Avaliações matemáticas contextualizadas: um caminho para despertar interesse em sala de aula
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10747 |
Resumo: | O presente trabalho traz um relato de experiência do programa de Residência Pedagógica (RP) do subprojeto de Matemática, em que duas atividades avaliativas foram aplicadas em três turmas de nonos anos do período vespertino do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba - PR. Em linhas gerais, o artigo tem como objetivo: (I) relatar o processo de produção das avaliações, que envolveu a seleção de questões base, a escolha de um tema para a narrativa, a adaptação das questões para a história e a criação das ilustrações; (II) apresentar o resultado do trabalho de produção, ou seja, exibir as avaliações propriamente ditas, e (III) expor os resultados da aplicação da segunda atividade, com o feedback dos alunos e as impressões do bolsista do RP. O trabalho toma como base teórica a metodologia de resolução de problemas do matemático húngaro George Polya (2006). Inicialmente, a proposta de aliar narrativas às avaliações matemáticas foi pensada para uma atividade vinculada à disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, ofertada no Curso de Licenciatura em Matemática no segundo semestre de 2018, cujo propósito era a produção de avaliações para o Ensino Básico pautadas numa contextualização efetiva dos conteúdos que seriam avaliados. Para tal, foi elaborada uma narrativa de aventura medieval ilustrada na qual as questões eram contextualizadas. Num momento posterior, uma segunda avaliação foi fabricada nesses moldes, dessa vez com uma temática hollywoodiana de caça ao tesouro. Essa por sua vez, foi pensada especificamente para aplicação nas turmas de nono ano da escola-campo do RP, e por conta disso foi a primeira atividade a ser aplicada. Quanto aos resultados, o feedback dos alunos em relação a essa segunda avaliação elaborada foi em sua vasta maioria positivo e houve por parte deles pedidos de mais avaliações similares. Atendendo a essa solicitação, a primeira avaliação produzida também foi aplicada na turma. No entanto, não houve tempo hábil para coleta dos dados de resposta dos alunos nesta última atividade para inclusão neste relato. |
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Avaliações matemáticas contextualizadas: um caminho para despertar interesse em sala de aulaMatemáticaResolução de Problemas; Ilustrações; Avaliação MatemáticaO presente trabalho traz um relato de experiência do programa de Residência Pedagógica (RP) do subprojeto de Matemática, em que duas atividades avaliativas foram aplicadas em três turmas de nonos anos do período vespertino do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba - PR. Em linhas gerais, o artigo tem como objetivo: (I) relatar o processo de produção das avaliações, que envolveu a seleção de questões base, a escolha de um tema para a narrativa, a adaptação das questões para a história e a criação das ilustrações; (II) apresentar o resultado do trabalho de produção, ou seja, exibir as avaliações propriamente ditas, e (III) expor os resultados da aplicação da segunda atividade, com o feedback dos alunos e as impressões do bolsista do RP. O trabalho toma como base teórica a metodologia de resolução de problemas do matemático húngaro George Polya (2006). Inicialmente, a proposta de aliar narrativas às avaliações matemáticas foi pensada para uma atividade vinculada à disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, ofertada no Curso de Licenciatura em Matemática no segundo semestre de 2018, cujo propósito era a produção de avaliações para o Ensino Básico pautadas numa contextualização efetiva dos conteúdos que seriam avaliados. Para tal, foi elaborada uma narrativa de aventura medieval ilustrada na qual as questões eram contextualizadas. Num momento posterior, uma segunda avaliação foi fabricada nesses moldes, dessa vez com uma temática hollywoodiana de caça ao tesouro. Essa por sua vez, foi pensada especificamente para aplicação nas turmas de nono ano da escola-campo do RP, e por conta disso foi a primeira atividade a ser aplicada. Quanto aos resultados, o feedback dos alunos em relação a essa segunda avaliação elaborada foi em sua vasta maioria positivo e houve por parte deles pedidos de mais avaliações similares. Atendendo a essa solicitação, a primeira avaliação produzida também foi aplicada na turma. No entanto, não houve tempo hábil para coleta dos dados de resposta dos alunos nesta última atividade para inclusão neste relato.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Programa Residência Pedagógica)da Silva, Vinicius EvairWalesko, GlaciBanin, Edna Sakon2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1074710.3895/actio.v1n1.10747ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10747/6979Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:47Zoai:periodicos.utfpr:article/10747Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:47Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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