Agricultura familiar na conservação e uso sustentável da biodiversidade: geração de conhecimento e renda nas comunidades
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10869 |
Resumo: | A agricultura familiar é utilizada em diversos territórios como fonte de alavancagem do tripé do desenvolvimento sustentável, ou seja, no âmbito social, ambiental e econômico. Em uma extensa lista de possíveis aplicações, cada país desenvolve pesquisas, estudos e técnicas aplicáveis e rentáveis capazes de melhorar a qualidade de vida das famílias. São produtos de origem vegetal, obtidos quase exclusivamente por meio do trabalho braçal que por sua vez é a principal matriz de produção de compostos naturais capazes de ultrapassar barreiras fisiológicas e geográficas. Por apresentarem uma gama de efeitos biológicos, estes produtos têm sido explorados há anos no mundo da pesquisa em escala global, onde são considerados todos os componentes do produto analisado, tais como folhas, sementes, flores e caules. Partindo deste pressuposto, as atividades desenvolvidas no presente artigo se caracterizaram em compreender o referencial bibliográfico sobre à temática em questão, permitindo assim o entendimento sobre a interação dos elementos que preconizam políticas públicas tais como educação do campo e a participação de outros órgãos ligados a agricultura como o Ministério da Agricultura, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, entre outros, afim de conhecer os produtos florestais e as possíveis formas de preservar a biodiversidade de espécies por meio da educação do campo e a agricultura familiar na conservação do meio ambiente. Para isso, foi analisada sistematicamente a produção bibliográfica constituída por relatos de pesquisa indexados nas bases de dados Scielo e Portal de Periódicos da Capes, produzidos de 2014 a 2019. Sobre questões que emergem o currículo educacional no ensino de Ciências, proporcionando conteúdos teóricos metodológicos como elementos de transformação no aprendizado da educação do campo demonstrado no tema Agricultura familiar na conservação, o uso sustentável da biodiversidade, gerando conhecimento e renda nas comunidades. Os achados da pesquisa foram quantificados e classificados de acordo com o tema investigado, totalizando 30 artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos, dos quais 11 foram considerados elegíveis para a revisão de documentos e análise. Aponta-se, ainda, que existem barreiras e desafios relacionados ao desenvolvimento da agricultura familiar enquanto territorial sustentável. Destaca-se que as sistematizações destes elementos podem contribuir para a melhoria e para a preservação de espécies nativas e considera-se que a apresentação e discussão destes elementos possa contribuir, futuramente, para a criação de um quadro conceitual nesta temática. |
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