A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866 |
Resumo: | O seguinte trabalho retrata uma proposição realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, em que apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas, discentes da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR-CT, do Programa Residência Pedagógica, a qual foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica ocorreu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio durante o 2º semestre de 2018, período em que os residentes iniciaram as atividades do Programa nesta escola. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying, especialmente nas turmas dos nonos anos em que os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam participar ativamente e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática-, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes, para tomar conhecimento sobre o que os alunos entendiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar as informações obtidas, refletir e perceber quão significativo foram os números encontrados através da pesquisa, tendo em vista que esses resultados retratam a própria realidade que vivenciavam na escola. Os resultados também evidenciam que o processo de conscientização deve partir de toda a comunidade escolar, dos próprios alunos e principalmente, de seus pais, pois boa parte das atitudes dos estudantes são reflexos da sua vida familiar. Dessa forma, o grande destaque entre os objetivos dessa Intervenção Pedagógica foi de impactar os alunos, para que fossem tocados a desenvolver novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos. |
id |
UTFPR-13_5c467f397a983d76fc934b02822be4b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10866 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógicaCiências Exatas da Terra/Matemática/Matemática AplicadaConscientização; Bullying; Gráficos.O seguinte trabalho retrata uma proposição realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, em que apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas, discentes da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR-CT, do Programa Residência Pedagógica, a qual foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica ocorreu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio durante o 2º semestre de 2018, período em que os residentes iniciaram as atividades do Programa nesta escola. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying, especialmente nas turmas dos nonos anos em que os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam participar ativamente e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática-, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes, para tomar conhecimento sobre o que os alunos entendiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar as informações obtidas, refletir e perceber quão significativo foram os números encontrados através da pesquisa, tendo em vista que esses resultados retratam a própria realidade que vivenciavam na escola. Os resultados também evidenciam que o processo de conscientização deve partir de toda a comunidade escolar, dos próprios alunos e principalmente, de seus pais, pois boa parte das atitudes dos estudantes são reflexos da sua vida familiar. Dessa forma, o grande destaque entre os objetivos dessa Intervenção Pedagógica foi de impactar os alunos, para que fossem tocados a desenvolver novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Edna Sakon, Universidade Tecnológica Federal do ParanáLuciana Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do ParanáGlaci Walesko, Colégio Estadual Santa CândidaCAPES.de Oliveira, Nicole Cristina CassimiroSchmitke, BeatrizStella, Nathália AliceSilva, Vinícius Evair daBanin, Edna SakonWalesko, Glaci2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1086610.3895/actio.v1n1.10866ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866/6994Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:52Zoai:periodicos.utfpr:article/10866Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:52Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica |
title |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica |
spellingShingle |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro Ciências Exatas da Terra/Matemática/Matemática Aplicada Conscientização; Bullying; Gráficos. |
title_short |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica |
title_full |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica |
title_fullStr |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica |
title_full_unstemmed |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica |
title_sort |
A matemática do bullying: uma intervenção pedagógica |
author |
de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro |
author_facet |
de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro Schmitke, Beatriz Stella, Nathália Alice Silva, Vinícius Evair da Banin, Edna Sakon Walesko, Glaci |
author_role |
author |
author2 |
Schmitke, Beatriz Stella, Nathália Alice Silva, Vinícius Evair da Banin, Edna Sakon Walesko, Glaci |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Edna Sakon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Luciana Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Glaci Walesko, Colégio Estadual Santa Cândida CAPES. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Nicole Cristina Cassimiro Schmitke, Beatriz Stella, Nathália Alice Silva, Vinícius Evair da Banin, Edna Sakon Walesko, Glaci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas da Terra/Matemática/Matemática Aplicada Conscientização; Bullying; Gráficos. |
topic |
Ciências Exatas da Terra/Matemática/Matemática Aplicada Conscientização; Bullying; Gráficos. |
description |
O seguinte trabalho retrata uma proposição realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, em que apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas, discentes da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR-CT, do Programa Residência Pedagógica, a qual foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica ocorreu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio durante o 2º semestre de 2018, período em que os residentes iniciaram as atividades do Programa nesta escola. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying, especialmente nas turmas dos nonos anos em que os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam participar ativamente e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática-, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes, para tomar conhecimento sobre o que os alunos entendiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar as informações obtidas, refletir e perceber quão significativo foram os números encontrados através da pesquisa, tendo em vista que esses resultados retratam a própria realidade que vivenciavam na escola. Os resultados também evidenciam que o processo de conscientização deve partir de toda a comunidade escolar, dos próprios alunos e principalmente, de seus pais, pois boa parte das atitudes dos estudantes são reflexos da sua vida familiar. Dessa forma, o grande destaque entre os objetivos dessa Intervenção Pedagógica foi de impactar os alunos, para que fossem tocados a desenvolver novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866 10.3895/actio.v1n1.10866 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10866/6994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984833429504 |