Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama Junior, Rosivaldo Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neide, Ítalo Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10192
Resumo: Este trabalho aborda o ensino da indissociação da eletricidade e do magnetismo por meio da integração de atividades experimentais e computacionais. A experiência é parte de um estudo de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari. O estudo foi realizado na Universidade do Estado do Amapá, município de Macapá. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os resultados obtidos nas sequências de atividades práticas desenvolvidas com acadêmicos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais por meio da integração de atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa. Para coleta e análise dos dados, utilizaram-se os guias POE durante o desenvolvimento de atividades pedagógicas com o uso de atividades experimentais e computacionais. Os resultados das atividades experimentais e computacionais mostraram a possibilidade de integrá-las, já que os acadêmicos puderam ter uma visão não linear e holística da indissociação da eletricidade e do magnetismo e um entendimento melhor dos conteúdos mais específicos do eletromagnetismo. Conclui-se que as atividades experimentais e as atividades computacionais despertaram o interesse, proporcionaram a interação social e intelectual dos acadêmicos.
id UTFPR-13_97ce455ac3013e4c8e973d42aa8ca503
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10192
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturaisExperimental and computational activities in the context of the indissociation of electricity and magnetism with students of a degree course in natural sciencesFísica e Instrumentação específica de uso geral em FísicaAtividades experimentais; Atividades computacionais; Aprendizagem significativa; EletromagnetismoExperimental activities; Computer activities; Meaningful learning; ElectromagnetismEste trabalho aborda o ensino da indissociação da eletricidade e do magnetismo por meio da integração de atividades experimentais e computacionais. A experiência é parte de um estudo de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari. O estudo foi realizado na Universidade do Estado do Amapá, município de Macapá. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os resultados obtidos nas sequências de atividades práticas desenvolvidas com acadêmicos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais por meio da integração de atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa. Para coleta e análise dos dados, utilizaram-se os guias POE durante o desenvolvimento de atividades pedagógicas com o uso de atividades experimentais e computacionais. Os resultados das atividades experimentais e computacionais mostraram a possibilidade de integrá-las, já que os acadêmicos puderam ter uma visão não linear e holística da indissociação da eletricidade e do magnetismo e um entendimento melhor dos conteúdos mais específicos do eletromagnetismo. Conclui-se que as atividades experimentais e as atividades computacionais despertaram o interesse, proporcionaram a interação social e intelectual dos acadêmicos.This work addresses the teaching of the indissociation of electricity and magnetism through the integration of experimental and computational activities. This paper is part of a professional master's study in teaching exact sciences, from the University of Vale do Taquari. The study was carried out at the University of the State of Amapá, municipality of Macapá. The objective of this research is to reflect about results obtained in the sequences of practical activities developed with academics from the 4th semester of the Natural Sciences Degree course through the integration of experimental and computational activities in the context with indissociation of electricity and magnetism. The research developed has a qualitative nature. For data collection and analysis, POE guides were applied during the development of pedagogical activities with the use of experimental and computational activities. The results of the experimental and computational activities showed the possibility of its integration, since academics were able to have a non-linear and holistic view of the indissociation of electricity and magnetism and a better understanding of the more specific contents of electromagnetism. It is concluded that the experimental activities and the computational activities aroused the interest, provided the social and intellectual interaction of the students.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade do Estado do AmapáColegiado de Ciências NaturaisGama Junior, Rosivaldo CarvalhoNeide, Ítalo Gabriel2020-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originaisapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1019210.3895/actio.v5n1.10192ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 1 (2020); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 1 (2020); 1-222525-892310.3895/actio.v5n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10192/7293Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:39Zoai:periodicos.utfpr:article/10192Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:39Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais
Experimental and computational activities in the context of the indissociation of electricity and magnetism with students of a degree course in natural sciences
title Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais
spellingShingle Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais
Gama Junior, Rosivaldo Carvalho
Física e Instrumentação específica de uso geral em Física
Atividades experimentais; Atividades computacionais; Aprendizagem significativa; Eletromagnetismo
Experimental activities; Computer activities; Meaningful learning; Electromagnetism
title_short Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais
title_full Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais
title_fullStr Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais
title_full_unstemmed Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais
title_sort Atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo com alunos de um curso de licenciatura em ciências naturais
author Gama Junior, Rosivaldo Carvalho
author_facet Gama Junior, Rosivaldo Carvalho
Neide, Ítalo Gabriel
author_role author
author2 Neide, Ítalo Gabriel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amapá
Colegiado de Ciências Naturais

dc.contributor.author.fl_str_mv Gama Junior, Rosivaldo Carvalho
Neide, Ítalo Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Física e Instrumentação específica de uso geral em Física
Atividades experimentais; Atividades computacionais; Aprendizagem significativa; Eletromagnetismo
Experimental activities; Computer activities; Meaningful learning; Electromagnetism
topic Física e Instrumentação específica de uso geral em Física
Atividades experimentais; Atividades computacionais; Aprendizagem significativa; Eletromagnetismo
Experimental activities; Computer activities; Meaningful learning; Electromagnetism
description Este trabalho aborda o ensino da indissociação da eletricidade e do magnetismo por meio da integração de atividades experimentais e computacionais. A experiência é parte de um estudo de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale do Taquari. O estudo foi realizado na Universidade do Estado do Amapá, município de Macapá. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os resultados obtidos nas sequências de atividades práticas desenvolvidas com acadêmicos do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais por meio da integração de atividades experimentais e computacionais no contexto da indissociação da eletricidade e do magnetismo. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa. Para coleta e análise dos dados, utilizaram-se os guias POE durante o desenvolvimento de atividades pedagógicas com o uso de atividades experimentais e computacionais. Os resultados das atividades experimentais e computacionais mostraram a possibilidade de integrá-las, já que os acadêmicos puderam ter uma visão não linear e holística da indissociação da eletricidade e do magnetismo e um entendimento melhor dos conteúdos mais específicos do eletromagnetismo. Conclui-se que as atividades experimentais e as atividades computacionais despertaram o interesse, proporcionaram a interação social e intelectual dos acadêmicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-11
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10192
10.3895/actio.v5n1.10192
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10192
identifier_str_mv 10.3895/actio.v5n1.10192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10192/7293
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 1 (2020); 1-22
ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 1 (2020); 1-22
2525-8923
10.3895/actio.v5n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983307751424