Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente. |
id |
UTFPR-13_5282fb0e440e1661c83e138cf6f909ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11654 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)Overview of analysis of the dissertations and monitoring of master’s in science and mathematics teaching (2001-2019)Tópicos Específicos de EducaçãoAnálise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e MatemáticaDissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics TeachingO presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente.The current study aims to bring forward an overview of academic production related to dissertation analysis and the monitoring of graduates from Professional master’s degree in science and Mathematics Teaching at a national level between 2001 and 2019. To accomplish this goal, a data survey was conducted at the databases SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) and in the Minutes of the last ten editions of Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), using keywords such as “master's professional", "science and mathematics teaching" and "postgraduate". The analysis corpus consisted of 22 scientific papers, selected from: 109 papers on the SciELO (only two were selected); 34 dissertations and theses found in the Digital Library of Theses and Dissertations (only six addressed the object of study) and 21 works researched in the Proceedings of editions III to XII ENPEC (14 articles were selected). In summary, these papers addressed to the describe educational products and dissertations, sometimes using the descriptors of Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), the location of the postgraduates, the pedagogical practice of them and the impact of postgraduate training in their professional performance. Considering the number of relevant papers found, as well as, the thematic and methodological approaches used in their construction, such an analysis points us to a still incipient research field, having a lack of papers with a higher level of complexity.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPq e UFRNMagalhães, Letícia RibeiroSilva, Márcia Gorette Lima daMazzé, Fernanda Marur2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1165410.3895/actio.v5n2.11654ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-212525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRspahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654/7616https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11654/1585Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:36Zoai:periodicos.utfpr:article/11654Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) Overview of analysis of the dissertations and monitoring of master’s in science and mathematics teaching (2001-2019) |
title |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) |
spellingShingle |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) Magalhães, Letícia Ribeiro Tópicos Específicos de Educação Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática Dissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics Teaching |
title_short |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) |
title_full |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) |
title_fullStr |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) |
title_full_unstemmed |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) |
title_sort |
Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019) |
author |
Magalhães, Letícia Ribeiro |
author_facet |
Magalhães, Letícia Ribeiro Silva, Márcia Gorette Lima da Mazzé, Fernanda Marur |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Márcia Gorette Lima da Mazzé, Fernanda Marur |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq e UFRN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Letícia Ribeiro Silva, Márcia Gorette Lima da Mazzé, Fernanda Marur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tópicos Específicos de Educação Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática Dissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics Teaching |
topic |
Tópicos Específicos de Educação Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática Dissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics Teaching |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654 10.3895/actio.v5n2.11654 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v5n2.11654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654/7616 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11654/1585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-21 ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-21 2525-8923 10.3895/actio.v5n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984869081088 |