Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Renan Sota
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525
Resumo: A divulgação científica é um termo destinado para definir a interação comunicacional entre ciência e público. Ela pode-se dar de várias maneiras, entre elas através da arte. O teatro científico é uma expressão artística capaz de promover a divulgação científica por meio das artes cênicas, neste tipo de teatro o conhecimento científico é o foco central das peças teatrais. Diante disso, este trabalho traz os resultados de uma pesquisa exploratória que buscou mapear as temáticas presentes nas peças teatrais apresentadas nas treze edições do evento Ciência em Cena para identificar as tendências de divulgação científica promovidas pelo evento em sua trajetória por diferentes regiões do país. Os dados foram coletados a partir de buscadores na internet e constituíram-se de apresentações vídeo-gravadas e sinopses das 137 peças que compõem o conjunto de todas as edições do evento. Fizemos a catalogação do evento por estado e região, peças apresentadas, grupos teatrais participantes, suas origens regionais e institucionais. Em seguida, identificamos a área científica de vinculação prioritária (Biologia, Física, Matemática, Química, Ciências ou outras), depois analisamos a temática central que sustenta o enredo de cada peça. A partir da lista de temáticas procedemos à sua categorização em categorias emergentes. Foram identificadas 10 categorias nas peças: Ciência no cotidiano, Conhecimentos da Biologia, Conhecimentos da Física, Conhecimentos da Química, Conhecimentos da Matemática, História da ciência, Fazer da ciência e do cientista, Questões ambientais, Utilização de experimentos e Outros. Os resultados apontaram que a maior parte das peças é proveniente da área da Química, assim como muitos grupos têm origem em cursos dessa área. O evento circulou majoritariamente pelas regiões sudeste e nordeste, com apenas uma edição na região sul e nenhuma edição nas regiões centro-oeste e norte do país e já recebeu 44 grupos teatrais distintos, provenientes das regiões em que o evento ocorreu e de países como Portugal e Espanha. Em relação às temáticas divulgadas aos espectadores, identificamos a recorrência do fazer da ciência e do cientista ao longo de todo o evento, a história da ciência foi muito presente até 2015 quando decaem bastante as peças que abordam essa temática, na região nordeste nota-se a circulação forte de peças envolvendo o uso de experimentos, na região sudeste foram bastante divulgadas peças envolvendo conhecimentos da área da física. O número de peças que abordam temáticas fora das ciências exatas e naturais é muito pequeno.
id UTFPR-13_8d9364bfeaceff5d2c3a9791e30097e1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14525
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em CenaScientific dissemination through theater at the Ciência em Cena eventEnsinoDivulgação científica; Teatro Científico; Tendências temáticasScientific divulgation; Scientific Theater; Thematic trendsA divulgação científica é um termo destinado para definir a interação comunicacional entre ciência e público. Ela pode-se dar de várias maneiras, entre elas através da arte. O teatro científico é uma expressão artística capaz de promover a divulgação científica por meio das artes cênicas, neste tipo de teatro o conhecimento científico é o foco central das peças teatrais. Diante disso, este trabalho traz os resultados de uma pesquisa exploratória que buscou mapear as temáticas presentes nas peças teatrais apresentadas nas treze edições do evento Ciência em Cena para identificar as tendências de divulgação científica promovidas pelo evento em sua trajetória por diferentes regiões do país. Os dados foram coletados a partir de buscadores na internet e constituíram-se de apresentações vídeo-gravadas e sinopses das 137 peças que compõem o conjunto de todas as edições do evento. Fizemos a catalogação do evento por estado e região, peças apresentadas, grupos teatrais participantes, suas origens regionais e institucionais. Em seguida, identificamos a área científica de vinculação prioritária (Biologia, Física, Matemática, Química, Ciências ou outras), depois analisamos a temática central que sustenta o enredo de cada peça. A partir da lista de temáticas procedemos à sua categorização em categorias emergentes. Foram identificadas 10 categorias nas peças: Ciência no cotidiano, Conhecimentos da Biologia, Conhecimentos da Física, Conhecimentos da Química, Conhecimentos da Matemática, História da ciência, Fazer da ciência e do cientista, Questões ambientais, Utilização de experimentos e Outros. Os resultados apontaram que a maior parte das peças é proveniente da área da Química, assim como muitos grupos têm origem em cursos dessa área. O evento circulou majoritariamente pelas regiões sudeste e nordeste, com apenas uma edição na região sul e nenhuma edição nas regiões centro-oeste e norte do país e já recebeu 44 grupos teatrais distintos, provenientes das regiões em que o evento ocorreu e de países como Portugal e Espanha. Em relação às temáticas divulgadas aos espectadores, identificamos a recorrência do fazer da ciência e do cientista ao longo de todo o evento, a história da ciência foi muito presente até 2015 quando decaem bastante as peças que abordam essa temática, na região nordeste nota-se a circulação forte de peças envolvendo o uso de experimentos, na região sudeste foram bastante divulgadas peças envolvendo conhecimentos da área da física. O número de peças que abordam temáticas fora das ciências exatas e naturais é muito pequeno.Scientific dissemination is a term intended to define the communicational interaction between science and the public. It can happen in different ways, including through art. Scientific theater is an artistic expression capable of promoting scientific dissemination through the performing arts, in this kind of theater the scientific knowledge is the central focus of plays. In light of this, this work brings the results of an exploratory research that sought to map the themes present in the presented plays in the thirteen editions of the event Ciência em Cena to identify the trends of scientific dissemination promoted by the event in its trajectory in different regions of the country. The data were collected from internet search engines and consisted of video-recorded presentations and synopses of the 137 pieces that is part of all editions of the event. We cataloged the event by state and region, presented plays, participating theater groups, their regional and institutional origins. After that, we identified the scientific area of priority linkage (Biology, Physics, Mathematics, Chemistry, Sciences or others), then we analyzed the central theme that supports the plot of each play. From the list of themes, we proceeded to categorize them into emerging categories. 10 categories were identified in the pieces: Science in everyday life, Knowledge of Biology, Knowledge of Physics, Knowledge of Chemistry, Knowledge of Mathematics, History of science, Doing of science and scientist, Environmental issues, Use of experiments and Others. The results showed that most of the pieces come from the area of Chemistry, as well as many groups have originated in courses in this area. The event circulated mainly in the southeast and northeast regions, with only one edition in the south region and no edition in the central-west and north regions of the country and has already received 44 different theater groups, coming from the regions where the event took place and from countries like Portugal and Spain. In relation to the themes disclosed to viewers, we identified the recurrence of the making of science and the scientist throughout the event, the history of science was very present until 2015 when the pieces that address this theme fall considerably, in the northeast region there is the strong circulation of pieces involving the use of experiments, in the southeastern region pieces involving knowledge in the field of physics were widely disseminated. The number of pieces that deal with themes outside the exact and natural sciences is very small.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Guimarães, Renan Sota2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1452510.3895/actio.v6n2.14525ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-192525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525/8508https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14525/2375Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:27Zoai:periodicos.utfpr:article/14525Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
Scientific dissemination through theater at the Ciência em Cena event
title Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
spellingShingle Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
Guimarães, Renan Sota
Ensino
Divulgação científica; Teatro Científico; Tendências temáticas
Scientific divulgation; Scientific Theater; Thematic trends
title_short Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
title_full Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
title_fullStr Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
title_full_unstemmed Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
title_sort Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
author Guimarães, Renan Sota
author_facet Guimarães, Renan Sota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Renan Sota
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Divulgação científica; Teatro Científico; Tendências temáticas
Scientific divulgation; Scientific Theater; Thematic trends
topic Ensino
Divulgação científica; Teatro Científico; Tendências temáticas
Scientific divulgation; Scientific Theater; Thematic trends
description A divulgação científica é um termo destinado para definir a interação comunicacional entre ciência e público. Ela pode-se dar de várias maneiras, entre elas através da arte. O teatro científico é uma expressão artística capaz de promover a divulgação científica por meio das artes cênicas, neste tipo de teatro o conhecimento científico é o foco central das peças teatrais. Diante disso, este trabalho traz os resultados de uma pesquisa exploratória que buscou mapear as temáticas presentes nas peças teatrais apresentadas nas treze edições do evento Ciência em Cena para identificar as tendências de divulgação científica promovidas pelo evento em sua trajetória por diferentes regiões do país. Os dados foram coletados a partir de buscadores na internet e constituíram-se de apresentações vídeo-gravadas e sinopses das 137 peças que compõem o conjunto de todas as edições do evento. Fizemos a catalogação do evento por estado e região, peças apresentadas, grupos teatrais participantes, suas origens regionais e institucionais. Em seguida, identificamos a área científica de vinculação prioritária (Biologia, Física, Matemática, Química, Ciências ou outras), depois analisamos a temática central que sustenta o enredo de cada peça. A partir da lista de temáticas procedemos à sua categorização em categorias emergentes. Foram identificadas 10 categorias nas peças: Ciência no cotidiano, Conhecimentos da Biologia, Conhecimentos da Física, Conhecimentos da Química, Conhecimentos da Matemática, História da ciência, Fazer da ciência e do cientista, Questões ambientais, Utilização de experimentos e Outros. Os resultados apontaram que a maior parte das peças é proveniente da área da Química, assim como muitos grupos têm origem em cursos dessa área. O evento circulou majoritariamente pelas regiões sudeste e nordeste, com apenas uma edição na região sul e nenhuma edição nas regiões centro-oeste e norte do país e já recebeu 44 grupos teatrais distintos, provenientes das regiões em que o evento ocorreu e de países como Portugal e Espanha. Em relação às temáticas divulgadas aos espectadores, identificamos a recorrência do fazer da ciência e do cientista ao longo de todo o evento, a história da ciência foi muito presente até 2015 quando decaem bastante as peças que abordam essa temática, na região nordeste nota-se a circulação forte de peças envolvendo o uso de experimentos, na região sudeste foram bastante divulgadas peças envolvendo conhecimentos da área da física. O número de peças que abordam temáticas fora das ciências exatas e naturais é muito pequeno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525
10.3895/actio.v6n2.14525
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n2.14525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525/8508
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14525/2375
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-19
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-19
2525-8923
10.3895/actio.v6n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984936189952