A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792 |
Resumo: | Este trabalho traz a produção de um objeto de aprendizagem, com base nas simulações apresentadas nos repositórios PHET-Colorado e Rived, para auxiliar pedagógicamente o professor em atividades de ensino-aprendizagem de conceitos de química. Através de uma pesquisa entre os professores de disciplinas de química e engenharia química do ensino superior, foi feita uma pesquisa dos possíveis modelos submicroscópicos que precisavam de objetos de aprendizado como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, usando a ferramenta GDevelop para sua implementação, o aplicativo "Processos termodinâmicos" foi desenvolvido com três módulos, oferecendo conceitos sobre: processos endotérmicos e exotérmicos, sistemas fechados e adiabáticos, solvatação, entropia e entalpia. Os módulos apresentam conteúdos auto-explicativos que são apresentados pelo "Termo" como um personagem instrutor, que propõe algumas relações entre os conteúdos no processo de ensino-aprendizagem em total consonância com as necessidades reveladas pelos professores em relação à pesquisa realizada. |
id |
UTFPR-13_d5787b31ad81653b0894e0d0cec61cf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6792 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalObjeto de aprendizagem; Processos termodinâmicos; GDevelop; Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEste trabalho traz a produção de um objeto de aprendizagem, com base nas simulações apresentadas nos repositórios PHET-Colorado e Rived, para auxiliar pedagógicamente o professor em atividades de ensino-aprendizagem de conceitos de química. Através de uma pesquisa entre os professores de disciplinas de química e engenharia química do ensino superior, foi feita uma pesquisa dos possíveis modelos submicroscópicos que precisavam de objetos de aprendizado como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, usando a ferramenta GDevelop para sua implementação, o aplicativo "Processos termodinâmicos" foi desenvolvido com três módulos, oferecendo conceitos sobre: processos endotérmicos e exotérmicos, sistemas fechados e adiabáticos, solvatação, entropia e entalpia. Os módulos apresentam conteúdos auto-explicativos que são apresentados pelo "Termo" como um personagem instrutor, que propõe algumas relações entre os conteúdos no processo de ensino-aprendizagem em total consonância com as necessidades reveladas pelos professores em relação à pesquisa realizada.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Wesley Candeu Ramos, LuaraDel Rio Vieira, Bruno RafaelBarreto, FernadoSuart Júnior, José Bento2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originaisapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/679210.3895/actio.v2n1.6792ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 474-492ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 474-4922525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792/4402Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:25Zoai:periodicos.utfpr:article/6792Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos |
title |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos |
spellingShingle |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos Wesley Candeu Ramos, Luara 7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Objeto de aprendizagem; Processos termodinâmicos; GDevelop; Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_short |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos |
title_full |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos |
title_fullStr |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos |
title_full_unstemmed |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos |
title_sort |
A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos |
author |
Wesley Candeu Ramos, Luara |
author_facet |
Wesley Candeu Ramos, Luara Del Rio Vieira, Bruno Rafael Barreto, Fernado Suart Júnior, José Bento |
author_role |
author |
author2 |
Del Rio Vieira, Bruno Rafael Barreto, Fernado Suart Júnior, José Bento |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wesley Candeu Ramos, Luara Del Rio Vieira, Bruno Rafael Barreto, Fernado Suart Júnior, José Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Objeto de aprendizagem; Processos termodinâmicos; GDevelop; Tecnologias da Informação e Comunicação |
topic |
7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional Objeto de aprendizagem; Processos termodinâmicos; GDevelop; Tecnologias da Informação e Comunicação |
description |
Este trabalho traz a produção de um objeto de aprendizagem, com base nas simulações apresentadas nos repositórios PHET-Colorado e Rived, para auxiliar pedagógicamente o professor em atividades de ensino-aprendizagem de conceitos de química. Através de uma pesquisa entre os professores de disciplinas de química e engenharia química do ensino superior, foi feita uma pesquisa dos possíveis modelos submicroscópicos que precisavam de objetos de aprendizado como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, usando a ferramenta GDevelop para sua implementação, o aplicativo "Processos termodinâmicos" foi desenvolvido com três módulos, oferecendo conceitos sobre: processos endotérmicos e exotérmicos, sistemas fechados e adiabáticos, solvatação, entropia e entalpia. Os módulos apresentam conteúdos auto-explicativos que são apresentados pelo "Termo" como um personagem instrutor, que propõe algumas relações entre os conteúdos no processo de ensino-aprendizagem em total consonância com as necessidades reveladas pelos professores em relação à pesquisa realizada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792 10.3895/actio.v2n1.6792 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792/4402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 474-492 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 474-492 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985654464512 |