Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andriele Coraiola de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6730
Resumo: Na presente pesquisa apresentamos os resultados de uma análise realizada em trabalhos completos, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento (1997-2015), que abordam sobre Avaliação em Química. A investigação pretende analisar o que discutem pesquisadores e educadores a respeito dessa temática, buscando compreende-la e caracterizá-la, de modo a responder o que tem sido publicado por pesquisadores e educadores a respeito da Avaliação em Química? Visando cumprir os objetivos propostos, como metodologia de análise e coleta dos dados, utilizou-se os pressupostos da análise de conteúdo assumindo categorias a priori. Para a sistematização das informações foram destacados os objetivos apresentados nos trabalhos. Como resultados foram identificados 19 artigos que abordam sobre o tema e estes foram classificados em 4 categorias (Uso de instrumentos avaliativos, Análise de questões e/ou programas de avaliação, Avaliação e a formação de professores, Levantamento bibliográfico) com os quais foi possível caracterizar, de modo amplo, o campo Avaliação no Ensino de Química.  Por meio da análise, identificou-se que a maioria dos trabalhos tinha como objetivo investigar o uso de instrumentos avaliativos e analisar questões e/ou programas de avaliação. Poucos trabalhos apresentaram como foco de estudo realizar um levantamento bibliográfico sobre as experiências de avalição. Neste estudo foi possível evidenciar que a temática ainda é recente nas pesquisas em Ensino de Química, por outro lado, têm ganhado espaço ao longo do tempo.
id UTFPR-13_82ab24ff6a7ba2651f331ef6641b4182
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6730
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemAvaliação; Ensino de Química; Anais ENPEC.Na presente pesquisa apresentamos os resultados de uma análise realizada em trabalhos completos, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento (1997-2015), que abordam sobre Avaliação em Química. A investigação pretende analisar o que discutem pesquisadores e educadores a respeito dessa temática, buscando compreende-la e caracterizá-la, de modo a responder o que tem sido publicado por pesquisadores e educadores a respeito da Avaliação em Química? Visando cumprir os objetivos propostos, como metodologia de análise e coleta dos dados, utilizou-se os pressupostos da análise de conteúdo assumindo categorias a priori. Para a sistematização das informações foram destacados os objetivos apresentados nos trabalhos. Como resultados foram identificados 19 artigos que abordam sobre o tema e estes foram classificados em 4 categorias (Uso de instrumentos avaliativos, Análise de questões e/ou programas de avaliação, Avaliação e a formação de professores, Levantamento bibliográfico) com os quais foi possível caracterizar, de modo amplo, o campo Avaliação no Ensino de Química.  Por meio da análise, identificou-se que a maioria dos trabalhos tinha como objetivo investigar o uso de instrumentos avaliativos e analisar questões e/ou programas de avaliação. Poucos trabalhos apresentaram como foco de estudo realizar um levantamento bibliográfico sobre as experiências de avalição. Neste estudo foi possível evidenciar que a temática ainda é recente nas pesquisas em Ensino de Química, por outro lado, têm ganhado espaço ao longo do tempo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Souza, Andriele Coraiola deBroietti, Fabiele Cristiane Dias2017-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/673010.3895/actio.v2n1.6730ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 122-142ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 122-1422525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6730/4334Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:20Zoai:periodicos.utfpr:article/6730Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:20Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química
title Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química
spellingShingle Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química
Souza, Andriele Coraiola de
7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Avaliação; Ensino de Química; Anais ENPEC.
title_short Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química
title_full Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química
title_fullStr Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química
title_full_unstemmed Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química
title_sort Análise em anais do ENPEC sobre a temática avaliação em química
author Souza, Andriele Coraiola de
author_facet Souza, Andriele Coraiola de
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author_role author
author2 Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andriele Coraiola de
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Avaliação; Ensino de Química; Anais ENPEC.
topic 7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Avaliação; Ensino de Química; Anais ENPEC.
description Na presente pesquisa apresentamos os resultados de uma análise realizada em trabalhos completos, publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de todas as edições do evento (1997-2015), que abordam sobre Avaliação em Química. A investigação pretende analisar o que discutem pesquisadores e educadores a respeito dessa temática, buscando compreende-la e caracterizá-la, de modo a responder o que tem sido publicado por pesquisadores e educadores a respeito da Avaliação em Química? Visando cumprir os objetivos propostos, como metodologia de análise e coleta dos dados, utilizou-se os pressupostos da análise de conteúdo assumindo categorias a priori. Para a sistematização das informações foram destacados os objetivos apresentados nos trabalhos. Como resultados foram identificados 19 artigos que abordam sobre o tema e estes foram classificados em 4 categorias (Uso de instrumentos avaliativos, Análise de questões e/ou programas de avaliação, Avaliação e a formação de professores, Levantamento bibliográfico) com os quais foi possível caracterizar, de modo amplo, o campo Avaliação no Ensino de Química.  Por meio da análise, identificou-se que a maioria dos trabalhos tinha como objetivo investigar o uso de instrumentos avaliativos e analisar questões e/ou programas de avaliação. Poucos trabalhos apresentaram como foco de estudo realizar um levantamento bibliográfico sobre as experiências de avalição. Neste estudo foi possível evidenciar que a temática ainda é recente nas pesquisas em Ensino de Química, por outro lado, têm ganhado espaço ao longo do tempo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6730
10.3895/actio.v2n1.6730
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6730
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6730/4334
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 122-142
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 122-142
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983624421376