Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Emanuelly Brondani
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arruda, Lisandra Cordeiro, Martins, Fabio Eduardo, Salamon, Celso, Hussein, Fabiana R. G. e Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715
Resumo: No processo de transposição didática para as diversas ciências ensinadas na educação básica, é comum encontrar lacunas e erros conceituais, além de leituras distorcidas dos conceitos científicos que conduzem a situações e problemas cotidianos incoerentes com o grau de informação disponível no mundo contemporâneo, sendo esse o caso, por exemplo, das decisões tomadas com base em ideias de senso comum que podem trazer graves consequências, até mesmo em relação à saúde e a vida das pessoas. Essas falhas podem ser resultantes dos processos educacionais que se baseiam em memorização de conteúdos dissonantes do mundo real. Devido a isso, a maioria dos documentos orientadores, como os parâmetros curriculares nacionais, evidenciam a necessidade de uma discussão interdisciplinar como uma possibilidade para promover o enriquecimento conceitual e a alfabetização cientifica. Alicerçada na ideia de alfabetização concebida por Freire, essa é a capacidade de organizar o pensamento de maneira lógica e a construção de uma consciência critica do mundo que o cerca. O objetivo dessa proposta é explorar o conceito de energia potencial por meio das transformações reversíveis e irreversíveis, utilizando a usina hidrelétrica como objeto de estudo e fomento da interdisciplinaridade. Processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino. A proposta foi delineada para um total de sete aulas, divididas entre as disciplinas de geografia, história, sociologia, matemática, química e física. O desenvolvimento se deu com a parceria dos professores de um colégio estadual e os licenciados de química. A integração das ciências ocorre por meio de atividades investigativas, experimentais e debates. A primeira concentra-se em explorar a compreensão dos mapas topográficos, hidrológicos e demográficos do Brasil. Assim como a problematização das transformações não reversíveis e o conceito de potência nas pilhas. A segunda dedica-se a elucidação das transformações reversíveis da energia na usina hidrelétrica através da montagem de um modelo hidráulico. Por fim, a promoção das discussões incitará a reflexão sobre o custo humano, ambiental e monetário da hidrelétrica. No entanto, pela falta do engajamento das disciplinas, excetuas as de química e física, as atividades incialmente planejadas necessitaram de modificações.  Ainda sim, apesar da redução e restrição temporal, denotou-se o esclarecimento do conceito de energia. Tal elucidação, permitiu a desconstrução da compreensão limitada, disseminada pelo senso comum, de que a energia é sinônimo de eletricidade. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma ferramenta importante e que obtém bons resultados numa concepção de ensino diferente do tradicional.
id UTFPR-13_448c30c6f2921e8fd443cb44a8292ae7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10715
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações1.06.00.00-0Energia; Transformações; Alfabetização científica; Pilhas; Interdisciplinaridade;No processo de transposição didática para as diversas ciências ensinadas na educação básica, é comum encontrar lacunas e erros conceituais, além de leituras distorcidas dos conceitos científicos que conduzem a situações e problemas cotidianos incoerentes com o grau de informação disponível no mundo contemporâneo, sendo esse o caso, por exemplo, das decisões tomadas com base em ideias de senso comum que podem trazer graves consequências, até mesmo em relação à saúde e a vida das pessoas. Essas falhas podem ser resultantes dos processos educacionais que se baseiam em memorização de conteúdos dissonantes do mundo real. Devido a isso, a maioria dos documentos orientadores, como os parâmetros curriculares nacionais, evidenciam a necessidade de uma discussão interdisciplinar como uma possibilidade para promover o enriquecimento conceitual e a alfabetização cientifica. Alicerçada na ideia de alfabetização concebida por Freire, essa é a capacidade de organizar o pensamento de maneira lógica e a construção de uma consciência critica do mundo que o cerca. O objetivo dessa proposta é explorar o conceito de energia potencial por meio das transformações reversíveis e irreversíveis, utilizando a usina hidrelétrica como objeto de estudo e fomento da interdisciplinaridade. Processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino. A proposta foi delineada para um total de sete aulas, divididas entre as disciplinas de geografia, história, sociologia, matemática, química e física. O desenvolvimento se deu com a parceria dos professores de um colégio estadual e os licenciados de química. A integração das ciências ocorre por meio de atividades investigativas, experimentais e debates. A primeira concentra-se em explorar a compreensão dos mapas topográficos, hidrológicos e demográficos do Brasil. Assim como a problematização das transformações não reversíveis e o conceito de potência nas pilhas. A segunda dedica-se a elucidação das transformações reversíveis da energia na usina hidrelétrica através da montagem de um modelo hidráulico. Por fim, a promoção das discussões incitará a reflexão sobre o custo humano, ambiental e monetário da hidrelétrica. No entanto, pela falta do engajamento das disciplinas, excetuas as de química e física, as atividades incialmente planejadas necessitaram de modificações.  Ainda sim, apesar da redução e restrição temporal, denotou-se o esclarecimento do conceito de energia. Tal elucidação, permitiu a desconstrução da compreensão limitada, disseminada pelo senso comum, de que a energia é sinônimo de eletricidade. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma ferramenta importante e que obtém bons resultados numa concepção de ensino diferente do tradicional.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, Emanuelly BrondaniArruda, Lisandra CordeiroMartins, Fabio EduardoSalamon, CelsoHussein, Fabiana R. G. e Silva2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1071510.3895/actio.v1n1.10715ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715/6650https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10715/1439Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:46Zoai:periodicos.utfpr:article/10715Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:46Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
title Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
spellingShingle Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
Lima, Emanuelly Brondani
1.06.00.00-0
Energia; Transformações; Alfabetização científica; Pilhas; Interdisciplinaridade;
title_short Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
title_full Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
title_fullStr Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
title_full_unstemmed Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
title_sort Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
author Lima, Emanuelly Brondani
author_facet Lima, Emanuelly Brondani
Arruda, Lisandra Cordeiro
Martins, Fabio Eduardo
Salamon, Celso
Hussein, Fabiana R. G. e Silva
author_role author
author2 Arruda, Lisandra Cordeiro
Martins, Fabio Eduardo
Salamon, Celso
Hussein, Fabiana R. G. e Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Emanuelly Brondani
Arruda, Lisandra Cordeiro
Martins, Fabio Eduardo
Salamon, Celso
Hussein, Fabiana R. G. e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 1.06.00.00-0
Energia; Transformações; Alfabetização científica; Pilhas; Interdisciplinaridade;
topic 1.06.00.00-0
Energia; Transformações; Alfabetização científica; Pilhas; Interdisciplinaridade;
description No processo de transposição didática para as diversas ciências ensinadas na educação básica, é comum encontrar lacunas e erros conceituais, além de leituras distorcidas dos conceitos científicos que conduzem a situações e problemas cotidianos incoerentes com o grau de informação disponível no mundo contemporâneo, sendo esse o caso, por exemplo, das decisões tomadas com base em ideias de senso comum que podem trazer graves consequências, até mesmo em relação à saúde e a vida das pessoas. Essas falhas podem ser resultantes dos processos educacionais que se baseiam em memorização de conteúdos dissonantes do mundo real. Devido a isso, a maioria dos documentos orientadores, como os parâmetros curriculares nacionais, evidenciam a necessidade de uma discussão interdisciplinar como uma possibilidade para promover o enriquecimento conceitual e a alfabetização cientifica. Alicerçada na ideia de alfabetização concebida por Freire, essa é a capacidade de organizar o pensamento de maneira lógica e a construção de uma consciência critica do mundo que o cerca. O objetivo dessa proposta é explorar o conceito de energia potencial por meio das transformações reversíveis e irreversíveis, utilizando a usina hidrelétrica como objeto de estudo e fomento da interdisciplinaridade. Processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino. A proposta foi delineada para um total de sete aulas, divididas entre as disciplinas de geografia, história, sociologia, matemática, química e física. O desenvolvimento se deu com a parceria dos professores de um colégio estadual e os licenciados de química. A integração das ciências ocorre por meio de atividades investigativas, experimentais e debates. A primeira concentra-se em explorar a compreensão dos mapas topográficos, hidrológicos e demográficos do Brasil. Assim como a problematização das transformações não reversíveis e o conceito de potência nas pilhas. A segunda dedica-se a elucidação das transformações reversíveis da energia na usina hidrelétrica através da montagem de um modelo hidráulico. Por fim, a promoção das discussões incitará a reflexão sobre o custo humano, ambiental e monetário da hidrelétrica. No entanto, pela falta do engajamento das disciplinas, excetuas as de química e física, as atividades incialmente planejadas necessitaram de modificações.  Ainda sim, apesar da redução e restrição temporal, denotou-se o esclarecimento do conceito de energia. Tal elucidação, permitiu a desconstrução da compreensão limitada, disseminada pelo senso comum, de que a energia é sinônimo de eletricidade. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma ferramenta importante e que obtém bons resultados numa concepção de ensino diferente do tradicional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715
10.3895/actio.v1n1.10715
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715/6650
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10715/1439
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983879225344