Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788 |
Resumo: | Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante. |
id |
UTFPR-13_6ec2402c712547b0a3f82e6e1a9a0a30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6788 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciênciasEducação/Ensino-AprendizagemHistória da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciênciasConsiderando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPalma, Lorena Cristina RomeroGuarnieri, Patricia VecchioPansera, Fernanda CristinaGatti, Sandra Regina Teodoro2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/678810.3895/actio.v2n1.6788ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 401-419ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 401-4192525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788/4388Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:25Zoai:periodicos.utfpr:article/6788Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
spellingShingle |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências Palma, Lorena Cristina Romero Educação/Ensino-Aprendizagem História da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciências |
title_short |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_full |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_fullStr |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
title_sort |
Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências |
author |
Palma, Lorena Cristina Romero |
author_facet |
Palma, Lorena Cristina Romero Guarnieri, Patricia Vecchio Pansera, Fernanda Cristina Gatti, Sandra Regina Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
Guarnieri, Patricia Vecchio Pansera, Fernanda Cristina Gatti, Sandra Regina Teodoro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palma, Lorena Cristina Romero Guarnieri, Patricia Vecchio Pansera, Fernanda Cristina Gatti, Sandra Regina Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação/Ensino-Aprendizagem História da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciências |
topic |
Educação/Ensino-Aprendizagem História da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciências |
description |
Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788 10.3895/actio.v2n1.6788 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788/4388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 401-419 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 401-419 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983669510144 |