Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lara Pereira, Edirene
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nishihara Thie Koki, Ana Carolina, de Biassio, Mayara, Prado Cardoso da Silva, Gesieli, Sutille Miranda, Flávia, Grassmann, Camila Gabriela, Michalsky, Gabrielly, Strapação Heine, Rômulo, Lambach, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conteúdos estudados. A dinâmica da atividade foi inspirada no jogo de tabuleiro Zombicide, que envolve ataques de zumbis e a sobrevivência a eles, sendo que, neste caso, para os jogadores sobreviverem aos ataques, devem usar conhecimentos de química e raciocínio lógico, relacionando seus conteúdos escolares com o referido contexto. O jogo criado por licenciandos durante o PIBID é cooperativo, no qual os alunos participantes, no papel de sobreviventes de um apocalipse zumbi, tiveram que completar missões para sobreviver ao ataque. No decorrer do jogo, os participantes responderam questões relacionadas aos conteúdos de química cujas respostas se corretas tornavam o participante um sobrevivente ao ataque zumbi, já se as respostas estivessem incorretas, os participantes perdiam suas vidas no jogo. Para a conclusão do jogo, os participantes precisaram desenvolver as atividades relacionadas à sobrevivência, entre elas: experimentos sobre a conservação dos alimentos, purificação da água e desenvolvimento de pilhas de energia. Após esse processo, a equipe teve que resgatar um colega que estava no laboratório desenvolvendo a cura do vírus que transformava as pessoas em zumbis. Dessa forma, o jogo elaborado tentou trazer de maneira lúdica e interativa a importância da química para o aluno e o quanto ela pode estar presente no seu dia a dia, passando ou não por uma situação apocalíptica. Os alunos participantes do programa utilizaram perguntas e experimentos químicos para transmitir o conhecimento e expandir assim também a sala de aula. Aplicado no dia 29 de julho de 2019, pela manhã, o jogo apresentou um tabuleiro gigante com experimentos de química básica, desde a separação de misturas até a eletroquímica na físico-química.
id UTFPR-13_a4b9511f095d2c95fe619e532cd89c65
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10781
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicosQuímica, físico-química, química orgânica, química analítica, química inorgânicaEnsino de química; jogos didáticos; sobrevivência; ensino médio.O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conteúdos estudados. A dinâmica da atividade foi inspirada no jogo de tabuleiro Zombicide, que envolve ataques de zumbis e a sobrevivência a eles, sendo que, neste caso, para os jogadores sobreviverem aos ataques, devem usar conhecimentos de química e raciocínio lógico, relacionando seus conteúdos escolares com o referido contexto. O jogo criado por licenciandos durante o PIBID é cooperativo, no qual os alunos participantes, no papel de sobreviventes de um apocalipse zumbi, tiveram que completar missões para sobreviver ao ataque. No decorrer do jogo, os participantes responderam questões relacionadas aos conteúdos de química cujas respostas se corretas tornavam o participante um sobrevivente ao ataque zumbi, já se as respostas estivessem incorretas, os participantes perdiam suas vidas no jogo. Para a conclusão do jogo, os participantes precisaram desenvolver as atividades relacionadas à sobrevivência, entre elas: experimentos sobre a conservação dos alimentos, purificação da água e desenvolvimento de pilhas de energia. Após esse processo, a equipe teve que resgatar um colega que estava no laboratório desenvolvendo a cura do vírus que transformava as pessoas em zumbis. Dessa forma, o jogo elaborado tentou trazer de maneira lúdica e interativa a importância da química para o aluno e o quanto ela pode estar presente no seu dia a dia, passando ou não por uma situação apocalíptica. Os alunos participantes do programa utilizaram perguntas e experimentos químicos para transmitir o conhecimento e expandir assim também a sala de aula. Aplicado no dia 29 de julho de 2019, pela manhã, o jogo apresentou um tabuleiro gigante com experimentos de química básica, desde a separação de misturas até a eletroquímica na físico-química.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Lara Pereira, EdireneNishihara Thie Koki, Ana Carolinade Biassio, MayaraPrado Cardoso da Silva, GesieliSutille Miranda, FláviaGrassmann, Camila GabrielaMichalsky, GabriellyStrapação Heine, RômuloLambach, Marcelo2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPIBIDapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1078110.3895/actio.v1n1.10781ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781/6983Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:48Zoai:periodicos.utfpr:article/10781Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:48Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
spellingShingle Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
de Lara Pereira, Edirene
Química, físico-química, química orgânica, química analítica, química inorgânica
Ensino de química; jogos didáticos; sobrevivência; ensino médio.
title_short Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_full Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_fullStr Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_full_unstemmed Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
title_sort Apocalipse zumbi: uma proposta lúdica de sobrevivência utilizando conhecimentos químicos
author de Lara Pereira, Edirene
author_facet de Lara Pereira, Edirene
Nishihara Thie Koki, Ana Carolina
de Biassio, Mayara
Prado Cardoso da Silva, Gesieli
Sutille Miranda, Flávia
Grassmann, Camila Gabriela
Michalsky, Gabrielly
Strapação Heine, Rômulo
Lambach, Marcelo
author_role author
author2 Nishihara Thie Koki, Ana Carolina
de Biassio, Mayara
Prado Cardoso da Silva, Gesieli
Sutille Miranda, Flávia
Grassmann, Camila Gabriela
Michalsky, Gabrielly
Strapação Heine, Rômulo
Lambach, Marcelo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lara Pereira, Edirene
Nishihara Thie Koki, Ana Carolina
de Biassio, Mayara
Prado Cardoso da Silva, Gesieli
Sutille Miranda, Flávia
Grassmann, Camila Gabriela
Michalsky, Gabrielly
Strapação Heine, Rômulo
Lambach, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Química, físico-química, química orgânica, química analítica, química inorgânica
Ensino de química; jogos didáticos; sobrevivência; ensino médio.
topic Química, físico-química, química orgânica, química analítica, química inorgânica
Ensino de química; jogos didáticos; sobrevivência; ensino médio.
description O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de uma atividade aplicada para alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, a qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conteúdos estudados. A dinâmica da atividade foi inspirada no jogo de tabuleiro Zombicide, que envolve ataques de zumbis e a sobrevivência a eles, sendo que, neste caso, para os jogadores sobreviverem aos ataques, devem usar conhecimentos de química e raciocínio lógico, relacionando seus conteúdos escolares com o referido contexto. O jogo criado por licenciandos durante o PIBID é cooperativo, no qual os alunos participantes, no papel de sobreviventes de um apocalipse zumbi, tiveram que completar missões para sobreviver ao ataque. No decorrer do jogo, os participantes responderam questões relacionadas aos conteúdos de química cujas respostas se corretas tornavam o participante um sobrevivente ao ataque zumbi, já se as respostas estivessem incorretas, os participantes perdiam suas vidas no jogo. Para a conclusão do jogo, os participantes precisaram desenvolver as atividades relacionadas à sobrevivência, entre elas: experimentos sobre a conservação dos alimentos, purificação da água e desenvolvimento de pilhas de energia. Após esse processo, a equipe teve que resgatar um colega que estava no laboratório desenvolvendo a cura do vírus que transformava as pessoas em zumbis. Dessa forma, o jogo elaborado tentou trazer de maneira lúdica e interativa a importância da química para o aluno e o quanto ela pode estar presente no seu dia a dia, passando ou não por uma situação apocalíptica. Os alunos participantes do programa utilizaram perguntas e experimentos químicos para transmitir o conhecimento e expandir assim também a sala de aula. Aplicado no dia 29 de julho de 2019, pela manhã, o jogo apresentou um tabuleiro gigante com experimentos de química básica, desde a separação de misturas até a eletroquímica na físico-química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
PIBID
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781
10.3895/actio.v1n1.10781
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10781/6983
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983699918848