Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778 |
Resumo: | Os jogos são tradicionais e presentes na vida humana há tempos, sendo capazes de colaborar com a concentração e motivar quem está jogando. Dessa forma, surge a ideia de ensinar conteúdos escolares por meio de jogos. No campo da Química não tem sido diferente, pois existem enormes dificuldades para ter a atenção e dedicação dos alunos. A nomenclatura de alcanos é um conteúdo fundamental para a compreensão das nomenclaturas das funções orgânicas, tais como: aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, ésteres etc. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da utilização de um jogo de dominó na aprendizagem da nomenclatura de alcanos. O jogo foi desenvolvido e aplicado em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico em Química de um colégio da cidade de Paranavaí, Paraná. O experimento consistiu em uma retomada do conteúdo de hidrocarbonetos, aplicação de uma avaliação diagnóstica (5 questões com tempo de 20 minutos para responder), utilização do jogo e posterior aplicação de nova avaliação. A contabilização do rendimento dos estudantes foi feita atribuindo nota de 0 a 10 às avaliações e comparando-as. Os resultados indicaram que o jogo Dominó de Alcanos facilitou o aprendizado dos alunos, havendo melhoria na média da avaliação em 29%, com nota inicial de 5,5 e final de 7,1. Conclui-se que o jogo Dominó de Alcanos se constituiu como uma ferramenta importante na melhoria do aprendizado dos alunos, sendo simples de se jogar e motivador. A ideia do jogo pode ser expandida para outros conteúdos. |
id |
UTFPR-13_5fdfd18e068b786556acb311b7fd11ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6778 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em químicaQuímica, Ensino da QuímicaEducação lúdica; Dominó; Química; Educação; Ensino de químicaOs jogos são tradicionais e presentes na vida humana há tempos, sendo capazes de colaborar com a concentração e motivar quem está jogando. Dessa forma, surge a ideia de ensinar conteúdos escolares por meio de jogos. No campo da Química não tem sido diferente, pois existem enormes dificuldades para ter a atenção e dedicação dos alunos. A nomenclatura de alcanos é um conteúdo fundamental para a compreensão das nomenclaturas das funções orgânicas, tais como: aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, ésteres etc. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da utilização de um jogo de dominó na aprendizagem da nomenclatura de alcanos. O jogo foi desenvolvido e aplicado em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico em Química de um colégio da cidade de Paranavaí, Paraná. O experimento consistiu em uma retomada do conteúdo de hidrocarbonetos, aplicação de uma avaliação diagnóstica (5 questões com tempo de 20 minutos para responder), utilização do jogo e posterior aplicação de nova avaliação. A contabilização do rendimento dos estudantes foi feita atribuindo nota de 0 a 10 às avaliações e comparando-as. Os resultados indicaram que o jogo Dominó de Alcanos facilitou o aprendizado dos alunos, havendo melhoria na média da avaliação em 29%, com nota inicial de 5,5 e final de 7,1. Conclui-se que o jogo Dominó de Alcanos se constituiu como uma ferramenta importante na melhoria do aprendizado dos alunos, sendo simples de se jogar e motivador. A ideia do jogo pode ser expandida para outros conteúdos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Evandro FalassSousa, Gleison Leandro SantosJunior, Wagner NevesTesta, GlaucioPimentel, Tatiana Colombo2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/677810.3895/actio.v2n1.6778ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 342-358ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 342-3582525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778/4370Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:24Zoai:periodicos.utfpr:article/6778Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:24Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química |
title |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química |
spellingShingle |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química da Silva, Evandro Falass Química, Ensino da Química Educação lúdica; Dominó; Química; Educação; Ensino de química |
title_short |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química |
title_full |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química |
title_fullStr |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química |
title_full_unstemmed |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química |
title_sort |
Utilização do lúdico por meio de dominó para a aprendizagem de alcanos por alunos de curso técnico em química |
author |
da Silva, Evandro Falass |
author_facet |
da Silva, Evandro Falass Sousa, Gleison Leandro Santos Junior, Wagner Neves Testa, Glaucio Pimentel, Tatiana Colombo |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Gleison Leandro Santos Junior, Wagner Neves Testa, Glaucio Pimentel, Tatiana Colombo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Evandro Falass Sousa, Gleison Leandro Santos Junior, Wagner Neves Testa, Glaucio Pimentel, Tatiana Colombo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química, Ensino da Química Educação lúdica; Dominó; Química; Educação; Ensino de química |
topic |
Química, Ensino da Química Educação lúdica; Dominó; Química; Educação; Ensino de química |
description |
Os jogos são tradicionais e presentes na vida humana há tempos, sendo capazes de colaborar com a concentração e motivar quem está jogando. Dessa forma, surge a ideia de ensinar conteúdos escolares por meio de jogos. No campo da Química não tem sido diferente, pois existem enormes dificuldades para ter a atenção e dedicação dos alunos. A nomenclatura de alcanos é um conteúdo fundamental para a compreensão das nomenclaturas das funções orgânicas, tais como: aldeídos, ácidos carboxílicos, cetonas, ésteres etc. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da utilização de um jogo de dominó na aprendizagem da nomenclatura de alcanos. O jogo foi desenvolvido e aplicado em uma turma do primeiro ano do Curso Técnico em Química de um colégio da cidade de Paranavaí, Paraná. O experimento consistiu em uma retomada do conteúdo de hidrocarbonetos, aplicação de uma avaliação diagnóstica (5 questões com tempo de 20 minutos para responder), utilização do jogo e posterior aplicação de nova avaliação. A contabilização do rendimento dos estudantes foi feita atribuindo nota de 0 a 10 às avaliações e comparando-as. Os resultados indicaram que o jogo Dominó de Alcanos facilitou o aprendizado dos alunos, havendo melhoria na média da avaliação em 29%, com nota inicial de 5,5 e final de 7,1. Conclui-se que o jogo Dominó de Alcanos se constituiu como uma ferramenta importante na melhoria do aprendizado dos alunos, sendo simples de se jogar e motivador. A ideia do jogo pode ser expandida para outros conteúdos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778 10.3895/actio.v2n1.6778 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6778/4370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 342-358 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 342-358 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984420290560 |