Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Diana Stefanny Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rotta, Jeane Cristina Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47170
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996
Resumo: A participação feminina nas Ciências e nas carreiras científicas tem sido tema de pesquisas na área de Ensino de Ciências. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender como a temática, mulheres nas Ciências Naturais, tem sido abordada nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A pesquisa bibliográfica foi de cunho qualitativo e foram selecionados trinta e quatro trabalhos. Esses foram analisados com base na Análise de Conteúdo e foram elencadas quatro categorias: Pesquisas teóricas; Visão docente e discente sobre as mulheres nas Ciências; Mulheres e Ciências e Atividades e ações que (in)visibilizam a mulher nas Ciências. Os resultados demonstraram que o número de trabalhos nessa temática aumentou ao longo das edições de cada evento, evidenciando a sua importância e ressaltando que ela tem sido pesquisada em diferentes vertentes. Os trabalhos também evidenciaram que essa temática precisa ser discutida no âmbito escolar e na formação de professores, visando desconstruir visões preconceituosas que historicamente determinaram o papel na sociedade de homens e mulheres e promover uma maior equidade social.
id UNB_7db5d96931a1b229e722a6c508f352a0
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47170
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Amaral, Diana Stefanny SantosRotta, Jeane Cristina GomesUniversidade de BrasíliaUniversidade de Brasília2024-01-09T11:40:37Z2024-01-09T11:40:37Z2022-06-23AMARAL, Diana Stefanny Santos; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 2, p. 167-182, maio/ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12996. Acesso em: 09 jan. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47170https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996A participação feminina nas Ciências e nas carreiras científicas tem sido tema de pesquisas na área de Ensino de Ciências. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender como a temática, mulheres nas Ciências Naturais, tem sido abordada nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A pesquisa bibliográfica foi de cunho qualitativo e foram selecionados trinta e quatro trabalhos. Esses foram analisados com base na Análise de Conteúdo e foram elencadas quatro categorias: Pesquisas teóricas; Visão docente e discente sobre as mulheres nas Ciências; Mulheres e Ciências e Atividades e ações que (in)visibilizam a mulher nas Ciências. Os resultados demonstraram que o número de trabalhos nessa temática aumentou ao longo das edições de cada evento, evidenciando a sua importância e ressaltando que ela tem sido pesquisada em diferentes vertentes. Os trabalhos também evidenciaram que essa temática precisa ser discutida no âmbito escolar e na formação de professores, visando desconstruir visões preconceituosas que historicamente determinaram o papel na sociedade de homens e mulheres e promover uma maior equidade social.Female participation in Science and in scientific careers has been the subject of research in Science Teaching. Therefore, the aim of this work was to understand how the subject addressing women in Natural Science has been approached in the works published at the Brazilian Meeting for Chemistry Education and at the Brazilian Meeting for Research in Science Education. A qualitative bibliographical research was conducted and thirty-four works selected. These were analyzed based on Content Analysis and four categories were listed: Theoretical research; Teacher and student view on women in Science; Women and Science; and Activities that make women in Science visible. The results showed that the number of works on the researched subject increased throughout the editions of each event, evidencing its importance and emphasizing that it has been researched in various aspects. The works also showed that the subject addressing women in Science must be discussed in schools and in teacher formation aiming to deconstruct prejudiced views that have historically determined the role of men and women in society and promote greater social equity.La participación femenina en la ciencia y en las carreras científicas ha sido objeto de investigación en el campo de la Enseñanza de las Ciencias. Por tanto, el objetivo de este trabajo fue comprender cómo se ha abordado la temática de la mujer en la Ciencias Naturales en los trabajos publicados en el Encuentro Nacional de Educación Química y en el Encuentro Nacional de Investigación en Educación Científica. La investigación bibliográfica fue de carácter cualitativo y se seleccionaron treinta y cuatro trabajos. Estos se analizaron con base en el Análisis de Contenido y se enumeraron cuatro categorías: Investigación teórica; Opinión de docentes y estudiantes sobre las mujeres en la ciencia; Mujeres y ciencia y Actividades que visibilicen a las mujeres en la ciencia. Los resultados mostraron que el número de trabajos investigados sobre esta temática aumentó a lo largo de las ediciones de cada evento, resaltando su importancia y enfatizando que se ha investigado de diferentes vertientes. Los trabajos también mostraron que la temática de la mujer en la ciencia debe ser discutido en el entorno escolar y en la formación del profesorado, con el objetivo de deconstruir visiones prejuiciosas construidas históricamente sobre el papel de hombres y mujeres en la sociedad y promover una mayor equidad social.Faculdade UnB Planaltina (FUP)porPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira SulCopyright (c) 2022 Diana Stefanny Santos Amaral, Jeane Cristina Gomes Rotta (CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12996.info:eu-repo/semantics/openAccessMulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPECWomen scientists and the teaching of natural sciences : an overview of ENEQ and ENPEC publicationsLas mujeres científicas y la enseñanza de las ciencias naturales : un panorama de las publicaciones de la ENEQ y la ENPECinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMulheres na ciênciaGêneroCiências - estudo e ensinoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47170/4/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD54open accessORIGINALARTIGO_MulheresCientistasEnsino.pdfARTIGO_MulheresCientistasEnsino.pdfapplication/pdf347399http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47170/5/ARTIGO_MulheresCientistasEnsino.pdfda1ad2ea9775fe2cdff1c18eacb9172bMD55open access10482/471702024-01-09 08:43:17.149open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47170U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-09T11:43:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Women scientists and the teaching of natural sciences : an overview of ENEQ and ENPEC publications
Las mujeres científicas y la enseñanza de las ciencias naturales : un panorama de las publicaciones de la ENEQ y la ENPEC
title Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
spellingShingle Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
Amaral, Diana Stefanny Santos
Mulheres na ciência
Gênero
Ciências - estudo e ensino
title_short Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
title_full Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
title_fullStr Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
title_full_unstemmed Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
title_sort Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais : um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
author Amaral, Diana Stefanny Santos
author_facet Amaral, Diana Stefanny Santos
Rotta, Jeane Cristina Gomes
author_role author
author2 Rotta, Jeane Cristina Gomes
author2_role author
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Diana Stefanny Santos
Rotta, Jeane Cristina Gomes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Mulheres na ciência
Gênero
Ciências - estudo e ensino
topic Mulheres na ciência
Gênero
Ciências - estudo e ensino
description A participação feminina nas Ciências e nas carreiras científicas tem sido tema de pesquisas na área de Ensino de Ciências. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender como a temática, mulheres nas Ciências Naturais, tem sido abordada nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A pesquisa bibliográfica foi de cunho qualitativo e foram selecionados trinta e quatro trabalhos. Esses foram analisados com base na Análise de Conteúdo e foram elencadas quatro categorias: Pesquisas teóricas; Visão docente e discente sobre as mulheres nas Ciências; Mulheres e Ciências e Atividades e ações que (in)visibilizam a mulher nas Ciências. Os resultados demonstraram que o número de trabalhos nessa temática aumentou ao longo das edições de cada evento, evidenciando a sua importância e ressaltando que ela tem sido pesquisada em diferentes vertentes. Os trabalhos também evidenciaram que essa temática precisa ser discutida no âmbito escolar e na formação de professores, visando desconstruir visões preconceituosas que historicamente determinaram o papel na sociedade de homens e mulheres e promover uma maior equidade social.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-09T11:40:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-09T11:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Diana Stefanny Santos; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 2, p. 167-182, maio/ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12996. Acesso em: 09 jan. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47170
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996
identifier_str_mv AMARAL, Diana Stefanny Santos; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Mulheres cientistas e o ensino de ciências naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 2, p. 167-182, maio/ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12996. Acesso em: 09 jan. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47170
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47170/4/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47170/5/ARTIGO_MulheresCientistasEnsino.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
da1ad2ea9775fe2cdff1c18eacb9172b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863931047706624