O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Elaine da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Santos, Fernanda Alves Campolin, Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810
Resumo: Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos. 
id UTFPR-13_ee489fb2e2f77c5c7e03ec052b5cf440
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6810
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunosCiências Humanas/ EducaçãoEnsino de química; Lúdico; Química orgânicaPara a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carlos Eduardo Laburú, CNPq processo 302281/2015-0Ramos, Elaine da Silvados Santos, Fernanda Alves CampolinLaburú, Carlos Eduardo2017-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/681010.3895/actio.v2n2.6810ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 119-136ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 119-1362525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810/4449Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:18Zoai:periodicos.utfpr:article/6810Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:18Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
title O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
spellingShingle O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
Ramos, Elaine da Silva
Ciências Humanas/ Educação
Ensino de química; Lúdico; Química orgânica
title_short O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
title_full O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
title_fullStr O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
title_full_unstemmed O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
title_sort O uso da ludicidade como ferramenta para o ensino de química orgânica: o que pensam os alunos
author Ramos, Elaine da Silva
author_facet Ramos, Elaine da Silva
dos Santos, Fernanda Alves Campolin
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 dos Santos, Fernanda Alves Campolin
Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlos Eduardo Laburú, CNPq processo 302281/2015-0
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Elaine da Silva
dos Santos, Fernanda Alves Campolin
Laburú, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas/ Educação
Ensino de química; Lúdico; Química orgânica
topic Ciências Humanas/ Educação
Ensino de química; Lúdico; Química orgânica
description Para a maioria dos alunos a disciplina de química é muito teórica, monótona, com muitos cálculos e, na maioria das vezes, não possui interação com seu cotidiano. Existem muitas ferramentas que podem vir a auxiliar para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo e mais atraente para os alunos. Uma delas é a utilização de jogos e atividades lúdicas, opção escolhida, para desenvolver um projeto de PIBIC-Jr no IFPR Campus Telêmaco Borba durante o ano de 2016. O presente estudo aborda o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de um jogo didático e de duas atividades lúdicas para o ensino de química orgânica para uma turma de 3° ano do Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Os dados foram analisados por meio de respostas a questionários e posteriormente foram categorizados para a análise dos resultados, que apontaram como o jogo e as atividades lúdicas puderam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e mostraram também que essas ferramentas auxiliaram para que houvesse um maior diálogo e interação entre os alunos. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810
10.3895/actio.v2n2.6810
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n2.6810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6810/4449
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 119-136
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 119-136
2525-8923
10.3895/actio.v2n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985067261952