Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Rosimeire Fernandes Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17699
Resumo: Este estudo trata-se de uma pesquisa realizada no IFRO Câmpus Ji-Paraná, uma instituição de ensino que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Brasil. Essa instituição galgou notável posicionamento em sua região geográfica e, já ofertou formação profissional técnica de nível médio a mais que 1000 de cursos integrados ao ensino médio. Esses alunos formados são chamados de egressos (alumni). Destarte é de grande relevância saber quem são esses egressos no que se refere a sua inserção na sociedade, seja dando seguimento a seus estudos, seja ingressando ao mercado de trabalho. No Brasil, ainda há carência de avaliações de resultados da Eduçação Profissional Tecnológica, principalmente, a de nível médio. E o acompanhamento de egressos por instituições de ensino, ainda é um desafio no Brasil. Nesse sentido, apresenta-se essa investigação que se caracteriza como um estudo de caso, exploratória e descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa que buscou analisar a perceção dos egressos do IFRO Câmpus Ji-Paraná relativa a formação que receberam, seguimento a estudos e profissão, bem como quanto ao relacionamento com a instituição. Buscou-se também as perceções por parte da instituição quanto ao egresso e seu acompanhamento. Além de análise documental, para consecução da pesquisa, participaram 4 gestores como respondentes a entrevista e 465 egressos como respondentes a questionário. Os resultados obtidos permitiram delinear, o perfil dos egressos dos cursos, quanto a formação acadêmica e atividade profissional, bem como inferir sobre as perceções tanto do egresso quanto da instituição sobre o tema em questão. Além disso, a partir dos resultados constatou-se que na instituição existe um relevante encaminhamento formalizado para o acompanhamento de egressos em termos documentais, todavia há carências de melhorias quanto a efetiva implementações das ações previstas para serem desenvolvidas no acompanhamento de egressos, o que pode trazer benefícios para o IFRO Câmpus Ji-Paraná e para seus egressos (alumni).
id RCAP_24b1b4678d1190e47f70e45e4ad96e89
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17699
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamentoAlumni/EgressoPerfil de egressoAcompanhamento de egressoFormação técnica e profissionalAlumni profileTechnical and professional trainingMonitoring of graduatesGestãoEste estudo trata-se de uma pesquisa realizada no IFRO Câmpus Ji-Paraná, uma instituição de ensino que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Brasil. Essa instituição galgou notável posicionamento em sua região geográfica e, já ofertou formação profissional técnica de nível médio a mais que 1000 de cursos integrados ao ensino médio. Esses alunos formados são chamados de egressos (alumni). Destarte é de grande relevância saber quem são esses egressos no que se refere a sua inserção na sociedade, seja dando seguimento a seus estudos, seja ingressando ao mercado de trabalho. No Brasil, ainda há carência de avaliações de resultados da Eduçação Profissional Tecnológica, principalmente, a de nível médio. E o acompanhamento de egressos por instituições de ensino, ainda é um desafio no Brasil. Nesse sentido, apresenta-se essa investigação que se caracteriza como um estudo de caso, exploratória e descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa que buscou analisar a perceção dos egressos do IFRO Câmpus Ji-Paraná relativa a formação que receberam, seguimento a estudos e profissão, bem como quanto ao relacionamento com a instituição. Buscou-se também as perceções por parte da instituição quanto ao egresso e seu acompanhamento. Além de análise documental, para consecução da pesquisa, participaram 4 gestores como respondentes a entrevista e 465 egressos como respondentes a questionário. Os resultados obtidos permitiram delinear, o perfil dos egressos dos cursos, quanto a formação acadêmica e atividade profissional, bem como inferir sobre as perceções tanto do egresso quanto da instituição sobre o tema em questão. Além disso, a partir dos resultados constatou-se que na instituição existe um relevante encaminhamento formalizado para o acompanhamento de egressos em termos documentais, todavia há carências de melhorias quanto a efetiva implementações das ações previstas para serem desenvolvidas no acompanhamento de egressos, o que pode trazer benefícios para o IFRO Câmpus Ji-Paraná e para seus egressos (alumni).This study is a research carried out at IFRO Câmpus Ji-Paraná, an educational institution that is part of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT) in Brazil. This institution has achieved a notable position in its geographic region and has already offered technical vocational training at a high level to more than 1000 courses integrated into high school. These graduated students are called alumni. Thus, it is of great relevance to know who these graduates are with regard to their insertion in society, whether continuing their studies or entering the labor market. In Brazil, there is still a lack of evaluations of the results of Technological Professional Education, mainly at the medium level. And the monitoring of graduates by educational institutions is still a challenge in Brazil. In this sense, this investigation is presented, which is characterized as a case study, exploratory and descriptive, of a qualitative and quantitative nature that sought to analyze the perception of the graduates of IFRO Câmpus Ji-Paraná regarding the training they received, follow-up studies and profession, as well as regarding the relationship with the institution. The institution's perceptions of graduates and their follow-up were also sought. In addition to documentary analysis, in order to carry out the research, 4 managers participated as respondents to the interview and 465 graduates as respondents to the questionnaire. The obtained results allowed to outline, the profile of the graduates of the courses, as the academic formation and professional activity, as well as to infer on the perceptions of both the graduate and the institution on the subject in question. In addition, based on the results, it was found that the institution has a relevant formalized referral for the monitoring of graduates in documentary terms, however there is a lack of improvements regarding the effective implementation of the actions planned to be developed in the monitoring of graduates, which can bring benefits to IFRO Câmpus Ji-Paraná and its alumni.Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBatista, Rosimeire Fernandes Ferreira2021-03-29T09:04:12Z2021-01-272021-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17699TID:202667073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:18.662998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento
title Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento
spellingShingle Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento
Batista, Rosimeire Fernandes Ferreira
Alumni/Egresso
Perfil de egresso
Acompanhamento de egresso
Formação técnica e profissional
Alumni profile
Technical and professional training
Monitoring of graduates
Gestão
title_short Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento
title_full Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento
title_fullStr Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento
title_full_unstemmed Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento
title_sort Egressos (alumni) dos cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFRO Câmpus Ji-Paraná (2013 a 2018): formação, empregabilidade e acompanhamento
author Batista, Rosimeire Fernandes Ferreira
author_facet Batista, Rosimeire Fernandes Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Rosimeire Fernandes Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Alumni/Egresso
Perfil de egresso
Acompanhamento de egresso
Formação técnica e profissional
Alumni profile
Technical and professional training
Monitoring of graduates
Gestão
topic Alumni/Egresso
Perfil de egresso
Acompanhamento de egresso
Formação técnica e profissional
Alumni profile
Technical and professional training
Monitoring of graduates
Gestão
description Este estudo trata-se de uma pesquisa realizada no IFRO Câmpus Ji-Paraná, uma instituição de ensino que faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Brasil. Essa instituição galgou notável posicionamento em sua região geográfica e, já ofertou formação profissional técnica de nível médio a mais que 1000 de cursos integrados ao ensino médio. Esses alunos formados são chamados de egressos (alumni). Destarte é de grande relevância saber quem são esses egressos no que se refere a sua inserção na sociedade, seja dando seguimento a seus estudos, seja ingressando ao mercado de trabalho. No Brasil, ainda há carência de avaliações de resultados da Eduçação Profissional Tecnológica, principalmente, a de nível médio. E o acompanhamento de egressos por instituições de ensino, ainda é um desafio no Brasil. Nesse sentido, apresenta-se essa investigação que se caracteriza como um estudo de caso, exploratória e descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa que buscou analisar a perceção dos egressos do IFRO Câmpus Ji-Paraná relativa a formação que receberam, seguimento a estudos e profissão, bem como quanto ao relacionamento com a instituição. Buscou-se também as perceções por parte da instituição quanto ao egresso e seu acompanhamento. Além de análise documental, para consecução da pesquisa, participaram 4 gestores como respondentes a entrevista e 465 egressos como respondentes a questionário. Os resultados obtidos permitiram delinear, o perfil dos egressos dos cursos, quanto a formação acadêmica e atividade profissional, bem como inferir sobre as perceções tanto do egresso quanto da instituição sobre o tema em questão. Além disso, a partir dos resultados constatou-se que na instituição existe um relevante encaminhamento formalizado para o acompanhamento de egressos em termos documentais, todavia há carências de melhorias quanto a efetiva implementações das ações previstas para serem desenvolvidas no acompanhamento de egressos, o que pode trazer benefícios para o IFRO Câmpus Ji-Paraná e para seus egressos (alumni).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29T09:04:12Z
2021-01-27
2021-01-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17699
TID:202667073
url http://hdl.handle.net/10400.22/17699
identifier_str_mv TID:202667073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131463449313280