Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Evandro Falass
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sousa, Gleison Leandro Santos, Junior, Wagner Neves, Testa, Glaucio, Pimentel, Tatiana Colombo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778
Resumo: Os jogos são tradicionais e presentes na vida humana há tempos, sendo capazes de colaborar com a concentração e motivar quem está jogando. Dessa forma, surge a ideia de ensinar conteúdos escolares por meio de jogos. No campo da Química não tem sido diferente, pois existem enormes dificuldades para ter a atenção e dedicação dos alunos. A nomenclatura de alcanos é um conteúdo fundamental para a compreensão das nomenclaturas das funções orgânicas, tais como: aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, ésteres etc. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da utilização de um jogo de dominó na aprendizagem da nomenclatura de alcanos. O jogo foi desenvolvido e aplicado em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico em Química de um colégio da cidade de Paranavaí, Paraná. O experimento consistiu em uma retomada do conteúdo de hidrocarbonetos, aplicação de uma avaliação diagnóstica (5 questões com tempo de 20 minutos para responder), utilização do jogo e posterior aplicação de nova avaliação. A contabilização do rendimento dos estudantes foi feita atribuindo nota de 0 a 10 às avaliações e comparando-as. Os resultados indicaram que o jogo Dominó de Alcanos facilitou o aprendizado dos alunos, havendo melhoria na média da avaliação em 29%, com nota inicial de 5,5 e final de 7,1. Conclui-se que o jogo Dominó de Alcanos se constituiu como uma ferramenta importante na melhoria do aprendizado dos alunos, sendo simples de se jogar e motivador. A ideia do jogo pode ser expandida para outros conteúdos.
id UTFPR-13_5fdfd18e068b786556acb311b7fd11ae
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6778
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em químicaQuímica, Ensino da QuímicaEducação lúdica; Dominó; Química; Educação; Ensino de químicaOs jogos são tradicionais e presentes na vida humana há tempos, sendo capazes de colaborar com a concentração e motivar quem está jogando. Dessa forma, surge a ideia de ensinar conteúdos escolares por meio de jogos. No campo da Química não tem sido diferente, pois existem enormes dificuldades para ter a atenção e dedicação dos alunos. A nomenclatura de alcanos é um conteúdo fundamental para a compreensão das nomenclaturas das funções orgânicas, tais como: aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, ésteres etc. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da utilização de um jogo de dominó na aprendizagem da nomenclatura de alcanos. O jogo foi desenvolvido e aplicado em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico em Química de um colégio da cidade de Paranavaí, Paraná. O experimento consistiu em uma retomada do conteúdo de hidrocarbonetos, aplicação de uma avaliação diagnóstica (5 questões com tempo de 20 minutos para responder), utilização do jogo e posterior aplicação de nova avaliação. A contabilização do rendimento dos estudantes foi feita atribuindo nota de 0 a 10 às avaliações e comparando-as. Os resultados indicaram que o jogo Dominó de Alcanos facilitou o aprendizado dos alunos, havendo melhoria na média da avaliação em 29%, com nota inicial de 5,5 e final de 7,1. Conclui-se que o jogo Dominó de Alcanos se constituiu como uma ferramenta importante na melhoria do aprendizado dos alunos, sendo simples de se jogar e motivador. A ideia do jogo pode ser expandida para outros conteúdos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Evandro FalassSousa, Gleison Leandro SantosJunior, Wagner NevesTesta, GlaucioPimentel, Tatiana Colombo2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/677810.3895/actio.v2n1.6778ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 342-358ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 342-3582525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778/4370Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:24Zoai:periodicos.utfpr:article/6778Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:24Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
title Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
spellingShingle Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
da Silva, Evandro Falass
Química, Ensino da Química
Educação lúdica; Dominó; Química; Educação; Ensino de química
title_short Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
title_full Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
title_fullStr Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
title_full_unstemmed Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
title_sort Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
author da Silva, Evandro Falass
author_facet da Silva, Evandro Falass
Sousa, Gleison Leandro Santos
Junior, Wagner Neves
Testa, Glaucio
Pimentel, Tatiana Colombo
author_role author
author2 Sousa, Gleison Leandro Santos
Junior, Wagner Neves
Testa, Glaucio
Pimentel, Tatiana Colombo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Evandro Falass
Sousa, Gleison Leandro Santos
Junior, Wagner Neves
Testa, Glaucio
Pimentel, Tatiana Colombo
dc.subject.por.fl_str_mv Química, Ensino da Química
Educação lúdica; Dominó; Química; Educação; Ensino de química
topic Química, Ensino da Química
Educação lúdica; Dominó; Química; Educação; Ensino de química
description Os jogos são tradicionais e presentes na vida humana há tempos, sendo capazes de colaborar com a concentração e motivar quem está jogando. Dessa forma, surge a ideia de ensinar conteúdos escolares por meio de jogos. No campo da Química não tem sido diferente, pois existem enormes dificuldades para ter a atenção e dedicação dos alunos. A nomenclatura de alcanos é um conteúdo fundamental para a compreensão das nomenclaturas das funções orgânicas, tais como: aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, ésteres etc. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da utilização de um jogo de dominó na aprendizagem da nomenclatura de alcanos. O jogo foi desenvolvido e aplicado em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico em Química de um colégio da cidade de Paranavaí, Paraná. O experimento consistiu em uma retomada do conteúdo de hidrocarbonetos, aplicação de uma avaliação diagnóstica (5 questões com tempo de 20 minutos para responder), utilização do jogo e posterior aplicação de nova avaliação. A contabilização do rendimento dos estudantes foi feita atribuindo nota de 0 a 10 às avaliações e comparando-as. Os resultados indicaram que o jogo Dominó de Alcanos facilitou o aprendizado dos alunos, havendo melhoria na média da avaliação em 29%, com nota inicial de 5,5 e final de 7,1. Conclui-se que o jogo Dominó de Alcanos se constituiu como uma ferramenta importante na melhoria do aprendizado dos alunos, sendo simples de se jogar e motivador. A ideia do jogo pode ser expandida para outros conteúdos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778
10.3895/actio.v2n1.6778
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778/4370
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 342-358
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 342-358
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984420290560