A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6863 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma Oficina Temática sobre investigação criminal na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais na educação básica, no âmbito da violência contra a mulher. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada durante o Estágio Supervisionado e aplicada para vinte alunos do Ensino Médio de uma escola pública paranaense. As atividades desenvolvidas durante a Oficina Temática, tais como a ficha de investigação da cena do crime e os dois questionários pós-experimento, configuraram como os instrumentos de coleta de dados, que foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que a resolução de um crime e a realização de experimentos voltados à Ciência Forense, possibilitaram a construção de conceitos, procedimentos e atitudes ao levantar hipóteses, propor soluções, observar e interpretar os fenômenos investigados durante a Oficina. As dificuldades encontradas estão, principalmente, na dimensão conceitual, no que se refere à apropriação dos conhecimentos científicos abordados. Por fim, destacamos que a elaboração e aplicação desta atividade permitiu levantar questionamentos sobre o papel da educação na sociedade e a formação inicial do professor como mediador do conhecimento. |
id |
UTFPR-13_ec9a0cb5411870ef2ae3732031b0c86a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6863 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminalEnsino de QuímicaCiência Forense; Violência contra a mulher; Estágio Supervisionado.O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma Oficina Temática sobre investigação criminal na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais na educação básica, no âmbito da violência contra a mulher. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada durante o Estágio Supervisionado e aplicada para vinte alunos do Ensino Médio de uma escola pública paranaense. As atividades desenvolvidas durante a Oficina Temática, tais como a ficha de investigação da cena do crime e os dois questionários pós-experimento, configuraram como os instrumentos de coleta de dados, que foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que a resolução de um crime e a realização de experimentos voltados à Ciência Forense, possibilitaram a construção de conceitos, procedimentos e atitudes ao levantar hipóteses, propor soluções, observar e interpretar os fenômenos investigados durante a Oficina. As dificuldades encontradas estão, principalmente, na dimensão conceitual, no que se refere à apropriação dos conhecimentos científicos abordados. Por fim, destacamos que a elaboração e aplicação desta atividade permitiu levantar questionamentos sobre o papel da educação na sociedade e a formação inicial do professor como mediador do conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Volpato, Vanessa CarolinaAguiar, Jhonny Araújo deCortez dos Reis, Jheniffer Micheline2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/686310.3895/actio.v2n3.6863ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 249-269ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 249-2692525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6863/4690Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:14Zoai:periodicos.utfpr:article/6863Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:14Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal |
title |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal |
spellingShingle |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal Volpato, Vanessa Carolina Ensino de Química Ciência Forense; Violência contra a mulher; Estágio Supervisionado. |
title_short |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal |
title_full |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal |
title_fullStr |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal |
title_full_unstemmed |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal |
title_sort |
A construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais: contribuições de uma oficina temática sobre investigação criminal |
author |
Volpato, Vanessa Carolina |
author_facet |
Volpato, Vanessa Carolina Aguiar, Jhonny Araújo de Cortez dos Reis, Jheniffer Micheline |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Jhonny Araújo de Cortez dos Reis, Jheniffer Micheline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Volpato, Vanessa Carolina Aguiar, Jhonny Araújo de Cortez dos Reis, Jheniffer Micheline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Ciência Forense; Violência contra a mulher; Estágio Supervisionado. |
topic |
Ensino de Química Ciência Forense; Violência contra a mulher; Estágio Supervisionado. |
description |
O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma Oficina Temática sobre investigação criminal na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais na educação básica, no âmbito da violência contra a mulher. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada durante o Estágio Supervisionado e aplicada para vinte alunos do Ensino Médio de uma escola pública paranaense. As atividades desenvolvidas durante a Oficina Temática, tais como a ficha de investigação da cena do crime e os dois questionários pós-experimento, configuraram como os instrumentos de coleta de dados, que foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que a resolução de um crime e a realização de experimentos voltados à Ciência Forense, possibilitaram a construção de conceitos, procedimentos e atitudes ao levantar hipóteses, propor soluções, observar e interpretar os fenômenos investigados durante a Oficina. As dificuldades encontradas estão, principalmente, na dimensão conceitual, no que se refere à apropriação dos conhecimentos científicos abordados. Por fim, destacamos que a elaboração e aplicação desta atividade permitiu levantar questionamentos sobre o papel da educação na sociedade e a formação inicial do professor como mediador do conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6863 10.3895/actio.v2n3.6863 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6863 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n3.6863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6863/4690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 249-269 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 249-269 2525-8923 10.3895/actio.v2n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983705161728 |