Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabri, Gabriel José Cavassin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Panossian, Maria Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10863
Resumo: O campo de pesquisas em Educação Estatística tem apresentado um certo aumento, sendo apontada como uma de suas razões a era da informação em que se vive hoje. Com a expansão desse campo, acaba gerando novas possibilidades para diferentes perspectivas, com diferentes referenciais filosóficos e epistemológicos possam desenvolver estudos com o mesmo objeto de pesquisa: ensinar e aprender estatística. Nesse aspecto, o objetivo desse trabalho é apresentar o resultado de um estudo exploratório que buscou reconhecer como os pesquisadores que possuem como base teórico-metodológica a Atividade Orientadora de Ensino têm trabalhado com a Educação Estatística. Para isso, apresenta-se, em linhas gerais, os pressupostos de organização da atividade pedagógica a partir dos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino, e o levantamento de pesquisas realizadas sobre Educação Estatística com esse embasamento teórico. Para isso, foram analisados os currículos Lattes dos pesquisadores pertencentes ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe), da Universidade de São Paulo, disponível do Diretório de Grupos de Pesquisa. O recorte foi captar apenas produções disponíveis em periódicos, livros ou capítulos de livros. Somente o GEPAPe foi selecionado para essa análise pois foi o professor Manoel Oriosvaldo de Moura, criador do grupo, foi quem postulou inicialmente a Atividade Orientadora de Ensino. Dessa forma, foram analisados 24 currículos desses pesquisadores, dos quais cinco apresentaram alguma produção que envolvesse o ensino de Estatística como objeto de pesquisa, materializados em quatro produtos distintos. Portanto, uma das conclusões é que a Estatística, a partir da perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino, ainda é pouco explorada quando compara a conhecimentos como a Álgebra e a Geometria, e a outra conclusão é que as publicações constatadas estavam relacionadas às pesquisas do Observatório Brasileiro de Educação, focando em práticas pedagógicas para os anos iniciais da Educação Básica. Também é resultado desse estudo o levantamento da hipótese de que a Teoria da Atividade leontieviana pode auxiliar a organização do ensino de Estatística, de forma a desenvolver conhecimentos teóricos relacionados.
id UTFPR-13_b1ada91e66071d8f4727d96fe9db1822
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10863
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratórioEnsino-AprendizagemAtividade Orientadora de Ensino; Educação Estatística; Teoria da AtividadeO campo de pesquisas em Educação Estatística tem apresentado um certo aumento, sendo apontada como uma de suas razões a era da informação em que se vive hoje. Com a expansão desse campo, acaba gerando novas possibilidades para diferentes perspectivas, com diferentes referenciais filosóficos e epistemológicos possam desenvolver estudos com o mesmo objeto de pesquisa: ensinar e aprender estatística. Nesse aspecto, o objetivo desse trabalho é apresentar o resultado de um estudo exploratório que buscou reconhecer como os pesquisadores que possuem como base teórico-metodológica a Atividade Orientadora de Ensino têm trabalhado com a Educação Estatística. Para isso, apresenta-se, em linhas gerais, os pressupostos de organização da atividade pedagógica a partir dos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino, e o levantamento de pesquisas realizadas sobre Educação Estatística com esse embasamento teórico. Para isso, foram analisados os currículos Lattes dos pesquisadores pertencentes ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe), da Universidade de São Paulo, disponível do Diretório de Grupos de Pesquisa. O recorte foi captar apenas produções disponíveis em periódicos, livros ou capítulos de livros. Somente o GEPAPe foi selecionado para essa análise pois foi o professor Manoel Oriosvaldo de Moura, criador do grupo, foi quem postulou inicialmente a Atividade Orientadora de Ensino. Dessa forma, foram analisados 24 currículos desses pesquisadores, dos quais cinco apresentaram alguma produção que envolvesse o ensino de Estatística como objeto de pesquisa, materializados em quatro produtos distintos. Portanto, uma das conclusões é que a Estatística, a partir da perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino, ainda é pouco explorada quando compara a conhecimentos como a Álgebra e a Geometria, e a outra conclusão é que as publicações constatadas estavam relacionadas às pesquisas do Observatório Brasileiro de Educação, focando em práticas pedagógicas para os anos iniciais da Educação Básica. Também é resultado desse estudo o levantamento da hipótese de que a Teoria da Atividade leontieviana pode auxiliar a organização do ensino de Estatística, de forma a desenvolver conhecimentos teóricos relacionados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fabri, Gabriel José CavassinPanossian, Maria Lucia2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Exploratóriaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1086310.3895/actio.v1n1.10863ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; PôsterACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10863/6971Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:52Zoai:periodicos.utfpr:article/10863Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:52Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório
title Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório
spellingShingle Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório
Fabri, Gabriel José Cavassin
Ensino-Aprendizagem
Atividade Orientadora de Ensino; Educação Estatística; Teoria da Atividade
title_short Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório
title_full Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório
title_fullStr Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório
title_sort Atividade orientadora de ensino e educação estatística: um estudo exploratório
author Fabri, Gabriel José Cavassin
author_facet Fabri, Gabriel José Cavassin
Panossian, Maria Lucia
author_role author
author2 Panossian, Maria Lucia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabri, Gabriel José Cavassin
Panossian, Maria Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Atividade Orientadora de Ensino; Educação Estatística; Teoria da Atividade
topic Ensino-Aprendizagem
Atividade Orientadora de Ensino; Educação Estatística; Teoria da Atividade
description O campo de pesquisas em Educação Estatística tem apresentado um certo aumento, sendo apontada como uma de suas razões a era da informação em que se vive hoje. Com a expansão desse campo, acaba gerando novas possibilidades para diferentes perspectivas, com diferentes referenciais filosóficos e epistemológicos possam desenvolver estudos com o mesmo objeto de pesquisa: ensinar e aprender estatística. Nesse aspecto, o objetivo desse trabalho é apresentar o resultado de um estudo exploratório que buscou reconhecer como os pesquisadores que possuem como base teórico-metodológica a Atividade Orientadora de Ensino têm trabalhado com a Educação Estatística. Para isso, apresenta-se, em linhas gerais, os pressupostos de organização da atividade pedagógica a partir dos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino, e o levantamento de pesquisas realizadas sobre Educação Estatística com esse embasamento teórico. Para isso, foram analisados os currículos Lattes dos pesquisadores pertencentes ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe), da Universidade de São Paulo, disponível do Diretório de Grupos de Pesquisa. O recorte foi captar apenas produções disponíveis em periódicos, livros ou capítulos de livros. Somente o GEPAPe foi selecionado para essa análise pois foi o professor Manoel Oriosvaldo de Moura, criador do grupo, foi quem postulou inicialmente a Atividade Orientadora de Ensino. Dessa forma, foram analisados 24 currículos desses pesquisadores, dos quais cinco apresentaram alguma produção que envolvesse o ensino de Estatística como objeto de pesquisa, materializados em quatro produtos distintos. Portanto, uma das conclusões é que a Estatística, a partir da perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino, ainda é pouco explorada quando compara a conhecimentos como a Álgebra e a Geometria, e a outra conclusão é que as publicações constatadas estavam relacionadas às pesquisas do Observatório Brasileiro de Educação, focando em práticas pedagógicas para os anos iniciais da Educação Básica. Também é resultado desse estudo o levantamento da hipótese de que a Teoria da Atividade leontieviana pode auxiliar a organização do ensino de Estatística, de forma a desenvolver conhecimentos teóricos relacionados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa Exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10863
10.3895/actio.v1n1.10863
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10863
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10863/6971
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Pôster
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984442310656