Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Renata Luiz.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9510
Resumo: O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso do livro didático, especificamente, nas aulas de Geografia na Rede Municipal. Pesquisas sobre o livro didático vêm sendo desenvolvidas para entender a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. O livro didático traz em seus conteúdos conceitos e informações capazes de conduzirem o professor de Geografia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, levando em consideração a realidade em que se inserem os educandos. A presente pesquisa surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados na E.M.E.F Maria do Carmo Pedroza Mendes, na Rede Municipal da Cidade de Nazarezinho-PB. A pesquisa procurou compreender como o livro didático de Geografia do 6ª Ano do Ensino Fundamental contribui para o ensino desta disciplina, a partir da metodologia utilizada em sala de aula pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas buscas em fontes bibliográficas de vários autores como Pontuschka (2013), Bittencourt (1993) e Oliveira (1984), analisando os conteúdos do livro didático do 6º Ano para um entendimento sobre os seus conteúdos. A obtenção de informações fez-se necessário mediante a elaboração e aplicação de questionário a professora de Geografia do 6ª Ano perguntou-se informações sobre o uso do livro didático em suas aulas. Com os dados coletados e analisados percebemos que o livro didático ainda está presente na sala de aula como principal e mais utilizado recurso. A pesquisa teve inicio no mês de Outubro de 2017, estendendo-se até Maio de 2018.
id UFCG_44c807fc4bbc615709145ebe0b113cc4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9510
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.A look at the geography textbook: case study in the 6th grade of elementary school and its contribution to teaching practice.Geografia - livro didáticoLivro didáticoGeografia - ensino fundamentalProfessor de geografiaGeography - TextbookTextbookGeography - Elementary SchoolGeography teacherGeografia.O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso do livro didático, especificamente, nas aulas de Geografia na Rede Municipal. Pesquisas sobre o livro didático vêm sendo desenvolvidas para entender a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. O livro didático traz em seus conteúdos conceitos e informações capazes de conduzirem o professor de Geografia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, levando em consideração a realidade em que se inserem os educandos. A presente pesquisa surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados na E.M.E.F Maria do Carmo Pedroza Mendes, na Rede Municipal da Cidade de Nazarezinho-PB. A pesquisa procurou compreender como o livro didático de Geografia do 6ª Ano do Ensino Fundamental contribui para o ensino desta disciplina, a partir da metodologia utilizada em sala de aula pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas buscas em fontes bibliográficas de vários autores como Pontuschka (2013), Bittencourt (1993) e Oliveira (1984), analisando os conteúdos do livro didático do 6º Ano para um entendimento sobre os seus conteúdos. A obtenção de informações fez-se necessário mediante a elaboração e aplicação de questionário a professora de Geografia do 6ª Ano perguntou-se informações sobre o uso do livro didático em suas aulas. Com os dados coletados e analisados percebemos que o livro didático ainda está presente na sala de aula como principal e mais utilizado recurso. A pesquisa teve inicio no mês de Outubro de 2017, estendendo-se até Maio de 2018.The present study brings a reflection on the use of the didactic book, specifically, in the classes of Geography in the Municipal Network. Research on the textbook has been developed to understand its effectiveness in the teaching and learning process. The textbook brings in its contents concepts and information capable of leading the teacher of Geography in the process of teaching and learning in the classroom, taking into account the reality that surrounds the life of learners. The present research arose from the experiences lived in the supervised internships at E.M.E.F Maria do Carmo Pedrosa Mendes in the Municipal Network of the City of Nazarezinho-PB. The research sought to understand how the textbook of Geography of the 6th year of the initial years of Elementary School contributes to the teaching of this discipline, based on the methodology used in the classroom by the teacher. For the development of the research, bibliographical sources were searched by Pontuschka (2013), Bittencourt (1993) and Oliveira (1984), analyzing the contents of the 6th grade textbook for an understanding of its contents. As data collection, it was necessary to prepare and application a questionnaire to the Geography teacher of the 6th year to obtain information about the use of the textbook in her classes. With the data collected and analyzed we noticed that the textbook is still present in the classroom as the main and most used resource, however, we conclude that the traditional teaching still persists in schools even in the face of so much technology and varied methodological resources. The research began in October 2017, extending until May 2018.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.ALVES, C. C. E.http://lattes.cnpq.br/4727172806308807DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.MENDES, Renata Luiz.2018-08-062019-11-25T20:53:26Z2019-11-252019-11-25T20:53:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9510MENDES, Renata Luiz. Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T12:40:50Zoai:localhost:riufcg/9510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T12:40:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.
A look at the geography textbook: case study in the 6th grade of elementary school and its contribution to teaching practice.
title Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.
spellingShingle Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.
MENDES, Renata Luiz.
Geografia - livro didático
Livro didático
Geografia - ensino fundamental
Professor de geografia
Geography - Textbook
Textbook
Geography - Elementary School
Geography teacher
Geografia.
title_short Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.
title_full Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.
title_fullStr Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.
title_full_unstemmed Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.
title_sort Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.
author MENDES, Renata Luiz.
author_facet MENDES, Renata Luiz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
ALVES, C. C. E.
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Renata Luiz.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - livro didático
Livro didático
Geografia - ensino fundamental
Professor de geografia
Geography - Textbook
Textbook
Geography - Elementary School
Geography teacher
Geografia.
topic Geografia - livro didático
Livro didático
Geografia - ensino fundamental
Professor de geografia
Geography - Textbook
Textbook
Geography - Elementary School
Geography teacher
Geografia.
description O presente estudo traz uma reflexão sobre o uso do livro didático, especificamente, nas aulas de Geografia na Rede Municipal. Pesquisas sobre o livro didático vêm sendo desenvolvidas para entender a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. O livro didático traz em seus conteúdos conceitos e informações capazes de conduzirem o professor de Geografia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, levando em consideração a realidade em que se inserem os educandos. A presente pesquisa surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados na E.M.E.F Maria do Carmo Pedroza Mendes, na Rede Municipal da Cidade de Nazarezinho-PB. A pesquisa procurou compreender como o livro didático de Geografia do 6ª Ano do Ensino Fundamental contribui para o ensino desta disciplina, a partir da metodologia utilizada em sala de aula pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas buscas em fontes bibliográficas de vários autores como Pontuschka (2013), Bittencourt (1993) e Oliveira (1984), analisando os conteúdos do livro didático do 6º Ano para um entendimento sobre os seus conteúdos. A obtenção de informações fez-se necessário mediante a elaboração e aplicação de questionário a professora de Geografia do 6ª Ano perguntou-se informações sobre o uso do livro didático em suas aulas. Com os dados coletados e analisados percebemos que o livro didático ainda está presente na sala de aula como principal e mais utilizado recurso. A pesquisa teve inicio no mês de Outubro de 2017, estendendo-se até Maio de 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06
2019-11-25T20:53:26Z
2019-11-25
2019-11-25T20:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9510
MENDES, Renata Luiz. Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9510
identifier_str_mv MENDES, Renata Luiz. Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744416045268992