POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Marcos Cesar Danhoni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Germano, Eloá dei Tós, Neves, Ana Claudia Danhoni, da Silva, Josie Agatha Parrilha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on. Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular.
id UTFPR-2_263987646a3a094269ea32ab19491b33
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1908
network_acronym_str UTFPR-2
network_name_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository_id_str
spelling POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on. Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Neves, Marcos Cesar DanhoniGermano, Eloá dei TósNeves, Ana Claudia Danhonida Silva, Josie Agatha Parrilha2019-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/190810.3895/S2358-00892014000100004Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 1, n. 1 (2014)2358-008910.3895/S2358-008920140001reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908/1209Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-26T15:50:41Zoai:periodicos.utfpr:article/1908Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2019-06-26T15:50:41Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
spellingShingle POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
Neves, Marcos Cesar Danhoni
title_short POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_full POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_fullStr POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_full_unstemmed POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_sort POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
author Neves, Marcos Cesar Danhoni
author_facet Neves, Marcos Cesar Danhoni
Germano, Eloá dei Tós
Neves, Ana Claudia Danhoni
da Silva, Josie Agatha Parrilha
author_role author
author2 Germano, Eloá dei Tós
Neves, Ana Claudia Danhoni
da Silva, Josie Agatha Parrilha
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Marcos Cesar Danhoni
Germano, Eloá dei Tós
Neves, Ana Claudia Danhoni
da Silva, Josie Agatha Parrilha
description O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on. Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908
10.3895/S2358-00892014000100004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908
identifier_str_mv 10.3895/S2358-00892014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908/1209
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 1, n. 1 (2014)
2358-0089
10.3895/S2358-008920140001
reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
collection Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbfta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1811086513955405824