Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Luana Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Marcus Vinicius, Moreira, Maria Cristina do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579
Resumo: O presente artigo visa analisar a qualidade e o uso do livro didático de ciências com professores da escola básica. O livro didático de ciências tem estado presente no contexto escolar ao longo de muitos anos e se caracterizado como parte relevante da cultura material desse ambiente. A pesquisa envolveu treze docentes da escola básica que estavam em formação continuada em um curso de pós-graduação da área de ensino de ciências ofertado por um Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação. O recorte da pesquisa apresentado no artigo envolveu uma oficina, cujo objetivo foi o de coletar dados dos docentes participantes; por meio de um formulário de identificação do perfil do participante e um plano de aula roteirizado, visando à qualidade, às funções e às formas atribuídas pelos pesquisados de uso didático do livro. Em relação à qualidade, os resultados apontaram que, para os participantes, o livro para ser bom deve ter linguagem clara, contextualização observável e objetividade na apresentação dos conteúdos. Verificamos, no conjunto de respostas dadas, que o livro didático foi apontado com várias funções (leitura, acompanhamento de imagens e gráficos, disponibilidade de exercícios diversos) e, no que diz respeito ao seu uso, está cada vez mais mesclado a outros recursos e metodologias de ensino, mas ainda mantém referência maior à importância do conteúdo a ser ensinado e no uso dos exercícios em aula.
id UTFPR-13_6d8a18be33d9c88596e72fc882b8a895
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13579
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduaçãoQuality and use of the science school textbook from the point of view of basic education teachers who attend postgraduate coursesEducação; Ensino de CiênciasLivro didático; Formação continuada de professores; Educação básicaSchool textbook; Continuing teacher education; Elementary schoolO presente artigo visa analisar a qualidade e o uso do livro didático de ciências com professores da escola básica. O livro didático de ciências tem estado presente no contexto escolar ao longo de muitos anos e se caracterizado como parte relevante da cultura material desse ambiente. A pesquisa envolveu treze docentes da escola básica que estavam em formação continuada em um curso de pós-graduação da área de ensino de ciências ofertado por um Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação. O recorte da pesquisa apresentado no artigo envolveu uma oficina, cujo objetivo foi o de coletar dados dos docentes participantes; por meio de um formulário de identificação do perfil do participante e um plano de aula roteirizado, visando à qualidade, às funções e às formas atribuídas pelos pesquisados de uso didático do livro. Em relação à qualidade, os resultados apontaram que, para os participantes, o livro para ser bom deve ter linguagem clara, contextualização observável e objetividade na apresentação dos conteúdos. Verificamos, no conjunto de respostas dadas, que o livro didático foi apontado com várias funções (leitura, acompanhamento de imagens e gráficos, disponibilidade de exercícios diversos) e, no que diz respeito ao seu uso, está cada vez mais mesclado a outros recursos e metodologias de ensino, mas ainda mantém referência maior à importância do conteúdo a ser ensinado e no uso dos exercícios em aula.This article aims to analyze the quality and use of science textbooks with elementary school teachers. The science textbook has been present in the school context for many years and has been characterized as a relevant part of the material culture of this environment. The research involved thirteen elementary school teachers who were in continuing education in a science education postgraduate course offered by a Federal Institute of Science, Technology and Education. The research clipping presented in the article involved a workshop, whose objective was to collect data from the participating teachers; through an identification form of the participant's profile and a scripted lesson plan, aiming at the quality, functions and forms attributed by the respondents to the didactic use of the textbook. In relation to quality, the results showed that, for the participants, the textbook to be good must have clear language, observable contextualization and objectivity in the presentation of contents. We verified, in the set of answers given, that the textbook was appointed with several functions (reading, monitoring of images and graphs, availability of various exercises) and, with regard to its use, it is increasingly mixed with other resources and teaching methodologies, but still maintains greater reference to the importance of the content to be taught and the use of exercises in class.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESFAPERJCNPqBorges, Luana LimaPereira, Marcus ViniciusMoreira, Maria Cristina do Amaral2022-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1357910.3895/actio.v7n1.13579ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-17ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-172525-892310.3895/actio.v7n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579/8867https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13579/2101https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13579/2317Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T13:38:36Zoai:periodicos.utfpr:article/13579Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-03-01T13:38:36Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
Quality and use of the science school textbook from the point of view of basic education teachers who attend postgraduate courses
title Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
spellingShingle Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
Borges, Luana Lima
Educação; Ensino de Ciências
Livro didático; Formação continuada de professores; Educação básica
School textbook; Continuing teacher education; Elementary school
title_short Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
title_full Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
title_fullStr Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
title_full_unstemmed Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
title_sort Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação
author Borges, Luana Lima
author_facet Borges, Luana Lima
Pereira, Marcus Vinicius
Moreira, Maria Cristina do Amaral
author_role author
author2 Pereira, Marcus Vinicius
Moreira, Maria Cristina do Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
FAPERJ
CNPq

dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Luana Lima
Pereira, Marcus Vinicius
Moreira, Maria Cristina do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de Ciências
Livro didático; Formação continuada de professores; Educação básica
School textbook; Continuing teacher education; Elementary school
topic Educação; Ensino de Ciências
Livro didático; Formação continuada de professores; Educação básica
School textbook; Continuing teacher education; Elementary school
description O presente artigo visa analisar a qualidade e o uso do livro didático de ciências com professores da escola básica. O livro didático de ciências tem estado presente no contexto escolar ao longo de muitos anos e se caracterizado como parte relevante da cultura material desse ambiente. A pesquisa envolveu treze docentes da escola básica que estavam em formação continuada em um curso de pós-graduação da área de ensino de ciências ofertado por um Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação. O recorte da pesquisa apresentado no artigo envolveu uma oficina, cujo objetivo foi o de coletar dados dos docentes participantes; por meio de um formulário de identificação do perfil do participante e um plano de aula roteirizado, visando à qualidade, às funções e às formas atribuídas pelos pesquisados de uso didático do livro. Em relação à qualidade, os resultados apontaram que, para os participantes, o livro para ser bom deve ter linguagem clara, contextualização observável e objetividade na apresentação dos conteúdos. Verificamos, no conjunto de respostas dadas, que o livro didático foi apontado com várias funções (leitura, acompanhamento de imagens e gráficos, disponibilidade de exercícios diversos) e, no que diz respeito ao seu uso, está cada vez mais mesclado a outros recursos e metodologias de ensino, mas ainda mantém referência maior à importância do conteúdo a ser ensinado e no uso dos exercícios em aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579
10.3895/actio.v7n1.13579
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n1.13579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13579/8867
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13579/2101
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13579/2317
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 1 (2022); 1-17
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 1 (2022); 1-17
2525-8923
10.3895/actio.v7n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983020441600