A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vanessa Martins de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39152
Resumo: A experimentação na atividade pedagógica em sala de aula trata-se de um componente importante para o processo de aprendizagem, podendo servir de recurso para o ensino com abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade [CTS]. Partindo-se do pressuposto que aprender ciência pela experimentação está relacionado às concepções adotadas pelos professores e à forma com que os experimentos são abordados em aula, o objetivo do presente estudo foi identificar as concepções de professores em situação de formação continuada sobre o papel da experimentação no ensino de Ciências e Matemática. Para isso, foram aplicados questionários a 24 professores, ingressantes de um curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa análise, foi possível identificar quatro categorias emergentes: (1) a função da experimentação na aprendizagem do aluno; (2) a função da experimentação na prática do professor; (3) a função da experimentação na abordagem de conteúdos; (4) a função da experimentação na construção do ambiente da sala de aula. Foi possível perceber que os sujeitos entendem a experimentação como um momento que proporciona o desenvolvimento de muitas competências, possibilitando aos alunos interagir com materiais, testar teorias, formular hipóteses e levantar questionamentos, atribuindo a ela um caráter motivador. Destaca-se, ainda, que a experimentação pode ser desenvolvida numa abordagem envolvendo Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, visando à promoção do interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia, bem como à discussão de suas implicações sociais.
id RCAP_baa05e4fa5e10fb5ee331128a9fa7c73
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemáticaExperimentação em sala de aulaEnsino de ciências e matemáticaConcepções de professoresAbordagem CTSA experimentação na atividade pedagógica em sala de aula trata-se de um componente importante para o processo de aprendizagem, podendo servir de recurso para o ensino com abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade [CTS]. Partindo-se do pressuposto que aprender ciência pela experimentação está relacionado às concepções adotadas pelos professores e à forma com que os experimentos são abordados em aula, o objetivo do presente estudo foi identificar as concepções de professores em situação de formação continuada sobre o papel da experimentação no ensino de Ciências e Matemática. Para isso, foram aplicados questionários a 24 professores, ingressantes de um curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa análise, foi possível identificar quatro categorias emergentes: (1) a função da experimentação na aprendizagem do aluno; (2) a função da experimentação na prática do professor; (3) a função da experimentação na abordagem de conteúdos; (4) a função da experimentação na construção do ambiente da sala de aula. Foi possível perceber que os sujeitos entendem a experimentação como um momento que proporciona o desenvolvimento de muitas competências, possibilitando aos alunos interagir com materiais, testar teorias, formular hipóteses e levantar questionamentos, atribuindo a ela um caráter motivador. Destaca-se, ainda, que a experimentação pode ser desenvolvida numa abordagem envolvendo Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, visando à promoção do interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia, bem como à discussão de suas implicações sociais.Experimentation as a teaching and learning activity in the classroom is an important component for the learning process, being also acknowledged as a resource for the implementation of a Science-Technology-Society (STS) approach. Taking into consideration the assumption that learning science through experimentation is related to teachers’ conceptions and to the way in which experiments are carried out in the classroom, the purpose of this study was to identify the conceptions of in-service teachers trainees about the role of experimentation in the teaching of Sciences and Maths. For this purpose, questionnaires were applied to 24 teachers attending a Postgraduate Degree in Sciences and Maths. From the Discursive Textual Analysis of the answers provided by teachers the following four categories emerged: (1) the role of experimentation in student’s learning; (2) the role of experimentation in teacher’s practice; (3) the role of experimentation in approaching contents; (4) the role of experimentation in the development of the classroom environment. It was observed that teachers consider experimentation as a moment that fosters the development of many skills, providing students with the opportunity to interact with materials, test theories, formulate hypothesis and raise questions, being also recognised as motivating. It is also noteworthy that experimentation can be implemented by emphasizing a Science-Technology-Society – STS approach, aiming to promote students’ interest in science and technology, as well as to discuss their social implications.L’expérimentation au sein de l’activité pédagogique en salle de classe constitue une étape importante du processus d’apprentissage, et peut ainsi servir de recours pour un enseignement tourné vers une approche Sciences, Technologie et Société [STS]. Si l’on part du principe que l’apprentissage de la Science par l’expérimentation est lié aux conceptions adoptées par les enseignants et à la manière dont les expériences sont abordées en classe, l’objectif de cette étude a été d’identifier les conceptions des enseignants en formation continue en ce qui concerne le rôle de l’expérimentation dans l’enseignement des Sciences et des Mathématiques. Pour ce faire, des questionnaires ont été soumis à 24 professeurs, étudiants d’un mastère en Enseignement des Sciences et des Mathématiques, lesquels furent examinés au travers d’une Analyse Textuelle et Discursive. On a pu, dès lors, distinguer quatre catégories émergeantes: (1) la fonction de l’expérimentation dans l’apprentissage de l’élève; (2) la fonction de l’expérimentation dans la pratique de l’enseignant; (3) la fonction de l’expérimentation dans l’abordage des contenus; (4) la fonction de l’expérimentation dans la construction de l’ambiance de la salle de classe. D’autre part, on a pu établir que les sujets conçoivent l’expérimentation comme un moment favorable au développement de nombreuses compétences, ce qui permet aux étudiants d’interagir avec le matériel, tester la validité des théories, formuler des hypothèses et soulever d’autres questions, lui conférant ainsi un caractère motivant. Enfin, il convient de souligner que l’expérimentation peut être menée avec une approche Sciences, Technologie et Société – STS dans le but d’accroître l’intérêt des étudiants pour la Science et la technologie ainsi que de promouvoir le débat sur les implications sociales de celles-ci.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-28T11:38:56Z2016-07-05T00:00:00Z2016-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39152por1647-358210.34624/id.v8i1.3376Souza, Vanessa Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:30Zoai:ria.ua.pt:10773/39152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:25.584580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática
title A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática
spellingShingle A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática
Souza, Vanessa Martins de
Experimentação em sala de aula
Ensino de ciências e matemática
Concepções de professores
Abordagem CTS
title_short A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática
title_full A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática
title_fullStr A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática
title_full_unstemmed A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática
title_sort A experimentação em sala de aula: concepções de professores de ciências e matemática
author Souza, Vanessa Martins de
author_facet Souza, Vanessa Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vanessa Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação em sala de aula
Ensino de ciências e matemática
Concepções de professores
Abordagem CTS
topic Experimentação em sala de aula
Ensino de ciências e matemática
Concepções de professores
Abordagem CTS
description A experimentação na atividade pedagógica em sala de aula trata-se de um componente importante para o processo de aprendizagem, podendo servir de recurso para o ensino com abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade [CTS]. Partindo-se do pressuposto que aprender ciência pela experimentação está relacionado às concepções adotadas pelos professores e à forma com que os experimentos são abordados em aula, o objetivo do presente estudo foi identificar as concepções de professores em situação de formação continuada sobre o papel da experimentação no ensino de Ciências e Matemática. Para isso, foram aplicados questionários a 24 professores, ingressantes de um curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa análise, foi possível identificar quatro categorias emergentes: (1) a função da experimentação na aprendizagem do aluno; (2) a função da experimentação na prática do professor; (3) a função da experimentação na abordagem de conteúdos; (4) a função da experimentação na construção do ambiente da sala de aula. Foi possível perceber que os sujeitos entendem a experimentação como um momento que proporciona o desenvolvimento de muitas competências, possibilitando aos alunos interagir com materiais, testar teorias, formular hipóteses e levantar questionamentos, atribuindo a ela um caráter motivador. Destaca-se, ainda, que a experimentação pode ser desenvolvida numa abordagem envolvendo Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, visando à promoção do interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia, bem como à discussão de suas implicações sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05T00:00:00Z
2016-07-05
2023-07-28T11:38:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39152
url http://hdl.handle.net/10773/39152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v8i1.3376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137744933355520