Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 |
Resumo: | Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupados de acordo com o foco principal de seus estudos. A maioria dos trabalhos que compõem nossa pesquisa bibliográfica possuem foco no uso de HQs enquanto materiais didáticos para o ensino de ciências no Ensino Fundamental e para o ensino de Química no Ensino Médio. Parte dos trabalhos obtidos se pautam nas contribuições de algumas revistas em quadrinhos ou manifestações desse gênero em livros didáticos. Uma pequena parcela dos artigos analisados discute sobre as HQs na formação docente. Nos últimos 5 anos houve um aumento significativo nas produções voltadas ao uso de HQs e sua contribuição no ensino de ciências. Os estudos que abordam o uso de materiais inéditos aparecem de maneira mais frequente quando comparados aqueles que se propõe a análise e/ou uso de materiais já disponíveis. |
id |
UTFPR-13_b7c595f189d2137ee5d61dfa5e41216c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6818 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPECMétodos e Técnicas de EnsinoHistórias em quadrinhos; Ensino de ciências; Levantamento bibliográficoEste artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupados de acordo com o foco principal de seus estudos. A maioria dos trabalhos que compõem nossa pesquisa bibliográfica possuem foco no uso de HQs enquanto materiais didáticos para o ensino de ciências no Ensino Fundamental e para o ensino de Química no Ensino Médio. Parte dos trabalhos obtidos se pautam nas contribuições de algumas revistas em quadrinhos ou manifestações desse gênero em livros didáticos. Uma pequena parcela dos artigos analisados discute sobre as HQs na formação docente. Nos últimos 5 anos houve um aumento significativo nas produções voltadas ao uso de HQs e sua contribuição no ensino de ciências. Os estudos que abordam o uso de materiais inéditos aparecem de maneira mais frequente quando comparados aqueles que se propõe a análise e/ou uso de materiais já disponíveis.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Camargo, Susan CarolineRivelini-Silva, Angélica Cristina2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/681810.3895/actio.v2n3.6818ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 133-150ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 133-1502525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818/4676Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:12Zoai:periodicos.utfpr:article/6818Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:12Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC Camargo, Susan Caroline Métodos e Técnicas de Ensino Histórias em quadrinhos; Ensino de ciências; Levantamento bibliográfico |
title_short |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_full |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
title_sort |
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC |
author |
Camargo, Susan Caroline |
author_facet |
Camargo, Susan Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Susan Caroline Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos e Técnicas de Ensino Histórias em quadrinhos; Ensino de ciências; Levantamento bibliográfico |
topic |
Métodos e Técnicas de Ensino Histórias em quadrinhos; Ensino de ciências; Levantamento bibliográfico |
description |
Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico de como as histórias em quadrinhos (HQs) são abordadas no contexto do ensino de ciências brasileiro. Partindo de uma pesquisa em dois dos principais eventos da área de ensino de ciências, os trabalhos obtidos foram divididos em categorias e agrupados de acordo com o foco principal de seus estudos. A maioria dos trabalhos que compõem nossa pesquisa bibliográfica possuem foco no uso de HQs enquanto materiais didáticos para o ensino de ciências no Ensino Fundamental e para o ensino de Química no Ensino Médio. Parte dos trabalhos obtidos se pautam nas contribuições de algumas revistas em quadrinhos ou manifestações desse gênero em livros didáticos. Uma pequena parcela dos artigos analisados discute sobre as HQs na formação docente. Nos últimos 5 anos houve um aumento significativo nas produções voltadas ao uso de HQs e sua contribuição no ensino de ciências. Os estudos que abordam o uso de materiais inéditos aparecem de maneira mais frequente quando comparados aqueles que se propõe a análise e/ou uso de materiais já disponíveis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 10.3895/actio.v2n3.6818 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n3.6818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818/4676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 133-150 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 133-150 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985503469568 |