Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Geraldo Henrique Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schimiguel, Juliano, Palanch, Wagner Barbosa de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8945
Resumo: Este texto apresenta o mapeamento de artigos científicos que, na última década, trataram das temáticas Livro Didático Digital e Ambiente Virtual como mídia alternativa ao livro didático, visando responder à questão: qual a produção dos principais veículos de divulgação científica da área de Ensino nessas temáticas? Tendo como justificativa o início do aporte teórico que o projeto de pesquisa de Doutorado do primeiro autor precisa para se consolidar, o estudo objetivou agregar significado científico, viabilidade de pesquisa e mérito acadêmico às primeiras pretensões do doutorando. Partindo de estudos preliminares de alguns teóricos, este estudo reúne características de algumas opções digitais frente ao livro didático tradicional. Tomando a Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica, analisaram-se os trinta artigos catalogados, definindo unidades de registro e contexto que subsidiaram os resultados apresentados a partir da discussão das principais confluências e distanciamentos. Finalmente, apresentaram-se considerações quanto à incipiência dos estudos relacionados às temáticas.
id UTFPR-7_0c74a99eed0ff29074c5bc22655a80f6
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8945
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017Mapping of researches involving digital textbook and virtual environment issues as alternative media to didactic books, in the national teaching periodical Qualis A, in the period 2008-20177.08.00.00-6, 7.08.04.03-6Mapeamento; Livro didático digital; Ambiente virtual; Tecnologia.Mapping; Digital textbook; Virtual environment; TechnologyEste texto apresenta o mapeamento de artigos científicos que, na última década, trataram das temáticas Livro Didático Digital e Ambiente Virtual como mídia alternativa ao livro didático, visando responder à questão: qual a produção dos principais veículos de divulgação científica da área de Ensino nessas temáticas? Tendo como justificativa o início do aporte teórico que o projeto de pesquisa de Doutorado do primeiro autor precisa para se consolidar, o estudo objetivou agregar significado científico, viabilidade de pesquisa e mérito acadêmico às primeiras pretensões do doutorando. Partindo de estudos preliminares de alguns teóricos, este estudo reúne características de algumas opções digitais frente ao livro didático tradicional. Tomando a Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica, analisaram-se os trinta artigos catalogados, definindo unidades de registro e contexto que subsidiaram os resultados apresentados a partir da discussão das principais confluências e distanciamentos. Finalmente, apresentaram-se considerações quanto à incipiência dos estudos relacionados às temáticas.This text presents the mapping of scientific articles that, in the last decade, dealt with the themes Digital Textbook and Virtual Environment as alternative media to the didactic book, aiming to answer the question: what is the production of the main vehicles of scientific dissemination of the Teaching area in these issues? The justification is the beginning of the theoretical contribution that the doctoral research project of the first author needs to consolidate, the study aimed to add scientific meaning, feasibility of research and academic merit to the first pretensions of the PhD student. Starting from preliminary studies of some theorists, this study gathers characteristics of some digital options in front of the traditional didactic book. Taking the Content Analysis as a methodological tool, we analyzed the thirty articles cataloged, defining registration and context units, which subsidized the results presented from the discussion of the main confluences and distances. Finally, there were some considerations regarding the incipience of the studies related to the themes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPereira, Geraldo Henrique AlvesSchimiguel, JulianoPalanch, Wagner Barbosa de Lima2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/894510.3895/rbect.v12n1.8945Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8945/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:46Zoai:periodicos.utfpr:article/8945Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:46Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
Mapping of researches involving digital textbook and virtual environment issues as alternative media to didactic books, in the national teaching periodical Qualis A, in the period 2008-2017
title Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
spellingShingle Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
Pereira, Geraldo Henrique Alves
7.08.00.00-6, 7.08.04.03-6
Mapeamento; Livro didático digital; Ambiente virtual; Tecnologia.
Mapping; Digital textbook; Virtual environment; Technology
title_short Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
title_full Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
title_fullStr Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
title_full_unstemmed Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
title_sort Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017
author Pereira, Geraldo Henrique Alves
author_facet Pereira, Geraldo Henrique Alves
Schimiguel, Juliano
Palanch, Wagner Barbosa de Lima
author_role author
author2 Schimiguel, Juliano
Palanch, Wagner Barbosa de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Geraldo Henrique Alves
Schimiguel, Juliano
Palanch, Wagner Barbosa de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6, 7.08.04.03-6
Mapeamento; Livro didático digital; Ambiente virtual; Tecnologia.
Mapping; Digital textbook; Virtual environment; Technology
topic 7.08.00.00-6, 7.08.04.03-6
Mapeamento; Livro didático digital; Ambiente virtual; Tecnologia.
Mapping; Digital textbook; Virtual environment; Technology
description Este texto apresenta o mapeamento de artigos científicos que, na última década, trataram das temáticas Livro Didático Digital e Ambiente Virtual como mídia alternativa ao livro didático, visando responder à questão: qual a produção dos principais veículos de divulgação científica da área de Ensino nessas temáticas? Tendo como justificativa o início do aporte teórico que o projeto de pesquisa de Doutorado do primeiro autor precisa para se consolidar, o estudo objetivou agregar significado científico, viabilidade de pesquisa e mérito acadêmico às primeiras pretensões do doutorando. Partindo de estudos preliminares de alguns teóricos, este estudo reúne características de algumas opções digitais frente ao livro didático tradicional. Tomando a Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica, analisaram-se os trinta artigos catalogados, definindo unidades de registro e contexto que subsidiaram os resultados apresentados a partir da discussão das principais confluências e distanciamentos. Finalmente, apresentaram-se considerações quanto à incipiência dos estudos relacionados às temáticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8945
10.3895/rbect.v12n1.8945
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8945
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n1.8945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8945/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871835824128