Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Wilton Gimenes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Saavedra, Nestor Cortez, Miquelin, Awdry Feisser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582
Resumo: Este trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, da criação da área de Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e outros documentos oficiais e programas governamentais, é observado quais os pressupostos e características dos círculos esotéricos e exotéricos, com os seus respectivos coletivos de pensamentos, bem como a transferência de conhecimentos intra e intercoletiva que culminaram na criação e desenvolvimento do programa. Verifica-se que o programa demonstra estar de acordo com as mudanças propostas na educação brasileira, sendo necessários às demandas sociais, e que está alinhado com a circulação de conhecimento de Fleck, respeitando as características do processo de criação científica. Constata-se também que a interdisciplinaridade é um elemento comum e necessário tanto para a perspectiva de Fleck quanto para os documentos oficiais.
id UTFPR-13_7d4a86d9cb1acf156cab32ef1b5379c9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14582
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de FleckAnalysis of the path of a professional postgraduate program in education (PPGFCET) from the perspective of fleck's epistemology7.08.00.00-6 EducaçãoPPGFCET; Ludwik Fleck; Coletivos de PensamentosPPGFCET; Ludwick Fleck; Collectives of ThoughtsEste trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, da criação da área de Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e outros documentos oficiais e programas governamentais, é observado quais os pressupostos e características dos círculos esotéricos e exotéricos, com os seus respectivos coletivos de pensamentos, bem como a transferência de conhecimentos intra e intercoletiva que culminaram na criação e desenvolvimento do programa. Verifica-se que o programa demonstra estar de acordo com as mudanças propostas na educação brasileira, sendo necessários às demandas sociais, e que está alinhado com a circulação de conhecimento de Fleck, respeitando as características do processo de criação científica. Constata-se também que a interdisciplinaridade é um elemento comum e necessário tanto para a perspectiva de Fleck quanto para os documentos oficiais.This paper analyzes the trajectory of the Graduate Program in Scientific, Educational and Technological (PPGFCET) at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), from the perspective of Ludwik Fleck's epistemology. From the Law of Guidelines and Bases of 1996, the creation of the Teaching of Science and Mathematics Area, the Program for Restructuring and Expansion of Federal Universities and other official documents and regulated programs, the assumptions and characteristics of esoteric circles and exoteric, with their respective collectives of thoughts, as well as the transfer of intra and inter-collective knowledge that culminated in the creation and development of the program. It is verified that the Program demonstrates to agree with the proposed changes in Brazilian education, being sent to social demands, and that it is aligned with Fleck's circulation of knowledge, respecting the characteristics of the scientific creation process. It is also found that interdisciplinarity is a common and necessary element both for Fleck's perspective and for official documents.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barbosa, Wilton GimenesSaavedra, Nestor CortezMiquelin, Awdry Feisser2021-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de Caso, Pesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1458210.3895/actio.v6n3.14582ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-30ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-302525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582/8589Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:30Zoai:periodicos.utfpr:article/14582Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:30Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
Analysis of the path of a professional postgraduate program in education (PPGFCET) from the perspective of fleck's epistemology
title Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
spellingShingle Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
Barbosa, Wilton Gimenes
7.08.00.00-6 Educação
PPGFCET; Ludwik Fleck; Coletivos de Pensamentos
PPGFCET; Ludwick Fleck; Collectives of Thoughts
title_short Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_full Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_fullStr Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_full_unstemmed Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
title_sort Análise da trajetória de um programa de pós-graduação profissional em ensino (PPGFCET) sob a perspectiva da epistemologia de Fleck
author Barbosa, Wilton Gimenes
author_facet Barbosa, Wilton Gimenes
Saavedra, Nestor Cortez
Miquelin, Awdry Feisser
author_role author
author2 Saavedra, Nestor Cortez
Miquelin, Awdry Feisser
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Wilton Gimenes
Saavedra, Nestor Cortez
Miquelin, Awdry Feisser
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação
PPGFCET; Ludwik Fleck; Coletivos de Pensamentos
PPGFCET; Ludwick Fleck; Collectives of Thoughts
topic 7.08.00.00-6 Educação
PPGFCET; Ludwik Fleck; Coletivos de Pensamentos
PPGFCET; Ludwick Fleck; Collectives of Thoughts
description Este trabalho analisa a trajetória do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), perante a perspectiva da epistemologia de Ludwik Fleck. A partir da reestruturação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, da criação da área de Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e outros documentos oficiais e programas governamentais, é observado quais os pressupostos e características dos círculos esotéricos e exotéricos, com os seus respectivos coletivos de pensamentos, bem como a transferência de conhecimentos intra e intercoletiva que culminaram na criação e desenvolvimento do programa. Verifica-se que o programa demonstra estar de acordo com as mudanças propostas na educação brasileira, sendo necessários às demandas sociais, e que está alinhado com a circulação de conhecimento de Fleck, respeitando as características do processo de criação científica. Constata-se também que a interdisciplinaridade é um elemento comum e necessário tanto para a perspectiva de Fleck quanto para os documentos oficiais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de Caso, Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582
10.3895/actio.v6n3.14582
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n3.14582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14582/8589
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-30
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-30
2525-8923
10.3895/actio.v6n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984437067776