Transtorno do espectro autista e criatividade compartilhada em matemática: rompendo o estigma da limitação para dar lugar às potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Alexandre Tolentino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gontijo, Cleyton Hércules
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15335
Resumo: Analisou-se como se dão os processos envolvidos na criatividade compartilhada em matemática de um estudante de 11 anos de idade com Transtorno de Espectro Autista em interação com pares da mesma idade. Buscou-se compreender como sujeitos com essa condição conseguem produzir ideias matemáticas submetidos ao trabalho coletivo, ajudando os pares e sendo por eles ajudado. Partindo de uma abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um teste de criatividade em matemática em que os alunos são convidados a responder e elaborar problemas abertos. Entrevistas e interações foram gravadas, transcritas e, posteriormente, tratadas por meio da análise de conteúdo. Encontraram-se 17 categorias iniciais nas quais o processo de produção criativa ocorreu na realidade estudada, sendo agrupadas em 4 categorias intermediárias: a) Características pessoais, b) Características favoráveis à criatividade compartilhada em matemática, c) Construção de ideias, d) Aprimoramento de ideias dos pares. Por sua vez, essas foram alocadas nas categorias finais: a) Como um autista colabora na construção de ideias e b) Como um autista recebe colaboração na construção de ideias. Com os achados, conclui-se que a atuação do estudante autista, com suas condições singulares, tornou o processo de compartilhamento de ideias matemáticas um fenômeno com ricas possibilidades.
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