master’s Degree in Teaching Portuguese to the 3rd cycle of Primary Education and Secondary Education and Spanish Teaching in Primary and Secondary Education. The aim of this report is to check and understand the effectiveness of the implementation of methodologies and strategies in reading comprehension among pupils of 7th and 9th grade. It started from the principle that it is important to promote reflection of the students on the reading comprehension strategies that they were already using, and exercise with them the use of meta-cognitive strategies for reading comprehension, as well as to understand the relevance of conducting pre-reading, reading and post-reading activities. In terms of the intervention used, first of all, a diagnostic phase was carried out, which showed that some students were not interested in reading and had difficulties in understanding reading comprehension issues. Following on from that a pedagogical action was drawn up which aimed to motivate them to read and help them move towards becoming more capable and more critical readers. Finally, we evaluated the impact of this action and it was found that the materials used and the activities developed with students have had a positive effect on the development of their motivation and their reading skills. The results of this intervention led to the conclusion that the application of methodologies and strategies contribute to developing and improving reading comprehension of students, both in their mother tongue and in a foreign language.Silva, António Carvalho daCea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoPolido, Adriana Gonçalves Sousa20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41337por201458586info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:43.385108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
Reading practices and their relationship with reading comprehension in foreign languages
title As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
spellingShingle As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
Polido, Adriana Gonçalves Sousa
Leitura
Compreensão leitora
Treino de estratégias
Motivação
Reading
Reader comprehension
Strategies training
Motivatio
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
title_full As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
title_fullStr As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
title_full_unstemmed As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
title_sort As práticas de leitura e a sua relação com a compreensão leitora nas aulas de línguas
author Polido, Adriana Gonçalves Sousa
author_facet Polido, Adriana Gonçalves Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
Cea Álvarez, Ana María
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Polido, Adriana Gonçalves Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão leitora
Treino de estratégias
Motivação
Reading
Reader comprehension
Strategies training
Motivatio
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Leitura
Compreensão leitora
Treino de estratégias
Motivação
Reading
Reader comprehension
Strategies training
Motivatio
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41337
url http://hdl.handle.net/1822/41337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201458586
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132783356936192