Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Acta Maiara Evangelista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Halmann, Adriane Lizbehd
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7299
Resumo: A autoria na web contemporânea tem sido descrita como potencial para a construção de diferentes escritas e leituras de mundo, o que foi aproveitado por alguns professores de Ciências que mantêm blogs sobre suas práticas docentes. Sabe-se que a autoria está intimamente ligada à reflexão e construção de novos significados para as práticas, mas de que maneira isso ocorre entre professores de Ciências autores de blogs? Para investigar este fenômeno foi traçada uma pesquisa de mestrado com o seguinte objetivo: compreender como a autoria de professores em blogs pode desencadear processos de reflexão e ressignificação da prática docente. Esta é uma pesquisa qualitativa, netnográfica, que foi realizada com a inserção das pesquisadoras no lócus do fenômeno investigado: a blogosfera. Foi possível observar os processos autorais dos professores nos blogs analisados, o que foi complementado por entrevistas semiestruturadas online. Um dos aspectos analisados foi em relação ao processo de construção autoral dos conteúdos postados nos blogs, o que demonstrou ser motivado por inquietações do cotidiano e também para a divulgação científica. Outro aspecto apontado pelos docentes em seus relatos foi de que os blogs funcionam como espaços com grandes potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente. Por fim, foi analisado o processo de escrita colaborativa, sendo que os achados da pesquisa demonstram que este processo autoral e reflexivo nos blogs é importante para a formação continuada de professores, autores e blogueiros. Conclui-se, assim, que a web pode fomentar a colaboração, com textos multiautorais, que interagem a partir de diferentes tempos e espaços e que, por sua vez, repercutem nas formações e práticas docentes cotidianas.
id UTFPR-13_b73e99e658dd7cd71add598d348f1177
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7299
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciênciasAuthorship of teachers in blogs: potentialities for the reflection and resignification of the teaching practice of science teachersEnsino de CiênciasAutoria. Blogs. Reflexão. Ressignificação da prática. Formação de professores de ciências.Authorship; Blogs; Reflection; Resignation of practice; Teachers of science educationA autoria na web contemporânea tem sido descrita como potencial para a construção de diferentes escritas e leituras de mundo, o que foi aproveitado por alguns professores de Ciências que mantêm blogs sobre suas práticas docentes. Sabe-se que a autoria está intimamente ligada à reflexão e construção de novos significados para as práticas, mas de que maneira isso ocorre entre professores de Ciências autores de blogs? Para investigar este fenômeno foi traçada uma pesquisa de mestrado com o seguinte objetivo: compreender como a autoria de professores em blogs pode desencadear processos de reflexão e ressignificação da prática docente. Esta é uma pesquisa qualitativa, netnográfica, que foi realizada com a inserção das pesquisadoras no lócus do fenômeno investigado: a blogosfera. Foi possível observar os processos autorais dos professores nos blogs analisados, o que foi complementado por entrevistas semiestruturadas online. Um dos aspectos analisados foi em relação ao processo de construção autoral dos conteúdos postados nos blogs, o que demonstrou ser motivado por inquietações do cotidiano e também para a divulgação científica. Outro aspecto apontado pelos docentes em seus relatos foi de que os blogs funcionam como espaços com grandes potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente. Por fim, foi analisado o processo de escrita colaborativa, sendo que os achados da pesquisa demonstram que este processo autoral e reflexivo nos blogs é importante para a formação continuada de professores, autores e blogueiros. Conclui-se, assim, que a web pode fomentar a colaboração, com textos multiautorais, que interagem a partir de diferentes tempos e espaços e que, por sua vez, repercutem nas formações e práticas docentes cotidianas.Contemporary web authorship has been described as potential for the construction of different writing and world readings, which has been used by some Science teachers who maintain blogs about their teaching practices. It is known that the authorship is closely linked to the reflection and construction of new meanings for the practices, but how does this happen about Science teachers bloggers? For to investigate this phenomenon, a master's research was designed with the following objective: to understand how the authorship of teachers in blogs can trigger processes of reflection and resignification of the teaching practice. This is a qualitative and netnographic research that was developed with the insertion of researchers in the locus of the phenomenon investigated: the blogosphere. It was possible to observe the authors processes in the analyzed blogs, which was complemented by online semistructured interviews. One of the aspects analyzed was in relation to the process of authoring posted on blogs, which has been shown to be motivated by daily concerns and also for scientific divulgation. Another aspect pointed out by the teachers in their reports was that blogs function as spaces with great potential for reflection and resignification of teaching practice. Finally, the collaborative writing process was analyzed, and the research findings demonstrate that this authorial and reflexive process in blogs is important for the continuing education of teachers, authors and bloggers. It is concluded, therefore, that the web can foster collaboration, with multi-author texts, that interact from different times and spaces and, in turn, have repercussions on daily teacher education and practices.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maciel, Acta Maiara EvangelistaHalmann, Adriane Lizbehd2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/729910.3895/actio.v3n3.7299ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 292-316ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 292-3162525-892310.3895/actio.v3n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7299/5748https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7299/5749Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:59Zoai:periodicos.utfpr:article/7299Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:59Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências
Authorship of teachers in blogs: potentialities for the reflection and resignification of the teaching practice of science teachers
title Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências
spellingShingle Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências
Maciel, Acta Maiara Evangelista
Ensino de Ciências
Autoria. Blogs. Reflexão. Ressignificação da prática. Formação de professores de ciências.
Authorship; Blogs; Reflection; Resignation of practice; Teachers of science education
title_short Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências
title_full Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências
title_fullStr Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências
title_full_unstemmed Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências
title_sort Autoria de professores em blogs: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente de professores de ciências
author Maciel, Acta Maiara Evangelista
author_facet Maciel, Acta Maiara Evangelista
Halmann, Adriane Lizbehd
author_role author
author2 Halmann, Adriane Lizbehd
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Acta Maiara Evangelista
Halmann, Adriane Lizbehd
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Autoria. Blogs. Reflexão. Ressignificação da prática. Formação de professores de ciências.
Authorship; Blogs; Reflection; Resignation of practice; Teachers of science education
topic Ensino de Ciências
Autoria. Blogs. Reflexão. Ressignificação da prática. Formação de professores de ciências.
Authorship; Blogs; Reflection; Resignation of practice; Teachers of science education
description A autoria na web contemporânea tem sido descrita como potencial para a construção de diferentes escritas e leituras de mundo, o que foi aproveitado por alguns professores de Ciências que mantêm blogs sobre suas práticas docentes. Sabe-se que a autoria está intimamente ligada à reflexão e construção de novos significados para as práticas, mas de que maneira isso ocorre entre professores de Ciências autores de blogs? Para investigar este fenômeno foi traçada uma pesquisa de mestrado com o seguinte objetivo: compreender como a autoria de professores em blogs pode desencadear processos de reflexão e ressignificação da prática docente. Esta é uma pesquisa qualitativa, netnográfica, que foi realizada com a inserção das pesquisadoras no lócus do fenômeno investigado: a blogosfera. Foi possível observar os processos autorais dos professores nos blogs analisados, o que foi complementado por entrevistas semiestruturadas online. Um dos aspectos analisados foi em relação ao processo de construção autoral dos conteúdos postados nos blogs, o que demonstrou ser motivado por inquietações do cotidiano e também para a divulgação científica. Outro aspecto apontado pelos docentes em seus relatos foi de que os blogs funcionam como espaços com grandes potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente. Por fim, foi analisado o processo de escrita colaborativa, sendo que os achados da pesquisa demonstram que este processo autoral e reflexivo nos blogs é importante para a formação continuada de professores, autores e blogueiros. Conclui-se, assim, que a web pode fomentar a colaboração, com textos multiautorais, que interagem a partir de diferentes tempos e espaços e que, por sua vez, repercutem nas formações e práticas docentes cotidianas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7299
10.3895/actio.v3n3.7299
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7299
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n3.7299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7299/5748
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7299/5749
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 292-316
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 292-316
2525-8923
10.3895/actio.v3n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984918364160