Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881 |
Resumo: | Ao considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias, denominadas fake news, com a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos e dos projetos integradores que adentraram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e suas relações com a saúde vem sendo abordada nos livros dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de uma pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news estabelecidas com o cotidiano e com a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos à saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência. |
id |
UTFPR-13_41da015a827adb67c2bf3d6f93c0e97e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/16881 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médioFake news and the area of natural sciences and its technologies in new high school: analysis of textbooks of integrator projectsEducação em CiênciasFake news; Livros Didáticos; Educação em SaúdeFake News; Textbooks; Education in HealthAo considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias, denominadas fake news, com a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos e dos projetos integradores que adentraram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e suas relações com a saúde vem sendo abordada nos livros dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de uma pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news estabelecidas com o cotidiano e com a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos à saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência.When considering the current and importance of the fake news theme, the restructuring of Brazilian high school and the new textbooks of the integrative projects that enter schools in 2022, this research aims to analyze how the fake news theme and health has been addressed in the textbooks of the Integrating Projects in the Natural Sciences area and its Technologies. Through a qualitative look and content analysis, the projects that deal with the theme, the concepts and approaches used and the relationships of fake news with people's daily lives and health were identified. It was considered relevant for science education and citizen training to encourage practical activities, debates and investigations on concepts, relationships between disinformation and social networks, impacts on individual and collective health and reflections on science denialist movements.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Martins, Victória Emília GomesVenturi, Tiago2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa Documental em Livros Didáticosapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1688110.3895/actio.v8n2.16881ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-242525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881/9734https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16881/3082Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/16881Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio Fake news and the area of natural sciences and its technologies in new high school: analysis of textbooks of integrator projects |
title |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio |
spellingShingle |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio Martins, Victória Emília Gomes Educação em Ciências Fake news; Livros Didáticos; Educação em Saúde Fake News; Textbooks; Education in Health |
title_short |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio |
title_full |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio |
title_fullStr |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio |
title_sort |
Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio |
author |
Martins, Victória Emília Gomes |
author_facet |
Martins, Victória Emília Gomes Venturi, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Venturi, Tiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Victória Emília Gomes Venturi, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Ciências Fake news; Livros Didáticos; Educação em Saúde Fake News; Textbooks; Education in Health |
topic |
Educação em Ciências Fake news; Livros Didáticos; Educação em Saúde Fake News; Textbooks; Education in Health |
description |
Ao considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias, denominadas fake news, com a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos e dos projetos integradores que adentraram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e suas relações com a saúde vem sendo abordada nos livros dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de uma pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news estabelecidas com o cotidiano e com a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos à saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa Documental em Livros Didáticos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881 10.3895/actio.v8n2.16881 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v8n2.16881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881/9734 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16881/3082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-24 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-24 2525-8923 10.3895/actio.v8n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983135784960 |