Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302 |
Resumo: | A necessidade de se construir novas competências e habilidades para a contemporânea era do conhecimento reforça a importância de mudanças na organização do processo de ensino e de aprendizagem. As metodologias ativas (MAs) podem ser consideradas aliadas na construção dos conhecimentos em contextos educacionais diversos, devido às possiblidades de integração e valorização de saberes plurais. Sendo assim, a formação docente torna-se um eixo importante nessas discussões. Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões sobre MAs experienciadas por futuros professores de Ciências da Natureza, no contexto de uma universidade pública federal da Bahia. Metodologicamente, o trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na aplicação de dez entrevistas semiestruturadas, para discentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LICNT), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, situada em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, de Bardin. Com base nos resultados, foi possível destacar que os discentes reconhecem as MAs como processos inovadores que favorecem a aprendizagem e, nessa dimensão, apontaram o protagonismo discente como uma característica importante que participa de um processo de emancipação dos indivíduos. |
id |
UTFPR-13_7eb9d46059e00963c0620301dd985c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14302 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativasReflections of future natural science teachers on active methodologiesCiências humanas; Ensino-aprendizagem.Active learning; Leaner-centeredness; Teacher educationAprendizagem ativa; Protagonismo discente; Formação de professoresA necessidade de se construir novas competências e habilidades para a contemporânea era do conhecimento reforça a importância de mudanças na organização do processo de ensino e de aprendizagem. As metodologias ativas (MAs) podem ser consideradas aliadas na construção dos conhecimentos em contextos educacionais diversos, devido às possiblidades de integração e valorização de saberes plurais. Sendo assim, a formação docente torna-se um eixo importante nessas discussões. Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões sobre MAs experienciadas por futuros professores de Ciências da Natureza, no contexto de uma universidade pública federal da Bahia. Metodologicamente, o trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na aplicação de dez entrevistas semiestruturadas, para discentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LICNT), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, situada em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, de Bardin. Com base nos resultados, foi possível destacar que os discentes reconhecem as MAs como processos inovadores que favorecem a aprendizagem e, nessa dimensão, apontaram o protagonismo discente como uma característica importante que participa de um processo de emancipação dos indivíduos.The need to develop new skills and abilities for the contemporary era of knowledge reinforces the importance of changes in the organization of the teaching and learning process. Active methodologies (AMs) can be considered as allies in the construction of knowledge in different educational contexts, owing to the possibilities of integration and appreciation of plural knowledge. Therefore, teacher education is a central issue in these discussions. In this scenario, the aim of present article is to analyze the reflections on AMs of future Natural Sciences teachers studying in a government-owned university in Bahia. This qualitative study was developed by applying ten semi-structured interviews to students of the Interdisciplinary Teaching Degree in Natural Sciences and Technologies (LICNT), at the Federal University of Southern Bahia (UFSB), Paulo Freire campus, located in Teixeira de Freitas, in the far south of Bahia. Bardin’s Content Analysis approach was used for data analysis. Based on the findings, it can be argued that the students recognize AMs as innovative processes that can facilitate learning. In this dimension, they pointed out that learner centeredness is an important characteristic for people’s empowerment.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Elaine Fernanda dosSantos, Sindiany Suelen Caduda dosPagan, Alice Alexandre2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1430210.3895/actio.v7n3.14302ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-242525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302/9149https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14302/2300Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/14302Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas Reflections of future natural science teachers on active methodologies |
title |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas |
spellingShingle |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas Santos, Elaine Fernanda dos Ciências humanas; Ensino-aprendizagem. Active learning; Leaner-centeredness; Teacher education Aprendizagem ativa; Protagonismo discente; Formação de professores |
title_short |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas |
title_full |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas |
title_fullStr |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas |
title_full_unstemmed |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas |
title_sort |
Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas |
author |
Santos, Elaine Fernanda dos |
author_facet |
Santos, Elaine Fernanda dos Santos, Sindiany Suelen Caduda dos Pagan, Alice Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sindiany Suelen Caduda dos Pagan, Alice Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Elaine Fernanda dos Santos, Sindiany Suelen Caduda dos Pagan, Alice Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas; Ensino-aprendizagem. Active learning; Leaner-centeredness; Teacher education Aprendizagem ativa; Protagonismo discente; Formação de professores |
topic |
Ciências humanas; Ensino-aprendizagem. Active learning; Leaner-centeredness; Teacher education Aprendizagem ativa; Protagonismo discente; Formação de professores |
description |
A necessidade de se construir novas competências e habilidades para a contemporânea era do conhecimento reforça a importância de mudanças na organização do processo de ensino e de aprendizagem. As metodologias ativas (MAs) podem ser consideradas aliadas na construção dos conhecimentos em contextos educacionais diversos, devido às possiblidades de integração e valorização de saberes plurais. Sendo assim, a formação docente torna-se um eixo importante nessas discussões. Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões sobre MAs experienciadas por futuros professores de Ciências da Natureza, no contexto de uma universidade pública federal da Bahia. Metodologicamente, o trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na aplicação de dez entrevistas semiestruturadas, para discentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LICNT), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, situada em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, de Bardin. Com base nos resultados, foi possível destacar que os discentes reconhecem as MAs como processos inovadores que favorecem a aprendizagem e, nessa dimensão, apontaram o protagonismo discente como uma característica importante que participa de um processo de emancipação dos indivíduos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302 10.3895/actio.v7n3.14302 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n3.14302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302/9149 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14302/2300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-24 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-24 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984363667456 |