Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156 https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037 https://orcid.org/0000-0001-7029-2051 https://orcid.org/0000-0003-0713-5082 https://orcid.org/0000-0002-0585-7420 |
Resumo: | A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade. |
id |
UNB_300eb3f8c25912b9be4e899d0d45b38e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/48156 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discenteCriatividadeProtagonismo discenteEnsino remotoMetodologia ativaA Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Núcleo de Educação Científica (IB NECBio)Fundação Cecierj e do Consórcio CederjUniversidade de BrasíliaSecretaria de Educação do Estado de GoiásUniversidade de BrasiliaMartins, Mickaella MichelsonSousa, Bruce Lorran Carvalho Martins deRibeiro, Alice Melo2024-06-04T13:56:56Z2024-06-04T13:56:56Z2024-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037https://orcid.org/0000-0001-7029-2051https://orcid.org/0000-0003-0713-5082https://orcid.org/0000-0002-0585-7420por(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-04T13:56:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/48156Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-04T13:56:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente |
title |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente |
spellingShingle |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente Martins, Mickaella Michelson Criatividade Protagonismo discente Ensino remoto Metodologia ativa |
title_short |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente |
title_full |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente |
title_fullStr |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente |
title_full_unstemmed |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente |
title_sort |
Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente |
author |
Martins, Mickaella Michelson |
author_facet |
Martins, Mickaella Michelson Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de Ribeiro, Alice Melo |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de Ribeiro, Alice Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Secretaria de Educação do Estado de Goiás Universidade de Brasilia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Mickaella Michelson Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de Ribeiro, Alice Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Protagonismo discente Ensino remoto Metodologia ativa |
topic |
Criatividade Protagonismo discente Ensino remoto Metodologia ativa |
description |
A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-04T13:56:56Z 2024-06-04T13:56:56Z 2024-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156 https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037 https://orcid.org/0000-0001-7029-2051 https://orcid.org/0000-0003-0713-5082 https://orcid.org/0000-0002-0585-7420 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Mickaella Michelson; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; RIBEIRO, Alice Melo. Desafios do ensino remoto: uma proposta com mais cores e protagonismo discente. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e2037, 2024. DOI: 10.18264/eadf.v14i1.2037. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2037. Acesso em: 4 jun. 2024. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156 https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037 https://orcid.org/0000-0001-7029-2051 https://orcid.org/0000-0003-0713-5082 https://orcid.org/0000-0002-0585-7420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580693105770496 |