Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Anjos, Mirian Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carbo, Leandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329
Resumo: Dada a importância da inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o presente estudo tem por objetivo compreender como essa abordagem tem sido empregada por professores de Ciências, do Ensino Fundamental. Foram selecionados seis professores a partir de determinados critérios. Dentro do nosso recorte os professores de unidades de ensino que não ofertassem o Ensino Fundamental II, que estivessem localizadas na zona rural (o que dificultaria o acesso, por questões financeiras) ou que fossem Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).  No que se refere à forma de abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa, de campo e de cunho descritivo. Utilizou-se o método de abordagem hipotético-dedutivo e o procedimento tipológico. Realizaram-se observações em sala de aula, com o auxílio de um diário de campo para as devidas anotações. A análise das práticas pedagógicas, baseada nos moldes da Análise Textual Discursiva, foi realizada apenas com dois dos seis professores participantes, evitando, assim, possíveis repetições nas interpretações e/ou discussões das aulas observadas, considerando que todas as práticas pedagógicas verificadas apresentaram aproximações ou distanciamentos em relação à abordagem CTS. Os resultados obtidos demonstram que as aplicações das relações CTS presentes nos currículos escolares são ainda ineficazes. Compreendendo a importância da formação inicial neste processo, especificamente na área de Ciências, pode-se apontar as Instituições de Ensino Superior como responsáveis pela inserção de questões relacionadas à ciência, à tecnologia e à sociedade nos currículos de formação inicial e continuada dos cursos que oferecem. Tais instituição devem estimular e oferecer condições aos professores para que busquem uma formação continuada.
id UTFPR-13_bbbe59896b2e5a351d29a8c86f924c70
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9329
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Enfoque CTS e a atuação de professores de ciênciasSTS approach and the teacher activity in science teachingCiências Exatas e da Terra Ciências da NaturezaEnfoque CTS; Ensino de Ciências; Prática docenteFocus on STS; Science teaching; Teaching practiceDada a importância da inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o presente estudo tem por objetivo compreender como essa abordagem tem sido empregada por professores de Ciências, do Ensino Fundamental. Foram selecionados seis professores a partir de determinados critérios. Dentro do nosso recorte os professores de unidades de ensino que não ofertassem o Ensino Fundamental II, que estivessem localizadas na zona rural (o que dificultaria o acesso, por questões financeiras) ou que fossem Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).  No que se refere à forma de abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa, de campo e de cunho descritivo. Utilizou-se o método de abordagem hipotético-dedutivo e o procedimento tipológico. Realizaram-se observações em sala de aula, com o auxílio de um diário de campo para as devidas anotações. A análise das práticas pedagógicas, baseada nos moldes da Análise Textual Discursiva, foi realizada apenas com dois dos seis professores participantes, evitando, assim, possíveis repetições nas interpretações e/ou discussões das aulas observadas, considerando que todas as práticas pedagógicas verificadas apresentaram aproximações ou distanciamentos em relação à abordagem CTS. Os resultados obtidos demonstram que as aplicações das relações CTS presentes nos currículos escolares são ainda ineficazes. Compreendendo a importância da formação inicial neste processo, especificamente na área de Ciências, pode-se apontar as Instituições de Ensino Superior como responsáveis pela inserção de questões relacionadas à ciência, à tecnologia e à sociedade nos currículos de formação inicial e continuada dos cursos que oferecem. Tais instituição devem estimular e oferecer condições aos professores para que busquem uma formação continuada.Given the importance of the interrelationships among Science, Technology and Society (STS), this study aims at understanding how the pedagogical practice of elementary school Science teachers takes place, based on the STS approach. Considering this objective, the following research question was established: taking into account the STS interrelations, how is the pedagogical practice of Science teachers in the final years of elementary school carried out? Six teachers were selected to participate in the research, who met certain criteria. No teachers were selected from schools that did not offer Elementary School II, were located in the rural area (which would make access difficult, because of financial reasons) or were an Adult Education Center (“Centro de Educação de Jovens e Adultos” (Ceja)). Regarding the approach to the problem, this is a field research, of a qualitative and descriptive nature. The hypothetical-deductive approach method and the typological procedure were used. Observations were made in the classroom, with the help of a field diary for taking the appropriate notes. The analysis of the pedagogical practices, based on the Discursive Textual Analysis model, was performed only with two of the six participating teachers, in order to avoid possible repetitions in the interpretations and / or discussions of the observed classes, considering that all the verified pedagogical practices presented approximations or distances from the STS approach. The results show that the application of STS approach in the school curricula is still ineffective. Understanding the importance of the initial training in this process, specifically in the area of Science, the higher education institutions can be pointed out as responsible for the insertion of issues related to Science, Technology and Society in the initial education curricula. Such institutions should offer and stimulate conditions for teachers to pursue a continuing education.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)dos Anjos, Mirian SilvaCarbo, Leandro2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoTipológicoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/932910.3895/actio.v4n3.9329ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 35-57ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 35-572525-892310.3895/actio.v4n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329/6887https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329/6890Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:40Zoai:periodicos.utfpr:article/9329Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:40Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências
STS approach and the teacher activity in science teaching
title Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências
spellingShingle Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências
dos Anjos, Mirian Silva
Ciências Exatas e da Terra Ciências da Natureza
Enfoque CTS; Ensino de Ciências; Prática docente
Focus on STS; Science teaching; Teaching practice
title_short Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências
title_full Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências
title_fullStr Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências
title_full_unstemmed Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências
title_sort Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências
author dos Anjos, Mirian Silva
author_facet dos Anjos, Mirian Silva
Carbo, Leandro
author_role author
author2 Carbo, Leandro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv dos Anjos, Mirian Silva
Carbo, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra Ciências da Natureza
Enfoque CTS; Ensino de Ciências; Prática docente
Focus on STS; Science teaching; Teaching practice
topic Ciências Exatas e da Terra Ciências da Natureza
Enfoque CTS; Ensino de Ciências; Prática docente
Focus on STS; Science teaching; Teaching practice
description Dada a importância da inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o presente estudo tem por objetivo compreender como essa abordagem tem sido empregada por professores de Ciências, do Ensino Fundamental. Foram selecionados seis professores a partir de determinados critérios. Dentro do nosso recorte os professores de unidades de ensino que não ofertassem o Ensino Fundamental II, que estivessem localizadas na zona rural (o que dificultaria o acesso, por questões financeiras) ou que fossem Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).  No que se refere à forma de abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa, de campo e de cunho descritivo. Utilizou-se o método de abordagem hipotético-dedutivo e o procedimento tipológico. Realizaram-se observações em sala de aula, com o auxílio de um diário de campo para as devidas anotações. A análise das práticas pedagógicas, baseada nos moldes da Análise Textual Discursiva, foi realizada apenas com dois dos seis professores participantes, evitando, assim, possíveis repetições nas interpretações e/ou discussões das aulas observadas, considerando que todas as práticas pedagógicas verificadas apresentaram aproximações ou distanciamentos em relação à abordagem CTS. Os resultados obtidos demonstram que as aplicações das relações CTS presentes nos currículos escolares são ainda ineficazes. Compreendendo a importância da formação inicial neste processo, especificamente na área de Ciências, pode-se apontar as Instituições de Ensino Superior como responsáveis pela inserção de questões relacionadas à ciência, à tecnologia e à sociedade nos currículos de formação inicial e continuada dos cursos que oferecem. Tais instituição devem estimular e oferecer condições aos professores para que busquem uma formação continuada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Tipológico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329
10.3895/actio.v4n3.9329
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329
identifier_str_mv 10.3895/actio.v4n3.9329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329/6887
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329/6890
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 3 (2019); 35-57
ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 3 (2019); 35-57
2525-8923
10.3895/actio.v4n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985055727616