Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15335 |
Resumo: | Analisou-se como se dão os processos envolvidos na criatividade compartilhada em matemática de um estudante de 11 anos de idade com Transtorno de Espectro Autista em interação com pares da mesma idade. Buscou-se compreender como sujeitos com essa condição conseguem produzir ideias matemáticas submetidos ao trabalho coletivo, ajudando os pares e sendo por eles ajudado. Partindo de uma abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um teste de criatividade em matemática em que os alunos são convidados a responder e elaborar problemas abertos. Entrevistas e interações foram gravadas, transcritas e, posteriormente, tratadas por meio da análise de conteúdo. Encontraram-se 17 categorias iniciais nas quais o processo de produção criativa ocorreu na realidade estudada, sendo agrupadas em 4 categorias intermediárias: a) Características pessoais, b) Características favoráveis à criatividade compartilhada em matemática, c) Construção de ideias, d) Aprimoramento de ideias dos pares. Por sua vez, essas foram alocadas nas categorias finais: a) Como um autista colabora na construção de ideias e b) Como um autista recebe colaboração na construção de ideias. Com os achados, conclui-se que a atuação do estudante autista, com suas condições singulares, tornou o processo de compartilhamento de ideias matemáticas um fenômeno com ricas possibilidades. |
id |
UTFPR-13_def2319065701466b868a976bdbf7882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15335 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidadesAutism spectrum disorder and shared creativity in mathematics: breaking the stigma of limitation in order to bring out potentialitiesEDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO MATEMÁTICAAutism; Shared Creativity in Mathematics.Autismo; Criatividade Compartilhada em MatemáticaAnalisou-se como se dão os processos envolvidos na criatividade compartilhada em matemática de um estudante de 11 anos de idade com Transtorno de Espectro Autista em interação com pares da mesma idade. Buscou-se compreender como sujeitos com essa condição conseguem produzir ideias matemáticas submetidos ao trabalho coletivo, ajudando os pares e sendo por eles ajudado. Partindo de uma abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um teste de criatividade em matemática em que os alunos são convidados a responder e elaborar problemas abertos. Entrevistas e interações foram gravadas, transcritas e, posteriormente, tratadas por meio da análise de conteúdo. Encontraram-se 17 categorias iniciais nas quais o processo de produção criativa ocorreu na realidade estudada, sendo agrupadas em 4 categorias intermediárias: a) Características pessoais, b) Características favoráveis à criatividade compartilhada em matemática, c) Construção de ideias, d) Aprimoramento de ideias dos pares. Por sua vez, essas foram alocadas nas categorias finais: a) Como um autista colabora na construção de ideias e b) Como um autista recebe colaboração na construção de ideias. Com os achados, conclui-se que a atuação do estudante autista, com suas condições singulares, tornou o processo de compartilhamento de ideias matemáticas um fenômeno com ricas possibilidades.It was analyzed how the processes involved in shared creativity in mathematics of an 11-year-old student with Autism Spectrum Disorder take place in interactions with peers at the same age. This study aimed to understand how subjects with this condition can generate mathematical ideas when doing collective work, helping peers and getting their help. Based on a qualitative approach, a math creativity test was used as a data collection instrument, and students were invited to respond to it and come up with open problems. Interviews and interactions were recorded, transcribed and, later, treated by using content analysis. Seventeen initial categories were found in which the creative production process occurred in the reality studied, and they were grouped into 4 intermediate categories: a) Personal traits, b) Favorable traits to shared creativity in mathematics, c) Production of ideas, d) Improvement of peers’ ideas. In turn, these were allocated to final categories: a) How an autistic person collaborates in the production of ideas, and b) How an autistic person receives collaboration in the production of ideas. Based on the findings, it was concluded that the performance of the autistic student, with his particular conditions, made the mathematical idea sharing process a phenomenon with many possibilities.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Carvalho, Alexandre TolentinoGontijo, Cleyton Hércules2022-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1533510.3895/actio.v7n3.15335ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-27ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-272525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15335/9221Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15335Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades Autism spectrum disorder and shared creativity in mathematics: breaking the stigma of limitation in order to bring out potentialities |
title |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades |
spellingShingle |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades de Carvalho, Alexandre Tolentino EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Autism; Shared Creativity in Mathematics. Autismo; Criatividade Compartilhada em Matemática |
title_short |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades |
title_full |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades |
title_fullStr |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades |
title_full_unstemmed |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades |
title_sort |
Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades |
author |
de Carvalho, Alexandre Tolentino |
author_facet |
de Carvalho, Alexandre Tolentino Gontijo, Cleyton Hércules |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo, Cleyton Hércules |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho, Alexandre Tolentino Gontijo, Cleyton Hércules |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Autism; Shared Creativity in Mathematics. Autismo; Criatividade Compartilhada em Matemática |
topic |
EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Autism; Shared Creativity in Mathematics. Autismo; Criatividade Compartilhada em Matemática |
description |
Analisou-se como se dão os processos envolvidos na criatividade compartilhada em matemática de um estudante de 11 anos de idade com Transtorno de Espectro Autista em interação com pares da mesma idade. Buscou-se compreender como sujeitos com essa condição conseguem produzir ideias matemáticas submetidos ao trabalho coletivo, ajudando os pares e sendo por eles ajudado. Partindo de uma abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um teste de criatividade em matemática em que os alunos são convidados a responder e elaborar problemas abertos. Entrevistas e interações foram gravadas, transcritas e, posteriormente, tratadas por meio da análise de conteúdo. Encontraram-se 17 categorias iniciais nas quais o processo de produção criativa ocorreu na realidade estudada, sendo agrupadas em 4 categorias intermediárias: a) Características pessoais, b) Características favoráveis à criatividade compartilhada em matemática, c) Construção de ideias, d) Aprimoramento de ideias dos pares. Por sua vez, essas foram alocadas nas categorias finais: a) Como um autista colabora na construção de ideias e b) Como um autista recebe colaboração na construção de ideias. Com os achados, conclui-se que a atuação do estudante autista, com suas condições singulares, tornou o processo de compartilhamento de ideias matemáticas um fenômeno com ricas possibilidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15335 10.3895/actio.v7n3.15335 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15335 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v7n3.15335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15335/9221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-27 ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-27 2525-8923 10.3895/actio.v7n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983276294144 |