Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Letícia Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Márcia Gorette Lima da, Mazzé, Fernanda Marur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente.
id UTFPR-13_5282fb0e440e1661c83e138cf6f909ff
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11654
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)Overview of analysis of the dissertations and monitoring of master’s in science and mathematics teaching (2001-2019)Tópicos Específicos de EducaçãoAnálise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e MatemáticaDissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics TeachingO presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente.The current study aims to bring forward an overview of academic production related to dissertation analysis and the monitoring of graduates from Professional master’s degree in science and Mathematics Teaching at a national level between 2001 and 2019. To accomplish this goal, a data survey was conducted at the databases SciELO, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) and in the Minutes of the last ten editions of Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), using keywords such as “master's professional", "science and mathematics teaching" and "postgraduate". The analysis corpus consisted of 22 scientific papers, selected from: 109 papers on the SciELO (only two were selected); 34 dissertations and theses found in the Digital Library of Theses and Dissertations (only six addressed the object of study) and 21 works researched in the Proceedings of editions III to XII ENPEC (14 articles were selected). In summary, these papers addressed to the describe educational products and dissertations, sometimes using the descriptors of Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), the location of the postgraduates, the pedagogical practice of them and the impact of postgraduate training in their professional performance. Considering the number of relevant papers found, as well as, the thematic and methodological approaches used in their construction, such an analysis points us to a still incipient research field, having a lack of papers with a higher level of complexity.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPq e UFRNMagalhães, Letícia RibeiroSilva, Márcia Gorette Lima daMazzé, Fernanda Marur2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1165410.3895/actio.v5n2.11654ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-212525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRspahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654/7616https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11654/1585Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:36Zoai:periodicos.utfpr:article/11654Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
Overview of analysis of the dissertations and monitoring of master’s in science and mathematics teaching (2001-2019)
title Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
spellingShingle Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
Magalhães, Letícia Ribeiro
Tópicos Específicos de Educação
Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática
Dissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics Teaching
title_short Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_full Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_fullStr Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_full_unstemmed Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
title_sort Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)
author Magalhães, Letícia Ribeiro
author_facet Magalhães, Letícia Ribeiro
Silva, Márcia Gorette Lima da
Mazzé, Fernanda Marur
author_role author
author2 Silva, Márcia Gorette Lima da
Mazzé, Fernanda Marur
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e UFRN

dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Letícia Ribeiro
Silva, Márcia Gorette Lima da
Mazzé, Fernanda Marur
dc.subject.por.fl_str_mv Tópicos Específicos de Educação
Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática
Dissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics Teaching
topic Tópicos Específicos de Educação
Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática
Dissertation analysis; Professional Master degree; Monitoring of graduates; Analysis of educational products; Science and Mathematics Teaching
description O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654
10.3895/actio.v5n2.11654
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654
identifier_str_mv 10.3895/actio.v5n2.11654
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11654/7616
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11654/1585
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-21
ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-21
2525-8923
10.3895/actio.v5n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984869081088