Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Lorena Cristina Romero
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guarnieri, Patricia Vecchio, Pansera, Fernanda Cristina, Gatti, Sandra Regina Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788
Resumo: Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante.
id UTFPR-13_6ec2402c712547b0a3f82e6e1a9a0a30
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6788
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciênciasEducação/Ensino-AprendizagemHistória da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciênciasConsiderando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPalma, Lorena Cristina RomeroGuarnieri, Patricia VecchioPansera, Fernanda CristinaGatti, Sandra Regina Teodoro2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/678810.3895/actio.v2n1.6788ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 401-419ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 401-4192525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788/4388Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:25Zoai:periodicos.utfpr:article/6788Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
spellingShingle Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
Palma, Lorena Cristina Romero
Educação/Ensino-Aprendizagem
História da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciências
title_short Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_full Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_fullStr Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_full_unstemmed Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
title_sort Um levantamento de teses e dissertações de um programa de pós-graduação sobre a aproximação da história da ciência e o ensino de ciências
author Palma, Lorena Cristina Romero
author_facet Palma, Lorena Cristina Romero
Guarnieri, Patricia Vecchio
Pansera, Fernanda Cristina
Gatti, Sandra Regina Teodoro
author_role author
author2 Guarnieri, Patricia Vecchio
Pansera, Fernanda Cristina
Gatti, Sandra Regina Teodoro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Lorena Cristina Romero
Guarnieri, Patricia Vecchio
Pansera, Fernanda Cristina
Gatti, Sandra Regina Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação/Ensino-Aprendizagem
História da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciências
topic Educação/Ensino-Aprendizagem
História da ciência; Levantamento; Teses e dissertações; Ensino de ciências
description Considerando a importância da aproximação da História da Ciência (HC) com o Ensino de Ciências, buscou-se desenvolver uma pesquisa com o objetivo de elaborar um panorama de teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – USP, de 2012 a 2016, e que abordam a HC no Ensino de Ciências. Fez-se uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, procurando evidenciar o total de trabalhos defendidos no programa desde a sua implementação e em relação aos anos de 2012 a 2016. No que diz respeito aos cinco anos mencionados, foram defendidos 220 trabalhos. Levantou-se aqueles trabalhos que utilizaram a abordagem de HC, sendo um total de 23. A fim de identificar quais as perspectivas de HC utilizadas por tais trabalhos, buscou-se evidenciar quais os objetivos e focos das teses e dissertações selecionadas. Encontrou-se cinco categorias de trabalhos, utilizando as categorias propostas por Morais (2016), sendo História da Ciência no Ensino de Ciências a mais significante em números de trabalhos. Com a realização desse levantamento nota-se a necessidade de dar atenção a trabalhos que versem sobre a HC, devido ao fato de inferir-se que a sua utilização na prática docente auxilia em uma visão de Ciência mais adequada, que possibilita questionamentos e não a aceitação desta como uma verdade absoluta, contribuindo para a formação do estudante.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788
10.3895/actio.v2n1.6788
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6788/4388
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 401-419
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 401-419
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983669510144