A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schmitke, Beatriz, Stella, Nathália Alice, Silva, Vinícius Evair da, Banin, Edna Sakon, Walesko, Glaci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866
Resumo: O seguinte trabalho retrata uma proposição realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, em que apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas, discentes da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR-CT, do Programa Residência Pedagógica, a qual foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica ocorreu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio durante o 2º semestre de 2018, período em que os residentes iniciaram as atividades do Programa nesta escola. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying, especialmente nas turmas dos nonos anos em que os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam participar ativamente e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática-, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes, para tomar conhecimento sobre o que os alunos entendiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar as informações obtidas, refletir e perceber quão significativo foram os números encontrados através da pesquisa, tendo em vista que esses resultados retratam a própria realidade que vivenciavam na escola. Os resultados também evidenciam que o processo de conscientização deve partir de toda a comunidade escolar, dos próprios alunos e principalmente, de seus pais, pois boa parte das atitudes dos estudantes são reflexos da sua vida familiar. Dessa forma, o grande destaque entre os objetivos dessa Intervenção Pedagógica foi de impactar os alunos, para que fossem tocados a desenvolver novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos.
id UTFPR-13_5c467f397a983d76fc934b02822be4b9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10866
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A matemática do bullying: uma intervenção pedagógicaCiências Exatas da Terra/Matemática/Matemática AplicadaConscientização; Bullying; Gráficos.O seguinte trabalho retrata uma proposição realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, em que apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas, discentes da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR-CT, do Programa Residência Pedagógica, a qual foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica ocorreu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio durante o 2º semestre de 2018, período em que os residentes iniciaram as atividades do Programa nesta escola. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying, especialmente nas turmas dos nonos anos em que os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam participar ativamente e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática-, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes, para tomar conhecimento sobre o que os alunos entendiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar as informações obtidas, refletir e perceber quão significativo foram os números encontrados através da pesquisa, tendo em vista que esses resultados retratam a própria realidade que vivenciavam na escola. Os resultados também evidenciam que o processo de conscientização deve partir de toda a comunidade escolar, dos próprios alunos e principalmente, de seus pais, pois boa parte das atitudes dos estudantes são reflexos da sua vida familiar. Dessa forma, o grande destaque entre os objetivos dessa Intervenção Pedagógica foi de impactar os alunos, para que fossem tocados a desenvolver novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Edna Sakon, Universidade Tecnológica Federal do ParanáLuciana Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do ParanáGlaci Walesko, Colégio Estadual Santa CândidaCAPES.de Oliveira, Nicole Cristina CassimiroSchmitke, BeatrizStella, Nathália AliceSilva, Vinícius Evair daBanin, Edna SakonWalesko, Glaci2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1086610.3895/actio.v1n1.10866ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866/6994Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:52Zoai:periodicos.utfpr:article/10866Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:52Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
title A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
spellingShingle A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro
Ciências Exatas da Terra/Matemática/Matemática Aplicada
Conscientização; Bullying; Gráficos.
title_short A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
title_full A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
title_fullStr A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
title_full_unstemmed A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
title_sort A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
author de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro
author_facet de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro
Schmitke, Beatriz
Stella, Nathália Alice
Silva, Vinícius Evair da
Banin, Edna Sakon
Walesko, Glaci
author_role author
author2 Schmitke, Beatriz
Stella, Nathália Alice
Silva, Vinícius Evair da
Banin, Edna Sakon
Walesko, Glaci
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edna Sakon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Luciana Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Glaci Walesko, Colégio Estadual Santa Cândida
CAPES.
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro
Schmitke, Beatriz
Stella, Nathália Alice
Silva, Vinícius Evair da
Banin, Edna Sakon
Walesko, Glaci
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas da Terra/Matemática/Matemática Aplicada
Conscientização; Bullying; Gráficos.
topic Ciências Exatas da Terra/Matemática/Matemática Aplicada
Conscientização; Bullying; Gráficos.
description O seguinte trabalho retrata uma proposição realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, em que apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas, discentes da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR-CT, do Programa Residência Pedagógica, a qual foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica ocorreu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio durante o 2º semestre de 2018, período em que os residentes iniciaram as atividades do Programa nesta escola. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying, especialmente nas turmas dos nonos anos em que os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam participar ativamente e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática-, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes, para tomar conhecimento sobre o que os alunos entendiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar as informações obtidas, refletir e perceber quão significativo foram os números encontrados através da pesquisa, tendo em vista que esses resultados retratam a própria realidade que vivenciavam na escola. Os resultados também evidenciam que o processo de conscientização deve partir de toda a comunidade escolar, dos próprios alunos e principalmente, de seus pais, pois boa parte das atitudes dos estudantes são reflexos da sua vida familiar. Dessa forma, o grande destaque entre os objetivos dessa Intervenção Pedagógica foi de impactar os alunos, para que fossem tocados a desenvolver novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866
10.3895/actio.v1n1.10866
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866/6994
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984833429504