Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Joseeldo da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bezerra, Gracimário, Silva, Francisco Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535
Resumo: Este artigo objetiva propor uma Educação Ambiental, à luz da análise do discurso foucaultiana, como instrumento que intente para a desmistificação de fake news reverberadas na mídia. Para isso, propomos o estudo de fake news verificadas pelo site Fakebook.eco, fact-checking que analisa conteúdo de teor falso – ou duvidoso – que versa sobre a temática ambiental. Este empenho põe em evidência duas verdades: a “verdade inventada” e a “verdade verificada”, as quais, conforme constatado, ora se baseiam em critério científico, ora em critério ideológico, este último muitas vezes permeado por viés negacionista. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativa e de teor descritiva-interpretativa e tem como base teórica os pressupostos do filósofo Michel Foucault. Os resultados das análises apontam para densos embates discursivos, tendo a ciência como fundamento que embasa as discussões ambientais.
id FURG-9_54fe70cb282e4d292cd171e936a31544
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13535
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivasEducação AmbientalFake newsVerdadeEducación ambientalFake newsVerdadEnvironmental EducationFake newsTruthEste artigo objetiva propor uma Educação Ambiental, à luz da análise do discurso foucaultiana, como instrumento que intente para a desmistificação de fake news reverberadas na mídia. Para isso, propomos o estudo de fake news verificadas pelo site Fakebook.eco, fact-checking que analisa conteúdo de teor falso – ou duvidoso – que versa sobre a temática ambiental. Este empenho põe em evidência duas verdades: a “verdade inventada” e a “verdade verificada”, as quais, conforme constatado, ora se baseiam em critério científico, ora em critério ideológico, este último muitas vezes permeado por viés negacionista. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativa e de teor descritiva-interpretativa e tem como base teórica os pressupostos do filósofo Michel Foucault. Os resultados das análises apontam para densos embates discursivos, tendo a ciência como fundamento que embasa as discussões ambientais.Lepidus2023-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1353510.14295/remea.v40i1.13535REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 10-301517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535/10152http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Júnior, Joseeldo daBezerra, Gracimário Silva, Francisco Vieira da2023-04-14T20:47:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13535Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2023-04-14T20:47:29Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
title Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
spellingShingle Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
Silva Júnior, Joseeldo da
Educação Ambiental
Fake news
Verdade
Educación ambiental
Fake news
Verdad
Environmental Education
Fake news
Truth
title_short Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
title_full Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
title_fullStr Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
title_full_unstemmed Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
title_sort Educação Ambiental entre o negacionismo e as fake news: intersecções discursivas
author Silva Júnior, Joseeldo da
author_facet Silva Júnior, Joseeldo da
Bezerra, Gracimário
Silva, Francisco Vieira da
author_role author
author2 Bezerra, Gracimário
Silva, Francisco Vieira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Joseeldo da
Bezerra, Gracimário
Silva, Francisco Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Fake news
Verdade
Educación ambiental
Fake news
Verdad
Environmental Education
Fake news
Truth
topic Educação Ambiental
Fake news
Verdade
Educación ambiental
Fake news
Verdad
Environmental Education
Fake news
Truth
description Este artigo objetiva propor uma Educação Ambiental, à luz da análise do discurso foucaultiana, como instrumento que intente para a desmistificação de fake news reverberadas na mídia. Para isso, propomos o estudo de fake news verificadas pelo site Fakebook.eco, fact-checking que analisa conteúdo de teor falso – ou duvidoso – que versa sobre a temática ambiental. Este empenho põe em evidência duas verdades: a “verdade inventada” e a “verdade verificada”, as quais, conforme constatado, ora se baseiam em critério científico, ora em critério ideológico, este último muitas vezes permeado por viés negacionista. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza por ser de cunho qualitativa e de teor descritiva-interpretativa e tem como base teórica os pressupostos do filósofo Michel Foucault. Os resultados das análises apontam para densos embates discursivos, tendo a ciência como fundamento que embasa as discussões ambientais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535
10.14295/remea.v40i1.13535
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535
identifier_str_mv 10.14295/remea.v40i1.13535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13535/10152
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 40 n. 1 (2023): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 10-30
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781258321920