PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Vinicius
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dalcol, Marilise Carneiro, de Souza, Milena Polini, Marques, Maria Eduarda Fornazari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/12446
Resumo: A metodologia dos Problemas Geradores de Discussões (PGD) coloca-se como proposta para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCN) no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade. Para a elaboração dessa metodologia o autor buscou orientações junto aos parâmetros das DCN, aos princípios educacionais do enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) e nos fundamentos do ensino por meio de Problemas. Este trabalho traz a segunda parte de um conjunto de quatro artigos que apresentam os relatos de uma investigação sobre os efeitos da aplicação da metodologia PGD com o tema pressão no ensino da Física em uma turma de acadêmicos do curso de Engenharia. Um PGD é constituído basicamente por um problema gerador e questionamentos voltados para a formação científica/profissional e social/humanista acadêmica. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar relatos da investigação sobre os efeitos da aplicação do problema gerador de um PGD com o tema pressão. Como efeitos, observou-se que a proposta do problema gerador levou os alunos a desenvolverem atividades em grupos: experimentais, cálculos e discussões envolvendo o tema pressão, por meio de sua metodologia. Observou-se também que as atividades desenvolvidas permitiram ao professor, por meio do acompanhamento no desenvolvimento das atividades e da análise dos pré-relatórios e relatórios, avaliar as dificuldades dos alunos em compreender fenômenos físicos e, com isso, dirimir dúvidas e corrigir, por meio das discussões no grande grupo, equívocos em cálculos e/ou procedimentos experimentais.  
id UTFPR-2_0843177976aaea0d757dbd3a8aa84ef0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12446
network_acronym_str UTFPR-2
network_name_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository_id_str
spelling PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema geradorEnsinoMetodologia PGD; Ensino; Física.A metodologia dos Problemas Geradores de Discussões (PGD) coloca-se como proposta para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCN) no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade. Para a elaboração dessa metodologia o autor buscou orientações junto aos parâmetros das DCN, aos princípios educacionais do enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) e nos fundamentos do ensino por meio de Problemas. Este trabalho traz a segunda parte de um conjunto de quatro artigos que apresentam os relatos de uma investigação sobre os efeitos da aplicação da metodologia PGD com o tema pressão no ensino da Física em uma turma de acadêmicos do curso de Engenharia. Um PGD é constituído basicamente por um problema gerador e questionamentos voltados para a formação científica/profissional e social/humanista acadêmica. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar relatos da investigação sobre os efeitos da aplicação do problema gerador de um PGD com o tema pressão. Como efeitos, observou-se que a proposta do problema gerador levou os alunos a desenvolverem atividades em grupos: experimentais, cálculos e discussões envolvendo o tema pressão, por meio de sua metodologia. Observou-se também que as atividades desenvolvidas permitiram ao professor, por meio do acompanhamento no desenvolvimento das atividades e da análise dos pré-relatórios e relatórios, avaliar as dificuldades dos alunos em compreender fenômenos físicos e, com isso, dirimir dúvidas e corrigir, por meio das discussões no grande grupo, equívocos em cálculos e/ou procedimentos experimentais.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, ViniciusDalcol, Marilise Carneirode Souza, Milena PoliniMarques, Maria Eduarda Fornazari2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1244610.3895/rbfta.v7n2.12446Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 7, n. 2 (2020)2358-008910.3895/rbfta.v7n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/12446/7639Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-31T21:34:23Zoai:periodicos.utfpr:article/12446Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2020-07-31T21:34:23Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador
title PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador
spellingShingle PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador
Machado, Vinicius
Ensino
Metodologia PGD; Ensino; Física.
title_short PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador
title_full PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador
title_fullStr PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador
title_full_unstemmed PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador
title_sort PGD Pressão: relatos de uma investigação sobre os efeitos do problema gerador
author Machado, Vinicius
author_facet Machado, Vinicius
Dalcol, Marilise Carneiro
de Souza, Milena Polini
Marques, Maria Eduarda Fornazari
author_role author
author2 Dalcol, Marilise Carneiro
de Souza, Milena Polini
Marques, Maria Eduarda Fornazari
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Vinicius
Dalcol, Marilise Carneiro
de Souza, Milena Polini
Marques, Maria Eduarda Fornazari
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Metodologia PGD; Ensino; Física.
topic Ensino
Metodologia PGD; Ensino; Física.
description A metodologia dos Problemas Geradores de Discussões (PGD) coloca-se como proposta para atender as diretrizes dos cursos de Engenharia (DCN) no que tange à promoção de situações de ensino e aprendizagem que possibilitem a interação da ciência com a tecnologia em todas as dimensões da sociedade. Para a elaboração dessa metodologia o autor buscou orientações junto aos parâmetros das DCN, aos princípios educacionais do enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) e nos fundamentos do ensino por meio de Problemas. Este trabalho traz a segunda parte de um conjunto de quatro artigos que apresentam os relatos de uma investigação sobre os efeitos da aplicação da metodologia PGD com o tema pressão no ensino da Física em uma turma de acadêmicos do curso de Engenharia. Um PGD é constituído basicamente por um problema gerador e questionamentos voltados para a formação científica/profissional e social/humanista acadêmica. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar relatos da investigação sobre os efeitos da aplicação do problema gerador de um PGD com o tema pressão. Como efeitos, observou-se que a proposta do problema gerador levou os alunos a desenvolverem atividades em grupos: experimentais, cálculos e discussões envolvendo o tema pressão, por meio de sua metodologia. Observou-se também que as atividades desenvolvidas permitiram ao professor, por meio do acompanhamento no desenvolvimento das atividades e da análise dos pré-relatórios e relatórios, avaliar as dificuldades dos alunos em compreender fenômenos físicos e, com isso, dirimir dúvidas e corrigir, por meio das discussões no grande grupo, equívocos em cálculos e/ou procedimentos experimentais.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/12446
10.3895/rbfta.v7n2.12446
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/12446
identifier_str_mv 10.3895/rbfta.v7n2.12446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/12446/7639
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 7, n. 2 (2020)
2358-0089
10.3895/rbfta.v7n2
reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
collection Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbfta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1811722803679854592