Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Victória Emília Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Venturi, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881
Resumo: Ao considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias, denominadas fake news, com a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos e dos projetos integradores que adentraram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e suas relações com a saúde vem sendo abordada nos livros dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de uma pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news estabelecidas com o cotidiano e com a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos à saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência.
id UTFPR-13_41da015a827adb67c2bf3d6f93c0e97e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16881
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médioFake news and the area of natural sciences and its technologies in new high school: analysis of textbooks of integrator projectsEducação em CiênciasFake news; Livros Didáticos; Educação em SaúdeFake News; Textbooks; Education in HealthAo considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias, denominadas fake news, com a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos e dos projetos integradores que adentraram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e suas relações com a saúde vem sendo abordada nos livros dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de uma pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news estabelecidas com o cotidiano e com a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos à saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência.When considering the current and importance of the fake news theme, the restructuring of Brazilian high school and the new textbooks of the integrative projects that enter schools in 2022, this research aims to analyze how the fake news theme and health has been addressed in the textbooks of the Integrating Projects in the Natural Sciences area and its Technologies. Through a qualitative look and content analysis, the projects that deal with the theme, the concepts and approaches used and the relationships of fake news with people's daily lives and health were identified. It was considered relevant for science education and citizen training to encourage practical activities, debates and investigations on concepts, relationships between disinformation and social networks, impacts on individual and collective health and reflections on science denialist movements.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Martins, Victória Emília GomesVenturi, Tiago2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa Documental em Livros Didáticosapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1688110.3895/actio.v8n2.16881ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-242525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881/9734https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16881/3082Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/16881Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
Fake news and the area of natural sciences and its technologies in new high school: analysis of textbooks of integrator projects
title Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
spellingShingle Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
Martins, Victória Emília Gomes
Educação em Ciências
Fake news; Livros Didáticos; Educação em Saúde
Fake News; Textbooks; Education in Health
title_short Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
title_full Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
title_fullStr Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
title_full_unstemmed Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
title_sort Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise de livros dos projetos integradores do ensino médio
author Martins, Victória Emília Gomes
author_facet Martins, Victória Emília Gomes
Venturi, Tiago
author_role author
author2 Venturi, Tiago
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Victória Emília Gomes
Venturi, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Fake news; Livros Didáticos; Educação em Saúde
Fake News; Textbooks; Education in Health
topic Educação em Ciências
Fake news; Livros Didáticos; Educação em Saúde
Fake News; Textbooks; Education in Health
description Ao considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias, denominadas fake news, com a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos e dos projetos integradores que adentraram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e suas relações com a saúde vem sendo abordada nos livros dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de uma pesquisa qualitativa e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news estabelecidas com o cotidiano e com a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos à saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa Documental em Livros Didáticos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881
10.3895/actio.v8n2.16881
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n2.16881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16881/9734
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16881/3082
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-24
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-24
2525-8923
10.3895/actio.v8n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983135784960