Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coppi, Marcelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138
Resumo: O estudo apresenta os resultados da evolução da alfabetização científica ao longo dos três anos de Ensino Médio de um Colégio particular de São Paulo, especificamente nas dimensões da natureza da ciência, conteúdo da ciência e impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. O trabalho integra-se a um Programa de Estudo iniciado em 2016, com a aplicação do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e encerrado em 2019, mediante a aplicação do teste aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que haviam participado da primeira aplicação e que permaneceram no Colégio durante todo o Ensino Médio. O instrumento de avaliação utilizado foi o TACB, composto por 110 itens no formato verdadeiro-falso. O teste foi respondido por 87 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Todos estes 87 alunos participaram da primeira aplicação no 9º ano e permaneceram no Colégio durante os três anos do Ensino Médio. Para a análise da proporção de alunos cientificamente alfabetizados foram utilizadas análises de frequência, realizadas por meio do software SPSS. Embora abaixo do esperado, os resultados revelaram um aumento expressivo de 42,2% de alunos cientificamente alfabetizados. 
id UTFPR-13_6c28680a2e2fea337ccf87abf17f880e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14138
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São PauloAssessment of scientific literacy of students along the high school of a private school in São PauloEnsino de CiênciasAlfabetização científica; Teste de alfabetização científica básica; Ensino médio.Scientific literacy; Test of basic scientific literacy; High SchoolO estudo apresenta os resultados da evolução da alfabetização científica ao longo dos três anos de Ensino Médio de um Colégio particular de São Paulo, especificamente nas dimensões da natureza da ciência, conteúdo da ciência e impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. O trabalho integra-se a um Programa de Estudo iniciado em 2016, com a aplicação do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e encerrado em 2019, mediante a aplicação do teste aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que haviam participado da primeira aplicação e que permaneceram no Colégio durante todo o Ensino Médio. O instrumento de avaliação utilizado foi o TACB, composto por 110 itens no formato verdadeiro-falso. O teste foi respondido por 87 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Todos estes 87 alunos participaram da primeira aplicação no 9º ano e permaneceram no Colégio durante os três anos do Ensino Médio. Para a análise da proporção de alunos cientificamente alfabetizados foram utilizadas análises de frequência, realizadas por meio do software SPSS. Embora abaixo do esperado, os resultados revelaram um aumento expressivo de 42,2% de alunos cientificamente alfabetizados. The study presents the results of the evolution of scientific literacy over the three years of High School at a private School in São Paulo, specifically in terms of the nature of science, science content and the impact of science and technology on society. The work is part of a Study Program started in 2016, with the application of the Test of Basic Scientific Literacy (TBSL) to students of the 9th grade of Elementary School and ended in 2019, by applying the test to students of the 3rd grade High School students who had participated in the first application and remained in the School throughout High School. The assessment instrument used was the TACB, composed of 110 items in the true-false format. The test was answered by 87 students in the 3rd grade of High School. All of these 87 students participated in the first application in the 9th grade and remained at the school for the three years of high school. Frequency analyses, performed using SPSS software, were used to analyze the proportion of scientifically literate students. Although lower than expected, the results revealed a sharp evolution of 42,2% of scientifically literate students.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCTCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - CIEP-UECoppi, Marcelo2023-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1413810.3895/actio.v8n1.14138ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-192525-892310.3895/actio.v8n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138/9438https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14138/2224Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T19:29:40Zoai:periodicos.utfpr:article/14138Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-04-26T19:29:40Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
Assessment of scientific literacy of students along the high school of a private school in São Paulo
title Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
spellingShingle Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
Coppi, Marcelo
Ensino de Ciências
Alfabetização científica; Teste de alfabetização científica básica; Ensino médio.
Scientific literacy; Test of basic scientific literacy; High School
title_short Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
title_full Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
title_fullStr Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
title_full_unstemmed Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
title_sort Evolução da alfabetização científica dos alunos ao longo do ensino médio de um colégio particular de São Paulo
author Coppi, Marcelo
author_facet Coppi, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - CIEP-UE

dc.contributor.author.fl_str_mv Coppi, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Alfabetização científica; Teste de alfabetização científica básica; Ensino médio.
Scientific literacy; Test of basic scientific literacy; High School
topic Ensino de Ciências
Alfabetização científica; Teste de alfabetização científica básica; Ensino médio.
Scientific literacy; Test of basic scientific literacy; High School
description O estudo apresenta os resultados da evolução da alfabetização científica ao longo dos três anos de Ensino Médio de um Colégio particular de São Paulo, especificamente nas dimensões da natureza da ciência, conteúdo da ciência e impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. O trabalho integra-se a um Programa de Estudo iniciado em 2016, com a aplicação do Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB) aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e encerrado em 2019, mediante a aplicação do teste aos alunos da 3ª série do Ensino Médio que haviam participado da primeira aplicação e que permaneceram no Colégio durante todo o Ensino Médio. O instrumento de avaliação utilizado foi o TACB, composto por 110 itens no formato verdadeiro-falso. O teste foi respondido por 87 alunos da 3ª série do Ensino Médio. Todos estes 87 alunos participaram da primeira aplicação no 9º ano e permaneceram no Colégio durante os três anos do Ensino Médio. Para a análise da proporção de alunos cientificamente alfabetizados foram utilizadas análises de frequência, realizadas por meio do software SPSS. Embora abaixo do esperado, os resultados revelaram um aumento expressivo de 42,2% de alunos cientificamente alfabetizados. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-01
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138
10.3895/actio.v8n1.14138
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n1.14138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14138/9438
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14138/2224
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-19
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-19
2525-8923
10.3895/actio.v8n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983115862016