Estabelecendo relações com o exercício da cidadania: a química e a educação fiscal em sala de aula
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6844 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consistiu em relacionar a Química com a Educação Fiscal por meio de uma aula expositiva-dialogada e com a aplicação de um jogo lúdico, estruturado pelos pesquisadores. A finalidade foi a de integrar o conhecimento disciplinar ao exercício da cidadania. Esta atividade foi realizada com 13 alunos de um colégio particular na cidade de Apucarana/PR, numa turma de EJA (Educação para Jovens e adultos). A aula teve duração de 4 horas e foi dividida em três momentos: uma breve utilização da história da Química, adaptada de Le Couteur e Burreson (2006), a fim de expor algumas estruturas químicas e realizar a identificação de grupos funcionais de compostos orgânicos; o segundo momento foi baseado em expor aos alunos as definições e classificações de tributos e, por fim, a aplicar um jogo lúdico que envolve a classificação dos tributos existentes no Brasil. Solicitou-se, nesta atividade, que os alunos expressassem, por escrito, suas percepções em relação à atividade proposta. Do total de 13 alunos participantes, apenas 3 relataram suas experiências. Os outros 10 se abstiveram sem justificativa, embora vários pedidos sucessivos tenham sido feitos aos mesmos para que emitissem seus pareceres. Pelos relatos analisados, pôde-se concluir que a aula cumpriu com seu objetivo de aliar a Química ao exercício da cidadania, principal objetivo da abordagem CTS, uma vez que, de acordo com Santos e Schnetzler (1997), esta abordagem não contempla apenas os saberes científicos, estes são aliados a saberes que contemplem questões de cidadania e o exercício da democracia. |
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Estabelecendo relações com o exercício da cidadania: a química e a educação fiscal em sala de aulaEducação / Ensino-AprendizagemEnsino de Química; Educação Fiscal; Abordagem CTSO objetivo deste trabalho consistiu em relacionar a Química com a Educação Fiscal por meio de uma aula expositiva-dialogada e com a aplicação de um jogo lúdico, estruturado pelos pesquisadores. A finalidade foi a de integrar o conhecimento disciplinar ao exercício da cidadania. Esta atividade foi realizada com 13 alunos de um colégio particular na cidade de Apucarana/PR, numa turma de EJA (Educação para Jovens e adultos). A aula teve duração de 4 horas e foi dividida em três momentos: uma breve utilização da história da Química, adaptada de Le Couteur e Burreson (2006), a fim de expor algumas estruturas químicas e realizar a identificação de grupos funcionais de compostos orgânicos; o segundo momento foi baseado em expor aos alunos as definições e classificações de tributos e, por fim, a aplicar um jogo lúdico que envolve a classificação dos tributos existentes no Brasil. Solicitou-se, nesta atividade, que os alunos expressassem, por escrito, suas percepções em relação à atividade proposta. Do total de 13 alunos participantes, apenas 3 relataram suas experiências. Os outros 10 se abstiveram sem justificativa, embora vários pedidos sucessivos tenham sido feitos aos mesmos para que emitissem seus pareceres. Pelos relatos analisados, pôde-se concluir que a aula cumpriu com seu objetivo de aliar a Química ao exercício da cidadania, principal objetivo da abordagem CTS, uma vez que, de acordo com Santos e Schnetzler (1997), esta abordagem não contempla apenas os saberes científicos, estes são aliados a saberes que contemplem questões de cidadania e o exercício da democracia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Baldaquim, Matheus JuniorVida Leal, Luana Pires2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/684410.3895/actio.v2n3.6844ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 168-184ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 168-1842525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6844/4678Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:13Zoai:periodicos.utfpr:article/6844Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:13Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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