Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579 |
Resumo: | O presente artigo visa analisar a qualidade e o uso do livro didático de ciências com professores da escola básica. O livro didático de ciências tem estado presente no contexto escolar ao longo de muitos anos e se caracterizado como parte relevante da cultura material desse ambiente. A pesquisa envolveu treze docentes da escola básica que estavam em formação continuada em um curso de pós-graduação da área de ensino de ciências ofertado por um Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação. O recorte da pesquisa apresentado no artigo envolveu uma oficina, cujo objetivo foi o de coletar dados dos docentes participantes; por meio de um formulário de identificação do perfil do participante e um plano de aula roteirizado, visando à qualidade, às funções e às formas atribuídas pelos pesquisados de uso didático do livro. Em relação à qualidade, os resultados apontaram que, para os participantes, o livro para ser bom deve ter linguagem clara, contextualização observável e objetividade na apresentação dos conteúdos. Verificamos, no conjunto de respostas dadas, que o livro didático foi apontado com várias funções (leitura, acompanhamento de imagens e gráficos, disponibilidade de exercícios diversos) e, no que diz respeito ao seu uso, está cada vez mais mesclado a outros recursos e metodologias de ensino, mas ainda mantém referência maior à importância do conteúdo a ser ensinado e no uso dos exercícios em aula. |
id |
UTFPR-13_6d8a18be33d9c88596e72fc882b8a895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13579 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduaçãoQuality and use of the science school textbook from the point of view of basic education teachers who attend postgraduate coursesEducação; Ensino de CiênciasLivro didático; Formação continuada de professores; Educação básicaSchool textbook; Continuing teacher education; Elementary schoolO presente artigo visa analisar a qualidade e o uso do livro didático de ciências com professores da escola básica. O livro didático de ciências tem estado presente no contexto escolar ao longo de muitos anos e se caracterizado como parte relevante da cultura material desse ambiente. A pesquisa envolveu treze docentes da escola básica que estavam em formação continuada em um curso de pós-graduação da área de ensino de ciências ofertado por um Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação. O recorte da pesquisa apresentado no artigo envolveu uma oficina, cujo objetivo foi o de coletar dados dos docentes participantes; por meio de um formulário de identificação do perfil do participante e um plano de aula roteirizado, visando à qualidade, às funções e às formas atribuídas pelos pesquisados de uso didático do livro. Em relação à qualidade, os resultados apontaram que, para os participantes, o livro para ser bom deve ter linguagem clara, contextualização observável e objetividade na apresentação dos conteúdos. Verificamos, no conjunto de respostas dadas, que o livro didático foi apontado com várias funções (leitura, acompanhamento de imagens e gráficos, disponibilidade de exercícios diversos) e, no que diz respeito ao seu uso, está cada vez mais mesclado a outros recursos e metodologias de ensino, mas ainda mantém referência maior à importância do conteúdo a ser ensinado e no uso dos exercícios em aula.This article aims to analyze the quality and use of science textbooks with elementary school teachers. The science textbook has been present in the school context for many years and has been characterized as a relevant part of the material culture of this environment. The research involved thirteen elementary school teachers who were in continuing education in a science education postgraduate course offered by a Federal Institute of Science, Technology and Education. The research clipping presented in the article involved a workshop, whose objective was to collect data from the participating teachers; through an identification form of the participant's profile and a scripted lesson plan, aiming at the quality, functions and forms attributed by the respondents to the didactic use of the textbook. In relation to quality, the results showed that, for the participants, the textbook to be good must have clear language, observable contextualization and objectivity in the presentation of contents. We verified, in the set of answers given, that the textbook was appointed with several functions (reading, monitoring of images and graphs, availability of various exercises) and, with regard to its use, it is increasingly mixed with other resources and teaching methodologies, but still maintains greater reference to the importance of the content to be taught and the use of exercises in class.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESFAPERJCNPqBorges, Luana LimaPereira, Marcus ViniciusMoreira, Maria Cristina do Amaral2022-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1357910.3895/actio.v7n1.13579ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-17ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-172525-892310.3895/actio.v7n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579/8867https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13579/2101https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13579/2317Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T13:38:36Zoai:periodicos.utfpr:article/13579Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-03-01T13:38:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação Quality and use of the science school textbook from the point of view of basic education teachers who attend postgraduate courses |
title |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação |
spellingShingle |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação Borges, Luana Lima Educação; Ensino de Ciências Livro didático; Formação continuada de professores; Educação básica School textbook; Continuing teacher education; Elementary school |
title_short |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação |
title_full |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação |
title_fullStr |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação |
title_full_unstemmed |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação |
title_sort |
Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação |
author |
Borges, Luana Lima |
author_facet |
Borges, Luana Lima Pereira, Marcus Vinicius Moreira, Maria Cristina do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marcus Vinicius Moreira, Maria Cristina do Amaral |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES FAPERJ CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Luana Lima Pereira, Marcus Vinicius Moreira, Maria Cristina do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino de Ciências Livro didático; Formação continuada de professores; Educação básica School textbook; Continuing teacher education; Elementary school |
topic |
Educação; Ensino de Ciências Livro didático; Formação continuada de professores; Educação básica School textbook; Continuing teacher education; Elementary school |
description |
O presente artigo visa analisar a qualidade e o uso do livro didático de ciências com professores da escola básica. O livro didático de ciências tem estado presente no contexto escolar ao longo de muitos anos e se caracterizado como parte relevante da cultura material desse ambiente. A pesquisa envolveu treze docentes da escola básica que estavam em formação continuada em um curso de pós-graduação da área de ensino de ciências ofertado por um Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação. O recorte da pesquisa apresentado no artigo envolveu uma oficina, cujo objetivo foi o de coletar dados dos docentes participantes; por meio de um formulário de identificação do perfil do participante e um plano de aula roteirizado, visando à qualidade, às funções e às formas atribuídas pelos pesquisados de uso didático do livro. Em relação à qualidade, os resultados apontaram que, para os participantes, o livro para ser bom deve ter linguagem clara, contextualização observável e objetividade na apresentação dos conteúdos. Verificamos, no conjunto de respostas dadas, que o livro didático foi apontado com várias funções (leitura, acompanhamento de imagens e gráficos, disponibilidade de exercícios diversos) e, no que diz respeito ao seu uso, está cada vez mais mesclado a outros recursos e metodologias de ensino, mas ainda mantém referência maior à importância do conteúdo a ser ensinado e no uso dos exercícios em aula. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579 10.3895/actio.v7n1.13579 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n1.13579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579/8867 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13579/2101 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13579/2317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-17 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-17 2525-8923 10.3895/actio.v7n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983020441600 |