De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Jhonny Araujo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Thaís Andressa Lopes de, Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos, da Silveira, Marcelo Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7619
Resumo: As oficinas temáticas são continuamente utilizadas no ensino de Química. São instrumentos que possibilitam a construção de ambientes de investigação em sala de aula, a fim de romper com o ensino tradicional e proporcionar a significação dos conceitos estudados. Acreditando em suas potencialidades didáticas, o presente artigo apresenta parte das reflexões emergentes da construção de uma oficina temática sobre o tema petróleo, a partir da adaptação das atividades de uma sequência didática sobre o mesmo tema gerador. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar quais as principais dificuldades enfrentadas por um grupo de bolsistas de um subprojeto PIBID de Química na construção de uma oficina temática. Para tal, a coleta de dados se deu pelo acompanhamento do processo de elaboração da oficina e das reflexões decorrentes dessa atividade descritas em seus Diários Reflexivos. Os dados obtidos revelaram que, durante o percurso de construção da oficina, as dificuldades enfrentadas pelos bolsistas estavam relacionadas principalmente à elaboração das atividades, à seleção dos conteúdos, ao controle do tempo, à definição da problematização inicial e ao estabelecimento dos critérios de avaliação. Tais resultados reforçam a importância da reflexão sobre o planejamento didático desde a formação inicial, a fim de formar professores atentos aos mais diversos desafios que o planejamento de atividades de ensino pode apresentar.
id UTFPR-13_531e75f9d1bd1140692331eed2637f57
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7619
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de químicaFrom a didactic sequence to a thematic workshop: planning challenges within a PIBID subproject of chemistryPlanejamento e Avaliação Educacional, Planejamento EducacionalAprendizagem; Ensino de Química; Estratégias Didáticas; Funções Docentes; PlanejarLearning; Chemistry teaching; Didactic Strategies; Teaching Functions; PlanningAs oficinas temáticas são continuamente utilizadas no ensino de Química. São instrumentos que possibilitam a construção de ambientes de investigação em sala de aula, a fim de romper com o ensino tradicional e proporcionar a significação dos conceitos estudados. Acreditando em suas potencialidades didáticas, o presente artigo apresenta parte das reflexões emergentes da construção de uma oficina temática sobre o tema petróleo, a partir da adaptação das atividades de uma sequência didática sobre o mesmo tema gerador. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar quais as principais dificuldades enfrentadas por um grupo de bolsistas de um subprojeto PIBID de Química na construção de uma oficina temática. Para tal, a coleta de dados se deu pelo acompanhamento do processo de elaboração da oficina e das reflexões decorrentes dessa atividade descritas em seus Diários Reflexivos. Os dados obtidos revelaram que, durante o percurso de construção da oficina, as dificuldades enfrentadas pelos bolsistas estavam relacionadas principalmente à elaboração das atividades, à seleção dos conteúdos, ao controle do tempo, à definição da problematização inicial e ao estabelecimento dos critérios de avaliação. Tais resultados reforçam a importância da reflexão sobre o planejamento didático desde a formação inicial, a fim de formar professores atentos aos mais diversos desafios que o planejamento de atividades de ensino pode apresentar.Thematic workshops are continuously used in teaching chemistry. They are instruments that allow the construction of research environments in the classroom, in order to break with the traditional teaching and provide the meaning of the concepts studied. Believing in its didactic potential, the present article presents part of the reflections emerging from the construction of a thematic workshop on the petroleum theme, from the adaptation of the activities of a didactic sequence on the same generating theme. In this sense, this work sought to investigate the main difficulties faced by a group of scholars from a PIBID subproject of Chemistry in the construction of a thematic workshop. For this, the data collection was done by the follow-up of the process of elaboration of the workshop and the reflections resulting from this activity described in his Reflective Diaries. The data obtained revealed that, during the construction of the workshop, the difficulties faced by scholarship holders were mainly related to the preparation of activities, selection of content, time control, definition of the initial problem and the establishment of evaluation criteria. These results reinforce the importance of reflection on didactic planning since the initial formation, in order to train teachers attentive to the most diverse challenges that the planning of teaching activities can present.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Estadual de Maringá, CAPESAguiar, Jhonny AraujoOliveira, Thaís Andressa Lopes deReis, Jheniffer Micheline Cortez dosda Silveira, Marcelo Pimentel2019-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoRelatoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/761910.3895/actio.v4n1.7619ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 1 (2019); 26-45ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 1 (2019); 26-452525-892310.3895/actio.v4n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7619/6085https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7619/6086Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:56Zoai:periodicos.utfpr:article/7619Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:56Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química
From a didactic sequence to a thematic workshop: planning challenges within a PIBID subproject of chemistry
title De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química
spellingShingle De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química
Aguiar, Jhonny Araujo
Planejamento e Avaliação Educacional, Planejamento Educacional
Aprendizagem; Ensino de Química; Estratégias Didáticas; Funções Docentes; Planejar
Learning; Chemistry teaching; Didactic Strategies; Teaching Functions; Planning
title_short De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química
title_full De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química
title_fullStr De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química
title_full_unstemmed De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química
title_sort De uma sequência didática a uma oficina temática: desafios do planejamento no âmbito de um subprojeto PIBID de química
author Aguiar, Jhonny Araujo
author_facet Aguiar, Jhonny Araujo
Oliveira, Thaís Andressa Lopes de
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
da Silveira, Marcelo Pimentel
author_role author
author2 Oliveira, Thaís Andressa Lopes de
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
da Silveira, Marcelo Pimentel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá, CAPES

dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Jhonny Araujo
Oliveira, Thaís Andressa Lopes de
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
da Silveira, Marcelo Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento e Avaliação Educacional, Planejamento Educacional
Aprendizagem; Ensino de Química; Estratégias Didáticas; Funções Docentes; Planejar
Learning; Chemistry teaching; Didactic Strategies; Teaching Functions; Planning
topic Planejamento e Avaliação Educacional, Planejamento Educacional
Aprendizagem; Ensino de Química; Estratégias Didáticas; Funções Docentes; Planejar
Learning; Chemistry teaching; Didactic Strategies; Teaching Functions; Planning
description As oficinas temáticas são continuamente utilizadas no ensino de Química. São instrumentos que possibilitam a construção de ambientes de investigação em sala de aula, a fim de romper com o ensino tradicional e proporcionar a significação dos conceitos estudados. Acreditando em suas potencialidades didáticas, o presente artigo apresenta parte das reflexões emergentes da construção de uma oficina temática sobre o tema petróleo, a partir da adaptação das atividades de uma sequência didática sobre o mesmo tema gerador. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar quais as principais dificuldades enfrentadas por um grupo de bolsistas de um subprojeto PIBID de Química na construção de uma oficina temática. Para tal, a coleta de dados se deu pelo acompanhamento do processo de elaboração da oficina e das reflexões decorrentes dessa atividade descritas em seus Diários Reflexivos. Os dados obtidos revelaram que, durante o percurso de construção da oficina, as dificuldades enfrentadas pelos bolsistas estavam relacionadas principalmente à elaboração das atividades, à seleção dos conteúdos, ao controle do tempo, à definição da problematização inicial e ao estabelecimento dos critérios de avaliação. Tais resultados reforçam a importância da reflexão sobre o planejamento didático desde a formação inicial, a fim de formar professores atentos aos mais diversos desafios que o planejamento de atividades de ensino pode apresentar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Relato
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7619
10.3895/actio.v4n1.7619
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7619
identifier_str_mv 10.3895/actio.v4n1.7619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7619/6085
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7619/6086
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 1 (2019); 26-45
ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 1 (2019); 26-45
2525-8923
10.3895/actio.v4n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984402464768