Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715 |
Resumo: | No processo de transposição didática para as diversas ciências ensinadas na educação básica, é comum encontrar lacunas e erros conceituais, além de leituras distorcidas dos conceitos científicos que conduzem a situações e problemas cotidianos incoerentes com o grau de informação disponível no mundo contemporâneo, sendo esse o caso, por exemplo, das decisões tomadas com base em ideias de senso comum que podem trazer graves consequências, até mesmo em relação à saúde e a vida das pessoas. Essas falhas podem ser resultantes dos processos educacionais que se baseiam em memorização de conteúdos dissonantes do mundo real. Devido a isso, a maioria dos documentos orientadores, como os parâmetros curriculares nacionais, evidenciam a necessidade de uma discussão interdisciplinar como uma possibilidade para promover o enriquecimento conceitual e a alfabetização cientifica. Alicerçada na ideia de alfabetização concebida por Freire, essa é a capacidade de organizar o pensamento de maneira lógica e a construção de uma consciência critica do mundo que o cerca. O objetivo dessa proposta é explorar o conceito de energia potencial por meio das transformações reversíveis e irreversíveis, utilizando a usina hidrelétrica como objeto de estudo e fomento da interdisciplinaridade. Processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino. A proposta foi delineada para um total de sete aulas, divididas entre as disciplinas de geografia, história, sociologia, matemática, química e física. O desenvolvimento se deu com a parceria dos professores de um colégio estadual e os licenciados de química. A integração das ciências ocorre por meio de atividades investigativas, experimentais e debates. A primeira concentra-se em explorar a compreensão dos mapas topográficos, hidrológicos e demográficos do Brasil. Assim como a problematização das transformações não reversíveis e o conceito de potência nas pilhas. A segunda dedica-se a elucidação das transformações reversíveis da energia na usina hidrelétrica através da montagem de um modelo hidráulico. Por fim, a promoção das discussões incitará a reflexão sobre o custo humano, ambiental e monetário da hidrelétrica. No entanto, pela falta do engajamento das disciplinas, excetuas as de química e física, as atividades incialmente planejadas necessitaram de modificações. Ainda sim, apesar da redução e restrição temporal, denotou-se o esclarecimento do conceito de energia. Tal elucidação, permitiu a desconstrução da compreensão limitada, disseminada pelo senso comum, de que a energia é sinônimo de eletricidade. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma ferramenta importante e que obtém bons resultados numa concepção de ensino diferente do tradicional. |
id |
UTFPR-13_448c30c6f2921e8fd443cb44a8292ae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10715 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações1.06.00.00-0Energia; Transformações; Alfabetização científica; Pilhas; Interdisciplinaridade;No processo de transposição didática para as diversas ciências ensinadas na educação básica, é comum encontrar lacunas e erros conceituais, além de leituras distorcidas dos conceitos científicos que conduzem a situações e problemas cotidianos incoerentes com o grau de informação disponível no mundo contemporâneo, sendo esse o caso, por exemplo, das decisões tomadas com base em ideias de senso comum que podem trazer graves consequências, até mesmo em relação à saúde e a vida das pessoas. Essas falhas podem ser resultantes dos processos educacionais que se baseiam em memorização de conteúdos dissonantes do mundo real. Devido a isso, a maioria dos documentos orientadores, como os parâmetros curriculares nacionais, evidenciam a necessidade de uma discussão interdisciplinar como uma possibilidade para promover o enriquecimento conceitual e a alfabetização cientifica. Alicerçada na ideia de alfabetização concebida por Freire, essa é a capacidade de organizar o pensamento de maneira lógica e a construção de uma consciência critica do mundo que o cerca. O objetivo dessa proposta é explorar o conceito de energia potencial por meio das transformações reversíveis e irreversíveis, utilizando a usina hidrelétrica como objeto de estudo e fomento da interdisciplinaridade. Processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino. A proposta foi delineada para um total de sete aulas, divididas entre as disciplinas de geografia, história, sociologia, matemática, química e física. O desenvolvimento se deu com a parceria dos professores de um colégio estadual e os licenciados de química. A integração das ciências ocorre por meio de atividades investigativas, experimentais e debates. A primeira concentra-se em explorar a compreensão dos mapas topográficos, hidrológicos e demográficos do Brasil. Assim como a problematização das transformações não reversíveis e o conceito de potência nas pilhas. A segunda dedica-se a elucidação das transformações reversíveis da energia na usina hidrelétrica através da montagem de um modelo hidráulico. Por fim, a promoção das discussões incitará a reflexão sobre o custo humano, ambiental e monetário da hidrelétrica. No entanto, pela falta do engajamento das disciplinas, excetuas as de química e física, as atividades incialmente planejadas necessitaram de modificações. Ainda sim, apesar da redução e restrição temporal, denotou-se o esclarecimento do conceito de energia. Tal elucidação, permitiu a desconstrução da compreensão limitada, disseminada pelo senso comum, de que a energia é sinônimo de eletricidade. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma ferramenta importante e que obtém bons resultados numa concepção de ensino diferente do tradicional.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima, Emanuelly BrondaniArruda, Lisandra CordeiroMartins, Fabio EduardoSalamon, CelsoHussein, Fabiana R. G. e Silva2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1071510.3895/actio.v1n1.10715ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715/6650https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10715/1439Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:46Zoai:periodicos.utfpr:article/10715Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:46Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações |
title |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações |
spellingShingle |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações Lima, Emanuelly Brondani 1.06.00.00-0 Energia; Transformações; Alfabetização científica; Pilhas; Interdisciplinaridade; |
title_short |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações |
title_full |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações |
title_fullStr |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações |
title_full_unstemmed |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações |
title_sort |
Uma proposta interdisciplinar a partir do conceito de energia potencial e suas transformações |
author |
Lima, Emanuelly Brondani |
author_facet |
Lima, Emanuelly Brondani Arruda, Lisandra Cordeiro Martins, Fabio Eduardo Salamon, Celso Hussein, Fabiana R. G. e Silva |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Lisandra Cordeiro Martins, Fabio Eduardo Salamon, Celso Hussein, Fabiana R. G. e Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Emanuelly Brondani Arruda, Lisandra Cordeiro Martins, Fabio Eduardo Salamon, Celso Hussein, Fabiana R. G. e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1.06.00.00-0 Energia; Transformações; Alfabetização científica; Pilhas; Interdisciplinaridade; |
topic |
1.06.00.00-0 Energia; Transformações; Alfabetização científica; Pilhas; Interdisciplinaridade; |
description |
No processo de transposição didática para as diversas ciências ensinadas na educação básica, é comum encontrar lacunas e erros conceituais, além de leituras distorcidas dos conceitos científicos que conduzem a situações e problemas cotidianos incoerentes com o grau de informação disponível no mundo contemporâneo, sendo esse o caso, por exemplo, das decisões tomadas com base em ideias de senso comum que podem trazer graves consequências, até mesmo em relação à saúde e a vida das pessoas. Essas falhas podem ser resultantes dos processos educacionais que se baseiam em memorização de conteúdos dissonantes do mundo real. Devido a isso, a maioria dos documentos orientadores, como os parâmetros curriculares nacionais, evidenciam a necessidade de uma discussão interdisciplinar como uma possibilidade para promover o enriquecimento conceitual e a alfabetização cientifica. Alicerçada na ideia de alfabetização concebida por Freire, essa é a capacidade de organizar o pensamento de maneira lógica e a construção de uma consciência critica do mundo que o cerca. O objetivo dessa proposta é explorar o conceito de energia potencial por meio das transformações reversíveis e irreversíveis, utilizando a usina hidrelétrica como objeto de estudo e fomento da interdisciplinaridade. Processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino. A proposta foi delineada para um total de sete aulas, divididas entre as disciplinas de geografia, história, sociologia, matemática, química e física. O desenvolvimento se deu com a parceria dos professores de um colégio estadual e os licenciados de química. A integração das ciências ocorre por meio de atividades investigativas, experimentais e debates. A primeira concentra-se em explorar a compreensão dos mapas topográficos, hidrológicos e demográficos do Brasil. Assim como a problematização das transformações não reversíveis e o conceito de potência nas pilhas. A segunda dedica-se a elucidação das transformações reversíveis da energia na usina hidrelétrica através da montagem de um modelo hidráulico. Por fim, a promoção das discussões incitará a reflexão sobre o custo humano, ambiental e monetário da hidrelétrica. No entanto, pela falta do engajamento das disciplinas, excetuas as de química e física, as atividades incialmente planejadas necessitaram de modificações. Ainda sim, apesar da redução e restrição temporal, denotou-se o esclarecimento do conceito de energia. Tal elucidação, permitiu a desconstrução da compreensão limitada, disseminada pelo senso comum, de que a energia é sinônimo de eletricidade. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma ferramenta importante e que obtém bons resultados numa concepção de ensino diferente do tradicional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715 10.3895/actio.v1n1.10715 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10715/6650 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/10715/1439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983879225344 |