Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525 |
Resumo: | A divulgação científica é um termo destinado para definir a interação comunicacional entre ciência e público. Ela pode-se dar de várias maneiras, entre elas através da arte. O teatro científico é uma expressão artística capaz de promover a divulgação científica por meio das artes cênicas, neste tipo de teatro o conhecimento científico é o foco central das peças teatrais. Diante disso, este trabalho traz os resultados de uma pesquisa exploratória que buscou mapear as temáticas presentes nas peças teatrais apresentadas nas treze edições do evento Ciência em Cena para identificar as tendências de divulgação científica promovidas pelo evento em sua trajetória por diferentes regiões do país. Os dados foram coletados a partir de buscadores na internet e constituíram-se de apresentações vídeo-gravadas e sinopses das 137 peças que compõem o conjunto de todas as edições do evento. Fizemos a catalogação do evento por estado e região, peças apresentadas, grupos teatrais participantes, suas origens regionais e institucionais. Em seguida, identificamos a área científica de vinculação prioritária (Biologia, Física, Matemática, Química, Ciências ou outras), depois analisamos a temática central que sustenta o enredo de cada peça. A partir da lista de temáticas procedemos à sua categorização em categorias emergentes. Foram identificadas 10 categorias nas peças: Ciência no cotidiano, Conhecimentos da Biologia, Conhecimentos da Física, Conhecimentos da Química, Conhecimentos da Matemática, História da ciência, Fazer da ciência e do cientista, Questões ambientais, Utilização de experimentos e Outros. Os resultados apontaram que a maior parte das peças é proveniente da área da Química, assim como muitos grupos têm origem em cursos dessa área. O evento circulou majoritariamente pelas regiões sudeste e nordeste, com apenas uma edição na região sul e nenhuma edição nas regiões centro-oeste e norte do país e já recebeu 44 grupos teatrais distintos, provenientes das regiões em que o evento ocorreu e de países como Portugal e Espanha. Em relação às temáticas divulgadas aos espectadores, identificamos a recorrência do fazer da ciência e do cientista ao longo de todo o evento, a história da ciência foi muito presente até 2015 quando decaem bastante as peças que abordam essa temática, na região nordeste nota-se a circulação forte de peças envolvendo o uso de experimentos, na região sudeste foram bastante divulgadas peças envolvendo conhecimentos da área da física. O número de peças que abordam temáticas fora das ciências exatas e naturais é muito pequeno. |
id |
UTFPR-13_8d9364bfeaceff5d2c3a9791e30097e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14525 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em CenaScientific dissemination through theater at the Ciência em Cena eventEnsinoDivulgação científica; Teatro Científico; Tendências temáticasScientific divulgation; Scientific Theater; Thematic trendsA divulgação científica é um termo destinado para definir a interação comunicacional entre ciência e público. Ela pode-se dar de várias maneiras, entre elas através da arte. O teatro científico é uma expressão artística capaz de promover a divulgação científica por meio das artes cênicas, neste tipo de teatro o conhecimento científico é o foco central das peças teatrais. Diante disso, este trabalho traz os resultados de uma pesquisa exploratória que buscou mapear as temáticas presentes nas peças teatrais apresentadas nas treze edições do evento Ciência em Cena para identificar as tendências de divulgação científica promovidas pelo evento em sua trajetória por diferentes regiões do país. Os dados foram coletados a partir de buscadores na internet e constituíram-se de apresentações vídeo-gravadas e sinopses das 137 peças que compõem o conjunto de todas as edições do evento. Fizemos a catalogação do evento por estado e região, peças apresentadas, grupos teatrais participantes, suas origens regionais e institucionais. Em seguida, identificamos a área científica de vinculação prioritária (Biologia, Física, Matemática, Química, Ciências ou outras), depois analisamos a temática central que sustenta o enredo de cada peça. A partir da lista de temáticas procedemos à sua categorização em categorias emergentes. Foram identificadas 10 categorias nas peças: Ciência no cotidiano, Conhecimentos da Biologia, Conhecimentos da Física, Conhecimentos da Química, Conhecimentos da Matemática, História da ciência, Fazer da ciência e do cientista, Questões ambientais, Utilização de experimentos e Outros. Os resultados apontaram que a maior parte das peças é proveniente da área da Química, assim como muitos grupos têm origem em cursos dessa área. O evento circulou majoritariamente pelas regiões sudeste e nordeste, com apenas uma edição na região sul e nenhuma edição nas regiões centro-oeste e norte do país e já recebeu 44 grupos teatrais distintos, provenientes das regiões em que o evento ocorreu e de países como Portugal e Espanha. Em relação às temáticas divulgadas aos espectadores, identificamos a recorrência do fazer da ciência e do cientista ao longo de todo o evento, a história da ciência foi muito presente até 2015 quando decaem bastante as peças que abordam essa temática, na região nordeste nota-se a circulação forte de peças envolvendo o uso de experimentos, na região sudeste foram bastante divulgadas peças envolvendo conhecimentos da área da física. O número de peças que abordam temáticas fora das ciências exatas e naturais é muito pequeno.Scientific dissemination is a term intended to define the communicational interaction between science and the public. It can happen in different ways, including through art. Scientific theater is an artistic expression capable of promoting scientific dissemination through the performing arts, in this kind of theater the scientific knowledge is the central focus of plays. In light of this, this work brings the results of an exploratory research that sought to map the themes present in the presented plays in the thirteen editions of the event Ciência em Cena to identify the trends of scientific dissemination promoted by the event in its trajectory in different regions of the country. The data were collected from internet search engines and consisted of video-recorded presentations and synopses of the 137 pieces that is part of all editions of the event. We cataloged the event by state and region, presented plays, participating theater groups, their regional and institutional origins. After that, we identified the scientific area of priority linkage (Biology, Physics, Mathematics, Chemistry, Sciences or others), then we analyzed the central theme that supports the plot of each play. From the list of themes, we proceeded to categorize them into emerging categories. 10 categories were identified in the pieces: Science in everyday life, Knowledge of Biology, Knowledge of Physics, Knowledge of Chemistry, Knowledge of Mathematics, History of science, Doing of science and scientist, Environmental issues, Use of experiments and Others. The results showed that most of the pieces come from the area of Chemistry, as well as many groups have originated in courses in this area. The event circulated mainly in the southeast and northeast regions, with only one edition in the south region and no edition in the central-west and north regions of the country and has already received 44 different theater groups, coming from the regions where the event took place and from countries like Portugal and Spain. In relation to the themes disclosed to viewers, we identified the recurrence of the making of science and the scientist throughout the event, the history of science was very present until 2015 when the pieces that address this theme fall considerably, in the northeast region there is the strong circulation of pieces involving the use of experiments, in the southeastern region pieces involving knowledge in the field of physics were widely disseminated. The number of pieces that deal with themes outside the exact and natural sciences is very small.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Guimarães, Renan Sota2021-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1452510.3895/actio.v6n2.14525ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-192525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525/8508https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14525/2375Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:27Zoai:periodicos.utfpr:article/14525Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:27Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena Scientific dissemination through theater at the Ciência em Cena event |
title |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena |
spellingShingle |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena Guimarães, Renan Sota Ensino Divulgação científica; Teatro Científico; Tendências temáticas Scientific divulgation; Scientific Theater; Thematic trends |
title_short |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena |
title_full |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena |
title_fullStr |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena |
title_full_unstemmed |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena |
title_sort |
Divulgação científica por meio do teatro no evento Ciência em Cena |
author |
Guimarães, Renan Sota |
author_facet |
Guimarães, Renan Sota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Renan Sota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Divulgação científica; Teatro Científico; Tendências temáticas Scientific divulgation; Scientific Theater; Thematic trends |
topic |
Ensino Divulgação científica; Teatro Científico; Tendências temáticas Scientific divulgation; Scientific Theater; Thematic trends |
description |
A divulgação científica é um termo destinado para definir a interação comunicacional entre ciência e público. Ela pode-se dar de várias maneiras, entre elas através da arte. O teatro científico é uma expressão artística capaz de promover a divulgação científica por meio das artes cênicas, neste tipo de teatro o conhecimento científico é o foco central das peças teatrais. Diante disso, este trabalho traz os resultados de uma pesquisa exploratória que buscou mapear as temáticas presentes nas peças teatrais apresentadas nas treze edições do evento Ciência em Cena para identificar as tendências de divulgação científica promovidas pelo evento em sua trajetória por diferentes regiões do país. Os dados foram coletados a partir de buscadores na internet e constituíram-se de apresentações vídeo-gravadas e sinopses das 137 peças que compõem o conjunto de todas as edições do evento. Fizemos a catalogação do evento por estado e região, peças apresentadas, grupos teatrais participantes, suas origens regionais e institucionais. Em seguida, identificamos a área científica de vinculação prioritária (Biologia, Física, Matemática, Química, Ciências ou outras), depois analisamos a temática central que sustenta o enredo de cada peça. A partir da lista de temáticas procedemos à sua categorização em categorias emergentes. Foram identificadas 10 categorias nas peças: Ciência no cotidiano, Conhecimentos da Biologia, Conhecimentos da Física, Conhecimentos da Química, Conhecimentos da Matemática, História da ciência, Fazer da ciência e do cientista, Questões ambientais, Utilização de experimentos e Outros. Os resultados apontaram que a maior parte das peças é proveniente da área da Química, assim como muitos grupos têm origem em cursos dessa área. O evento circulou majoritariamente pelas regiões sudeste e nordeste, com apenas uma edição na região sul e nenhuma edição nas regiões centro-oeste e norte do país e já recebeu 44 grupos teatrais distintos, provenientes das regiões em que o evento ocorreu e de países como Portugal e Espanha. Em relação às temáticas divulgadas aos espectadores, identificamos a recorrência do fazer da ciência e do cientista ao longo de todo o evento, a história da ciência foi muito presente até 2015 quando decaem bastante as peças que abordam essa temática, na região nordeste nota-se a circulação forte de peças envolvendo o uso de experimentos, na região sudeste foram bastante divulgadas peças envolvendo conhecimentos da área da física. O número de peças que abordam temáticas fora das ciências exatas e naturais é muito pequeno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525 10.3895/actio.v6n2.14525 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n2.14525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14525/8508 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14525/2375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-19 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-19 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984936189952 |