Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elaine Fernanda dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Sindiany Suelen Caduda dos, Pagan, Alice Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302
Resumo: A necessidade de se construir novas competências e habilidades para a contemporânea era do conhecimento reforça a importância de mudanças na organização do processo de ensino e de aprendizagem. As metodologias ativas (MAs) podem ser consideradas aliadas na construção dos conhecimentos em contextos educacionais diversos, devido às possiblidades de integração e valorização de saberes plurais. Sendo assim, a formação docente torna-se um eixo importante nessas discussões. Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões sobre MAs experienciadas por futuros professores de Ciências da Natureza, no contexto de uma universidade pública federal da Bahia. Metodologicamente, o trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na aplicação de dez entrevistas semiestruturadas, para discentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LICNT), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, situada em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, de Bardin. Com base nos resultados, foi possível destacar que os discentes reconhecem as MAs como processos inovadores que favorecem a aprendizagem e, nessa dimensão, apontaram o protagonismo discente como uma característica importante que participa de um processo de emancipação dos indivíduos.
id UTFPR-13_7eb9d46059e00963c0620301dd985c15
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14302
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativasReflections of future natural science teachers on active methodologiesCiências humanas; Ensino-aprendizagem.Active learning; Leaner-centeredness; Teacher educationAprendizagem ativa; Protagonismo discente; Formação de professoresA necessidade de se construir novas competências e habilidades para a contemporânea era do conhecimento reforça a importância de mudanças na organização do processo de ensino e de aprendizagem. As metodologias ativas (MAs) podem ser consideradas aliadas na construção dos conhecimentos em contextos educacionais diversos, devido às possiblidades de integração e valorização de saberes plurais. Sendo assim, a formação docente torna-se um eixo importante nessas discussões. Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões sobre MAs experienciadas por futuros professores de Ciências da Natureza, no contexto de uma universidade pública federal da Bahia. Metodologicamente, o trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na aplicação de dez entrevistas semiestruturadas, para discentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LICNT), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, situada em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, de Bardin. Com base nos resultados, foi possível destacar que os discentes reconhecem as MAs como processos inovadores que favorecem a aprendizagem e, nessa dimensão, apontaram o protagonismo discente como uma característica importante que participa de um processo de emancipação dos indivíduos.The need to develop new skills and abilities for the contemporary era of knowledge reinforces the importance of changes in the organization of the teaching and learning process. Active methodologies (AMs) can be considered as allies in the construction of knowledge in different educational contexts, owing to the possibilities of integration and appreciation of plural knowledge. Therefore, teacher education is a central issue in these discussions. In this scenario, the aim of present article is to analyze the reflections on AMs of future Natural Sciences teachers studying in a government-owned university in Bahia. This qualitative study was developed by applying ten semi-structured interviews to students of the Interdisciplinary Teaching Degree in Natural Sciences and Technologies (LICNT), at the Federal University of Southern Bahia (UFSB), Paulo Freire campus, located in Teixeira de Freitas, in the far south of Bahia. Bardin’s Content Analysis approach was used for data analysis. Based on the findings, it can be argued that the students recognize AMs as innovative processes that can facilitate learning. In this dimension, they pointed out that learner centeredness is an important characteristic for people’s empowerment.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Elaine Fernanda dosSantos, Sindiany Suelen Caduda dosPagan, Alice Alexandre2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1430210.3895/actio.v7n3.14302ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-24ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-242525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302/9149https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14302/2300Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/14302Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
Reflections of future natural science teachers on active methodologies
title Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
spellingShingle Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
Santos, Elaine Fernanda dos
Ciências humanas; Ensino-aprendizagem.
Active learning; Leaner-centeredness; Teacher education
Aprendizagem ativa; Protagonismo discente; Formação de professores
title_short Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
title_full Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
title_fullStr Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
title_full_unstemmed Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
title_sort Reflexões de futuros professors de ciências da natureza sobre metodologias ativas
author Santos, Elaine Fernanda dos
author_facet Santos, Elaine Fernanda dos
Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Pagan, Alice Alexandre
author_role author
author2 Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Pagan, Alice Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elaine Fernanda dos
Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Pagan, Alice Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas; Ensino-aprendizagem.
Active learning; Leaner-centeredness; Teacher education
Aprendizagem ativa; Protagonismo discente; Formação de professores
topic Ciências humanas; Ensino-aprendizagem.
Active learning; Leaner-centeredness; Teacher education
Aprendizagem ativa; Protagonismo discente; Formação de professores
description A necessidade de se construir novas competências e habilidades para a contemporânea era do conhecimento reforça a importância de mudanças na organização do processo de ensino e de aprendizagem. As metodologias ativas (MAs) podem ser consideradas aliadas na construção dos conhecimentos em contextos educacionais diversos, devido às possiblidades de integração e valorização de saberes plurais. Sendo assim, a formação docente torna-se um eixo importante nessas discussões. Nesse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar as reflexões sobre MAs experienciadas por futuros professores de Ciências da Natureza, no contexto de uma universidade pública federal da Bahia. Metodologicamente, o trabalho, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na aplicação de dez entrevistas semiestruturadas, para discentes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (LICNT), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire, situada em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, de Bardin. Com base nos resultados, foi possível destacar que os discentes reconhecem as MAs como processos inovadores que favorecem a aprendizagem e, nessa dimensão, apontaram o protagonismo discente como uma característica importante que participa de um processo de emancipação dos indivíduos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302
10.3895/actio.v7n3.14302
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n3.14302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14302/9149
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14302/2300
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-24
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-24
2525-8923
10.3895/actio.v7n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984363667456