Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAVID, Hellen Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/968
Resumo: O presente trabalho se refere a uma pesquisa qualitativa, ligada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente - SP, realizada na linha de pesquisa “Formação e prática pedagógica do profissional docente”. O principal objetivo foi verificar a importância atribuída ao planejamento didático (anual e semanal) pelos professores e analisar a execução do mesmo, em classes de Educação Infantil de crianças de quatro e cinco anos. O campo da pesquisa compreendeu quatro Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de Presidente Prudente - SP, que foram abordadas por meio dos seguintes procedimentos de coleta de dados: entrevista com professores, observação da execução do planejamento didático semanal pelos professores em aula e análise documental dos planos didáticos – anual e semanal dos professores. Participaram da pesquisa quatro professoras da Educação Infantil que lecionam para crianças na faixa etária de quatro e cinco anos. A fundamentação teórica da pesquisa contemplou os trabalhos sobre Planejamento de Vasconcellos, Zainko, Camilo Filho, Fusari e Gandin, bem como os estudos sobre Educação Infantil de Kuhlmann, Rizzo, Campos e Rosemberg. Foi consultado, também, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, dentre ourtos documentos. Na análise dos dados, adotou-se a metodologia proposta por Bardin, que proporcionou a organização das informações em categorias emergentes. Os dados obtidos permitiram constatar que os professores precisam se aprofundar em estudos sobre o planejamento didático (organização, execução e avaliação) para garantir o aprimoramento da prática docente. A pesquisa poderá oferecer, também, à SEDUC, orientações de caminhos na formação de professores.
id UOES_811cc846abeb912c2c96a989e998c819
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/968
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Planejamento didático: ações e interações na Educação InfantilDidactic Planning: actions and interactions in the Early Childhood EducationEducação InfantilPlanejamento didáticoFormação de professores.Early Childhood EducationDidactic planningTeacher’s trainingPLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALO presente trabalho se refere a uma pesquisa qualitativa, ligada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente - SP, realizada na linha de pesquisa “Formação e prática pedagógica do profissional docente”. O principal objetivo foi verificar a importância atribuída ao planejamento didático (anual e semanal) pelos professores e analisar a execução do mesmo, em classes de Educação Infantil de crianças de quatro e cinco anos. O campo da pesquisa compreendeu quatro Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de Presidente Prudente - SP, que foram abordadas por meio dos seguintes procedimentos de coleta de dados: entrevista com professores, observação da execução do planejamento didático semanal pelos professores em aula e análise documental dos planos didáticos – anual e semanal dos professores. Participaram da pesquisa quatro professoras da Educação Infantil que lecionam para crianças na faixa etária de quatro e cinco anos. A fundamentação teórica da pesquisa contemplou os trabalhos sobre Planejamento de Vasconcellos, Zainko, Camilo Filho, Fusari e Gandin, bem como os estudos sobre Educação Infantil de Kuhlmann, Rizzo, Campos e Rosemberg. Foi consultado, também, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, dentre ourtos documentos. Na análise dos dados, adotou-se a metodologia proposta por Bardin, que proporcionou a organização das informações em categorias emergentes. Os dados obtidos permitiram constatar que os professores precisam se aprofundar em estudos sobre o planejamento didático (organização, execução e avaliação) para garantir o aprimoramento da prática docente. A pesquisa poderá oferecer, também, à SEDUC, orientações de caminhos na formação de professores.This present work refers to a qualitative research, connected to the Master s Program in Education of the University of Oeste Paulista of Presidente Prudente - SP, realized in the line of research "Training and pedagogical practice of the teaching professional". The main objective was to check the importance assigned to didactic planning (annual and weekly) by teachers and analyse the execution thereof in Early Childhood Education classes for children aged four and five years. The field of the research comprised four Municipal Schools of Early Childhood Education of the Presidente Prudente city - SP, which were addressed through the following data collect procedures: interview with teachers, observation of the execution of the weekly didactic planning by teachers in class and document analysis of didactic plans - Annual and weekly of the teachers. The participants were four teachers from the Early Childhood Education who teach for children aged four and five years. The theoretical foundation of the research included the works about planning from Vasconcellos, Zainko, Camilo Filho, Fusari and Gandin, as well as the studies about Early Childhood Education from Kuhlmann, Rizzo, Campos and Rosemberg. It was also consulted the National Reference Curriculum of the Early Childhood Education, the Guidelines and Bases Law of the National Education - LDBN, among other documents. In the data analysis, it was adopted the methodology proposed by Bardin, which provided the organization of the informations in emerging categories. The data obtained allowed to find that teachers need to deepen in studies about the didactic planning (organization, execution and evaluation) to ensure the enhancement of the teaching practice. The research will can offer, also, to SEDUC, path guidelines in the teachers trainingUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoBarros, Helena Farias deRuiz, Adriano Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782Lima, Vanda Moreira Machadohttp://lattes.cnpq.br/9057705430758200DAVID, Hellen Costa2016-07-22T16:15:02Z2016-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAVID, Hellen Costa. Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil. 2016. 255 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/968porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-23T04:00:06Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-23T04:00:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
Didactic Planning: actions and interactions in the Early Childhood Education
title Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
spellingShingle Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
DAVID, Hellen Costa
Educação Infantil
Planejamento didático
Formação de professores.
Early Childhood Education
Didactic planning
Teacher’s training
PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
title_short Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
title_full Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
title_fullStr Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
title_full_unstemmed Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
title_sort Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
author DAVID, Hellen Costa
author_facet DAVID, Hellen Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Helena Farias de
Ruiz, Adriano Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Lima, Vanda Moreira Machado
http://lattes.cnpq.br/9057705430758200
dc.contributor.author.fl_str_mv DAVID, Hellen Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Planejamento didático
Formação de professores.
Early Childhood Education
Didactic planning
Teacher’s training
PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
topic Educação Infantil
Planejamento didático
Formação de professores.
Early Childhood Education
Didactic planning
Teacher’s training
PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
description O presente trabalho se refere a uma pesquisa qualitativa, ligada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente - SP, realizada na linha de pesquisa “Formação e prática pedagógica do profissional docente”. O principal objetivo foi verificar a importância atribuída ao planejamento didático (anual e semanal) pelos professores e analisar a execução do mesmo, em classes de Educação Infantil de crianças de quatro e cinco anos. O campo da pesquisa compreendeu quatro Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de Presidente Prudente - SP, que foram abordadas por meio dos seguintes procedimentos de coleta de dados: entrevista com professores, observação da execução do planejamento didático semanal pelos professores em aula e análise documental dos planos didáticos – anual e semanal dos professores. Participaram da pesquisa quatro professoras da Educação Infantil que lecionam para crianças na faixa etária de quatro e cinco anos. A fundamentação teórica da pesquisa contemplou os trabalhos sobre Planejamento de Vasconcellos, Zainko, Camilo Filho, Fusari e Gandin, bem como os estudos sobre Educação Infantil de Kuhlmann, Rizzo, Campos e Rosemberg. Foi consultado, também, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, dentre ourtos documentos. Na análise dos dados, adotou-se a metodologia proposta por Bardin, que proporcionou a organização das informações em categorias emergentes. Os dados obtidos permitiram constatar que os professores precisam se aprofundar em estudos sobre o planejamento didático (organização, execução e avaliação) para garantir o aprimoramento da prática docente. A pesquisa poderá oferecer, também, à SEDUC, orientações de caminhos na formação de professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22T16:15:02Z
2016-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAVID, Hellen Costa. Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil. 2016. 255 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/968
identifier_str_mv DAVID, Hellen Costa. Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil. 2016. 255 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159946260480