As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luca, Anelise Grünfeld de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Sandra Aparecida dos, Del Pino, José Claudio, Pizzato, Michelle Câmara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7540
Resumo: O presente trabalho apresenta as práticas de leitura realizadas no decorrer de quatro anos com 23 estudantes, entre os anos letivos de 2014 e 2017. Ao longo do Ensino Médio, a esses mesmos estudantes foram sendo apresentadas leituras diferentes, com estratégias didáticas diferentes. Logo após as leituras propostas foram privilegiadas as seguintes estratégias didáticas: rodas de conversas, registros individuais por meio de diários de leitura; apresentação de seminários, elaboração e realização de experimentos, representação de imagens (desenhos ou colagens) e representação teatral. Em 2017, os estudantes que se encontravam no 3º ano do Ensino Médio, foram questionados quanto às memórias/marcas de aprendizagem deixadas pelas práticas de leituras, por meio de um questionário aberto. A partir das respostas dos estudantes foi possível articular duas categorias de análise: marcas de aprendizagem conceitual e dinâmicas de pesquisa. As leituras propostas proporcionaram marcas de aprendizagem evidenciadas pelos estudantes e dinamizaram as pesquisas posteriores, desenvolvidas no decorrer das aulas curriculares, possibilitando aprofundamento e ampliação dos conhecimentos e olhares mais pontuais para os conteúdos conceituais das ciências. Nesse processo as ações propostas pelo professor, no que tange o ensinar e o aprender das habilidades de leitura, individual e coletiva, e de escrita, expressam a relevância dessas práticas em sala de aula.
id UTFPR-13_8956013e57a6970425ce8af51d17db63
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7540
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aulaThe marks of learning through research, writing and reading of books of scientific divulgation: a possibility for the classroomEducação. Ensino e aprendizagemPrática de Leitura. Escrita. Pesquisa. Livros de divulgação científica.Reading Practice; Writing. Search; Books of scientific divulgationO presente trabalho apresenta as práticas de leitura realizadas no decorrer de quatro anos com 23 estudantes, entre os anos letivos de 2014 e 2017. Ao longo do Ensino Médio, a esses mesmos estudantes foram sendo apresentadas leituras diferentes, com estratégias didáticas diferentes. Logo após as leituras propostas foram privilegiadas as seguintes estratégias didáticas: rodas de conversas, registros individuais por meio de diários de leitura; apresentação de seminários, elaboração e realização de experimentos, representação de imagens (desenhos ou colagens) e representação teatral. Em 2017, os estudantes que se encontravam no 3º ano do Ensino Médio, foram questionados quanto às memórias/marcas de aprendizagem deixadas pelas práticas de leituras, por meio de um questionário aberto. A partir das respostas dos estudantes foi possível articular duas categorias de análise: marcas de aprendizagem conceitual e dinâmicas de pesquisa. As leituras propostas proporcionaram marcas de aprendizagem evidenciadas pelos estudantes e dinamizaram as pesquisas posteriores, desenvolvidas no decorrer das aulas curriculares, possibilitando aprofundamento e ampliação dos conhecimentos e olhares mais pontuais para os conteúdos conceituais das ciências. Nesse processo as ações propostas pelo professor, no que tange o ensinar e o aprender das habilidades de leitura, individual e coletiva, e de escrita, expressam a relevância dessas práticas em sala de aula.The present work displays the reading practices carried out during four years with 23 students, between 2014 and 2017. Throughout the High School, these same students were presented to different readings, with different didactic strategies. After the proposed readings the following didactic strategies were performed: conversation circles, individual records by reading diaries; presentation of seminars, experiment design and conduction, images representation (drawings or collages) and theatrical performance. In 2017, students from the 3rd year of high school were asked about the memories/marks of learning left by the reading practices, using a questionnaire. From the students answers it was possible to articulate two categories of analysis: conceptual learning marks and research dynamics. The proposed readings provided learning marks evidenced by the students and they stimulated the subsequent researches performed during the curricular classes, enabling a deepening and amplification of the knowledge and more specific perspectives for the conceptual contents of sciences. In this process, the actions proposed by the teacher, regarding the teaching and learning of reading skills, individual and collective, and writing, express the relevance of these practices in the classroom.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Luca, Anelise Grünfeld deSantos, Sandra Aparecida dosDel Pino, José ClaudioPizzato, Michelle Câmara2018-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/754010.3895/actio.v3n2.7540ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 2 (2018); 116-132ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 2 (2018); 116-1322525-892310.3895/actio.v3n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7540/5276https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7540/5277Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:06Zoai:periodicos.utfpr:article/7540Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:06Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula
The marks of learning through research, writing and reading of books of scientific divulgation: a possibility for the classroom
title As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula
spellingShingle As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula
Luca, Anelise Grünfeld de
Educação. Ensino e aprendizagem
Prática de Leitura. Escrita. Pesquisa. Livros de divulgação científica.
Reading Practice; Writing. Search; Books of scientific divulgation
title_short As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula
title_full As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula
title_fullStr As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula
title_full_unstemmed As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula
title_sort As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula
author Luca, Anelise Grünfeld de
author_facet Luca, Anelise Grünfeld de
Santos, Sandra Aparecida dos
Del Pino, José Claudio
Pizzato, Michelle Câmara
author_role author
author2 Santos, Sandra Aparecida dos
Del Pino, José Claudio
Pizzato, Michelle Câmara
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Luca, Anelise Grünfeld de
Santos, Sandra Aparecida dos
Del Pino, José Claudio
Pizzato, Michelle Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino e aprendizagem
Prática de Leitura. Escrita. Pesquisa. Livros de divulgação científica.
Reading Practice; Writing. Search; Books of scientific divulgation
topic Educação. Ensino e aprendizagem
Prática de Leitura. Escrita. Pesquisa. Livros de divulgação científica.
Reading Practice; Writing. Search; Books of scientific divulgation
description O presente trabalho apresenta as práticas de leitura realizadas no decorrer de quatro anos com 23 estudantes, entre os anos letivos de 2014 e 2017. Ao longo do Ensino Médio, a esses mesmos estudantes foram sendo apresentadas leituras diferentes, com estratégias didáticas diferentes. Logo após as leituras propostas foram privilegiadas as seguintes estratégias didáticas: rodas de conversas, registros individuais por meio de diários de leitura; apresentação de seminários, elaboração e realização de experimentos, representação de imagens (desenhos ou colagens) e representação teatral. Em 2017, os estudantes que se encontravam no 3º ano do Ensino Médio, foram questionados quanto às memórias/marcas de aprendizagem deixadas pelas práticas de leituras, por meio de um questionário aberto. A partir das respostas dos estudantes foi possível articular duas categorias de análise: marcas de aprendizagem conceitual e dinâmicas de pesquisa. As leituras propostas proporcionaram marcas de aprendizagem evidenciadas pelos estudantes e dinamizaram as pesquisas posteriores, desenvolvidas no decorrer das aulas curriculares, possibilitando aprofundamento e ampliação dos conhecimentos e olhares mais pontuais para os conteúdos conceituais das ciências. Nesse processo as ações propostas pelo professor, no que tange o ensinar e o aprender das habilidades de leitura, individual e coletiva, e de escrita, expressam a relevância dessas práticas em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7540
10.3895/actio.v3n2.7540
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7540
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n2.7540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7540/5276
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7540/5277
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 2 (2018); 116-132
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 2 (2018); 116-132
2525-8923
10.3895/actio.v3n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985501372416