Ensino/educação em química e a in/exclusão de estudantes com deficiência visual: uma análise da produção nacional na perspectiva foucaultiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paula, Tatiane Estacio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Loguercio, Rochele de Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15267
Resumo: O presente artigo objetiva analisar as produções realizadas no campo do Ensino e Educação em Química e a Inclusão de estudantes com deficiência visual, deste modo, optamos por investigar tal relação em dois eventos nacionais, um da área de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e outro da área de Ensino de Química (ENEQ), bem como as pesquisas disponibilizadas no Banco de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Nacional que aborda a temática na última década. Utilizamos o referencial teórico-metodológico baseado em Michel Foucault para tecer problematizações a respeito do tema investigado e da metodologia de Análise do Discurso para examinar os ditos dos professores e/ou pesquisadores, os quais na posição de poder ocupada expressam os saberes que os constituem, definem, assujeitam e /ou subjetivam. Após a identificação dos trabalhos notou-se que ainda existe a necessidade de ampliar os discursos sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual nessa área de conhecimento, há uma necessária e urgente discussão a ser feita na formação inicial de professores que parte da análise de nossos assujeitamentos e chega a um reconhecimento da pedagogia da diferença como força possível de inclusão.
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spelling Ensino/educação em química e a in/exclusão de estudantes com deficiência visual: uma análise da produção nacional na perspectiva foucaultianaChemistry teaching/education and the inclusion/exclusion of visually impaired students: an analysis of the national production from a foucauldian perspectiveEducaçãoDeficiência Visual; Ensino de Química; InclusãoVisual Deficiency; Teaching of Chemistry; InclusionO presente artigo objetiva analisar as produções realizadas no campo do Ensino e Educação em Química e a Inclusão de estudantes com deficiência visual, deste modo, optamos por investigar tal relação em dois eventos nacionais, um da área de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e outro da área de Ensino de Química (ENEQ), bem como as pesquisas disponibilizadas no Banco de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Nacional que aborda a temática na última década. Utilizamos o referencial teórico-metodológico baseado em Michel Foucault para tecer problematizações a respeito do tema investigado e da metodologia de Análise do Discurso para examinar os ditos dos professores e/ou pesquisadores, os quais na posição de poder ocupada expressam os saberes que os constituem, definem, assujeitam e /ou subjetivam. Após a identificação dos trabalhos notou-se que ainda existe a necessidade de ampliar os discursos sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual nessa área de conhecimento, há uma necessária e urgente discussão a ser feita na formação inicial de professores que parte da análise de nossos assujeitamentos e chega a um reconhecimento da pedagogia da diferença como força possível de inclusão.This article aims to analyze the productions made in the field of Teaching and Education in Chemistry and the inclusion of visually impaired students, we chose to investigate this relationship in two national events, one in the area of Research and Education in Sciences (ENPEC) and another in the area of Teaching of Chemistry (ENEQ), as well the academic papers available at the Capes Theses and Dissertations Database and the National Digital Library that addresses the theme in the last decade. We used the theoretical and methodological referential based on Michel Foucault to weave problematizations about the investigated theme and the methodology of Discourse Analysis to examine the words of the teachers and/or researchers, which in the position of power occupied express the knowledge that constitute, define, subjetify and/or subjetivate them. After the identification of the works it was noted that there is still a need to expand the discourses on the inclusion of students with visual impairment in this area of knowledge, there is a necessary and urgent discussion to be done in the initial training of teachers that starts from the analysis of our subjetivities and reaches a recognition of the pedagogy of difference as a possible force for inclusion.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós Graduação em Educação em CiênciasInstituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio.de Paula, Tatiane EstacioLoguercio, Rochele de Quadros2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1526710.3895/actio.v7n3.15267ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-192525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15267/9193https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15267/2592Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15267Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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