A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wesley Candeu Ramos, Luara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Del Rio Vieira, Bruno Rafael, Barreto, Fernado, Suart Júnior, José Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792
Resumo: Este trabalho traz a produção de um objeto de aprendizagem, com base nas simulações apresentadas nos repositórios PHET-Colorado e Rived, para auxiliar pedagógicamente o professor em atividades de ensino-aprendizagem de conceitos de química. Através de uma pesquisa entre os professores de disciplinas de química e engenharia química do ensino superior, foi feita uma pesquisa dos possíveis modelos submicroscópicos que precisavam de objetos de aprendizado como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, usando a ferramenta GDevelop para sua implementação, o aplicativo "Processos termodinâmicos" foi desenvolvido com três módulos, oferecendo conceitos sobre: processos endotérmicos e exotérmicos, sistemas fechados e adiabáticos, solvatação, entropia e entalpia. Os módulos apresentam conteúdos auto-explicativos que são apresentados pelo "Termo" como um personagem instrutor, que propõe algumas relações entre os conteúdos no processo de ensino-aprendizagem em total consonância com as necessidades reveladas pelos professores em relação à pesquisa realizada.
id UTFPR-13_d5787b31ad81653b0894e0d0cec61cf2
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6792
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.03-6 Tecnologia EducacionalObjeto de aprendizagem; Processos termodinâmicos; GDevelop; Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEste trabalho traz a produção de um objeto de aprendizagem, com base nas simulações apresentadas nos repositórios PHET-Colorado e Rived, para auxiliar pedagógicamente o professor em atividades de ensino-aprendizagem de conceitos de química. Através de uma pesquisa entre os professores de disciplinas de química e engenharia química do ensino superior, foi feita uma pesquisa dos possíveis modelos submicroscópicos que precisavam de objetos de aprendizado como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, usando a ferramenta GDevelop para sua implementação, o aplicativo "Processos termodinâmicos" foi desenvolvido com três módulos, oferecendo conceitos sobre: processos endotérmicos e exotérmicos, sistemas fechados e adiabáticos, solvatação, entropia e entalpia. Os módulos apresentam conteúdos auto-explicativos que são apresentados pelo "Termo" como um personagem instrutor, que propõe algumas relações entre os conteúdos no processo de ensino-aprendizagem em total consonância com as necessidades reveladas pelos professores em relação à pesquisa realizada.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Wesley Candeu Ramos, LuaraDel Rio Vieira, Bruno RafaelBarreto, FernadoSuart Júnior, José Bento2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originaisapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/679210.3895/actio.v2n1.6792ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 474-492ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 474-4922525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792/4402Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:25Zoai:periodicos.utfpr:article/6792Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:25Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
title A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
spellingShingle A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
Wesley Candeu Ramos, Luara
7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Objeto de aprendizagem; Processos termodinâmicos; GDevelop; Tecnologias da Informação e Comunicação
title_short A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
title_full A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
title_fullStr A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
title_full_unstemmed A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
title_sort A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos
author Wesley Candeu Ramos, Luara
author_facet Wesley Candeu Ramos, Luara
Del Rio Vieira, Bruno Rafael
Barreto, Fernado
Suart Júnior, José Bento
author_role author
author2 Del Rio Vieira, Bruno Rafael
Barreto, Fernado
Suart Júnior, José Bento
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Wesley Candeu Ramos, Luara
Del Rio Vieira, Bruno Rafael
Barreto, Fernado
Suart Júnior, José Bento
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Objeto de aprendizagem; Processos termodinâmicos; GDevelop; Tecnologias da Informação e Comunicação
topic 7.08.00.00-6 Educação e 7.08.04.03-6 Tecnologia Educacional
Objeto de aprendizagem; Processos termodinâmicos; GDevelop; Tecnologias da Informação e Comunicação
description Este trabalho traz a produção de um objeto de aprendizagem, com base nas simulações apresentadas nos repositórios PHET-Colorado e Rived, para auxiliar pedagógicamente o professor em atividades de ensino-aprendizagem de conceitos de química. Através de uma pesquisa entre os professores de disciplinas de química e engenharia química do ensino superior, foi feita uma pesquisa dos possíveis modelos submicroscópicos que precisavam de objetos de aprendizado como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem. Assim, usando a ferramenta GDevelop para sua implementação, o aplicativo "Processos termodinâmicos" foi desenvolvido com três módulos, oferecendo conceitos sobre: processos endotérmicos e exotérmicos, sistemas fechados e adiabáticos, solvatação, entropia e entalpia. Os módulos apresentam conteúdos auto-explicativos que são apresentados pelo "Termo" como um personagem instrutor, que propõe algumas relações entre os conteúdos no processo de ensino-aprendizagem em total consonância com as necessidades reveladas pelos professores em relação à pesquisa realizada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792
10.3895/actio.v2n1.6792
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792/4402
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 474-492
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 474-492
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985654464512